O que é content marketing?

O que é content marketing?
O marketing tradicional unilateral, que usa os meios tradicionais – como a televisão, a rádio ou banners – para comunicar com o público-alvo, criando pouco valor acrescentado, deu lugar a um novo marketing centrado numa comunicação interativa: o content marketing.

Já não são as marcas que vão invadir o espaço dos clientes, são os clientes que descobrem as marcas porque estas disponibilizam conteúdos informativos e de entretenimento que criam valor para os consumidores, desenvolvendo uma relação duradoura.

Assim nasce o content marketing, que segundo a definição do Content Marketing Institute é:

Uma técnica de marketing que consiste em criar e distribuir conteúdos úteis, relevantes e fiáveis para atrair e conquistar uma audiência claramente definida – com o objetivo de levar o cliente a agir de uma forma lucrativa.

Quais são os objetivos do content marketing?

 

PARTILHAR CONHECIMENTO com os clientes, mostrando-lhes tendências, “como fazer”, contando histórias

CRIAR AFINIDADE com os clientes através da produção de conteúdos que vão ao encontro dos seus interesses e que os envolvem emocionalmente.

DAR NOTORIEDADE a uma marca, mostrando através dos conteúdos quais são os seus valores e a sua missão.

FIDELIZAR e aumentar o leque de clientes ao criar o hábito de lhes “dar” conteúdos que são úteis e importantes para a sua própria vida.

 

O que mostram os dados?

86%

Percentagem de inquiridos B2B que aplicam estratégias de content marketing

70%

Percentagem dos profissionais de marketing que estão a criar mais conteúdo agora do que há um ano

60%

Percentagem daqueles que, tendo uma estratégia documentada, estão muito satisfeitos com a eficácia do content marketing

Dados do B2B Content Marketing – 2015 Benchmarks, Budgets and Trends – North America

 

Os vários formatos e plataformas

O que é Content Marketing Content Marketing marketing digital notoriedade marca conteúdo webtexto comteudo formatos plataformas artigos ebooks infografias videos fotografias site blog email redes sociais social media media offline

tabela periódica do content marketing é uma boa forma de ficar a conhecer melhor todas as variantes.

 

Os tipos de conteúdos

STORYTELLING

Contar casos e histórias de pessoas e marcas; contar casos práticos, mostrar bastidores e histórias de produtos, etc.

 

ATUALIDADE

Dar a conhecer e partilhar tendências, inovações e as notícias mais recentes de  um setor ou de uma área.

TUTORIAIS 

Ensinar a fazer, não só através de vídeos, mas também de imagens, de infografias, de textos explicativos, etc.

 

WHITE PAPER 

Documentos preparados com o objetivo de educar, partilhar conhecimento técnico e ajudar a tomar decisões

GUIAS

Artigos que ensinam e dão dicas sobre uma determinada tarefa, ajudam a solucionar um problema, a gerir melhor, etc.

 

ENTREVISTAS

Convidar especialistas reconhecidos pelas suas competências a falar sobre os temas que interessam ao clientes

 

Elementos críticos

ESTRATÉGIA

Cada projeto deve dar a resposta a seis perguntas:

# QUEM: qual a audiência
# COMO: quais os canais mais adequados
# O QUÊ: que mensagens queremos passar
# PORQUÊ: qual o objetivo
# ONDE: locais onde estar presente
# QUANDO: a altura certa para divulgar os conteúdos

SKILLS

É preciso ter as competências certas para garantir que os conteúdos são:

# Encontrados (técnicas de SEO são importantes)
# Fáceis de apreender
# Apresentados de forma a transmitir melhor o conteúdo
# Motivadores e levam o utilizador a agir ou a tomar uma decisão
# Atraentes e levam o utilizador a querer partilhar

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

<p>Editora e diretora-geral da Webtexto.</p>