A produção de conteúdos tornou-se uma tarefa incontornável nas estratégias de Marketing Digital. As redes sociais e os blogs estão no topo da lista dos meios mais utilizados para veicular conteúdo, mas não são os únicos e, todos, vão ganhando relevância. Porquê? Há vários motivos que explicam a importância dos conteúdos para as marcas e os negócios. Neste artigo, destacamos nove razões para apostar em Content Marketing.
1. Criar valor
Uma das razões para apostar em Content Marketing é a possibilidade de dar informação útil a clientes e potenciais clientes, permitindo responder a questões e desafios mais imediatos. Afinal, ao resolver problemas e esclarecer dúvidas do seu público, está a criar valor. Uma coisa é certa: quanto mais valiosos e únicos forem os conteúdos partilhados, maior é o valor acrescentado que oferece e maior será a fidelização da audiência.
2. Demonstrar competências
Trabalhar conteúdos significa passar conhecimento sobre as áreas de especialização da marca ou do negócio. Dessa forma, ao desenvolver uma estratégia de conteúdos vai demonstrar competências, conhecimento e experiência, o que é decisivo quando as pessoas precisam de tomar decisões sobre a quem vão adquirir determinados produtos ou serviços. Como tal, trabalhar numa lógica de atração através de conteúdos que informam e educam os clientes mostra, ao mesmo tempo, as suas competências.
3. Reforçar relações
Outra das razões para apostar em Content Marketing é que as estratégias de conteúdos permitem criar audiências e, logo, construir relações mais fortes e duradouras. Clientes ou potenciais clientes de uma marca passam a ser seguidores assíduos, sobretudo quando a estratégia de Marketing de Conteúdos tem focos e alvos bem definidos, comunicando de forma direcionada para cada público-alvo. Assim, é possível ter taxas elevadas de retenção de clientes.
4. Diferenciar-se da concorrência
Atrair e interagir com os clientes através de uma estratégia de conteúdos é cada vez mais importante para posicionar qualquer empresa ou marca na liderança do seu mercado. Desse modo, estão a ganhar a confiança do público-alvo e a aumentar a notoriedade, destacando-se da concorrência.
5. Fazer Marketing segmentado
A possibilidade de trabalhar para públicos muito específicos é mais uma das razões para apostar em Content Marketing. Através de uma estratégia de conteúdos, é possível ajustar a mensagem aos vários tipos de públicos com base em dados de analytics, que mostram as características e preferências. É, por isso, um pilar fundamental para uma estratégia de Marketing segmentada, focada e eficiente.
6. Obter contactos
Apostar em Content Marketing é uma forma eficaz de recolher contactos qualificados. No mercado B2B, isto é particularmente valioso, já que nem sempre os emails recolhidos são de quem realmente decide na empresa. Através da oferta de conteúdos relevantes, uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficaz vai permitir atrair o tipo de cliente que tem valor, isto é, que estará disponível para dar os seus contactos em troca de algo que lhe interessa. Dessa maneira, é possível atrair o público que tem um potencial mais elevado de se tornar cliente.
7. Fortalecer a marca e dar notoriedade
O Content Marketing contribui decisivamente para o fortalecimento da marca e o aumento da notoriedade, nomeadamente ao apostar em conteúdos alinhados com a missão e os valores da empresa. Além disso, permite a monitorização do impacto dos conteúdos publicados em termos de visibilidade, reconhecimento e reputação. Dessa forma, é possível ir ajustando a estratégia para que esta possa ir ao encontro dos objetivos definidos.
8. Alimentar as redes sociais
Muitas empresas consideram não ter, pela sua natureza, razões óbvias para comunicar com os seus clientes através das redes sociais. Ainda assim, muitas pretendem utilizar as redes sociais nas suas estratégias de comunicação por perceberem a importância destas plataformas para trabalhar a notoriedade. Ao desenvolverem uma estratégia de conteúdos abrangente, estão a potenciar a rentabilização desses mesmos conteúdos para as diversas plataformas, enriquecendo a presença nas redes sociais.
9. Realizar um bom investimento
Por fim, apostar em Content Marketing no âmbito de uma estratégia de conteúdos acaba por ser um bom investimento quando comparado com os custos de apostar em meios mais tradicionais, como a publicidade. Além de comportarem gastos de produção mais baixos, asseguram também um maior retorno, uma vez que estão trabalhados e direcionados para públicos específicos e qualificados.
O Content Marketing é, inegavelmente, um passo muito importante para conseguir fidelizar a sua audiência. Nesse sentido, é possível que possa beneficiar da experiência de uma agência de Content Marketing. Na Webtexto, podemos ajudá-lo a oferecer valor aos seus clientes, contacte-nos.
Artigo atualizado a 26 de janeiro de 2022 por Blandina Costa.