As melhores ferramentas para criar blogs

As melhores ferramentas para criar blogs

É possível criar blogs para todos os gostos: para atualizar os amigos e a família sobre determinados acontecimentos da nossa vida, dar conselhos ou mostrar o nosso ponto de vista sobre um tema de interesse, mas também para divulgar e dar notoriedade a um negócio ou a uma empresa.

Para as marcas, os blogs passaram a ser o “coração” de uma estratégia de Content Marketing, uma vez que permitem alimentar as redes sociais e o processo de vendas. E, felizmente, hoje há uma série de ferramentas que nos permitem criar blogs de forma rápida e intuitiva, sem ser necessário termos grandes conhecimentos técnicos. O difícil é, muitas vezes, escolher a plataforma certa. Foi a pensar nisso que selecionámos as seis melhores ferramentas para criar e editar blogs.

WordPress

O WordPress é uma plataforma open source que permite desenvolver, de forma simples e rápida, uma página ou um blog sem precisar de grandes conhecimentos técnicos. Com um plano gratuito, é possível fazer websites ou criar blogs, ter acesso a um domínio “wordpress.com” e aceder a modelos de website pré-definidos. No entanto, se quiser um domínio personalizado ou ter espaço ilimitado para ficheiros de áudio, vídeo e imagens, só é possível fazê-lo através de uma conta Premium para freelancers, uma conta Business para pequenas empresas ou uma conta eCommerce para lojas online.

Wix.com

O Wix.com é uma das plataformas mais populares para a criação e edição de websites. Com esta ferramenta, é fácil para qualquer pessoa ou negócio criar blogs, lojas virtuais ou portfólios. Só é necessário escolher um modelo, fazer alguns ajustes com o conhecido “arrasta e solta” e adicionar imagens ou vídeos para ficar pronto. O plano gratuito do Wix.com, tal como acontece com o WordPress, permite ter um domínio próprio da Wix, pelo que se pretender um domínio personalizado tem de aceder aos planos pagos.

Medium

O Medium é uma plataforma jovem concebida por Ev William, um dos fundadores do Twitter, para criar blogs muito simples − tanto para os leitores como para os editores de conteúdos. No entanto, a sua utilização é mais adequada para quem pretende partilhar “histórias” e fazer bom conteúdo, sem pensar na monetização. Além do mais, para aceder a alguns conteúdos mais exclusivos é necessário fazer uma subscrição, chamada de paywall. Segundo os fundadores, esta serve para manter a plataforma ativa, uma vez que o Medium não tem qualquer publicidade.

Blogger

O Blogger é uma das plataformas mais antigas para criar blogs gratuitamente e em poucos cliques. Em 2003, foi adquirido pela Google, o que permitiu criar uma página apenas estando registado no Gmail, e também incorporar outros serviços da marca, como o Google Analytics ou o Google Adsense. Esta plataforma é uma boa opção para quem pretende apenas partilhar os seus interesses ou gostos, sem ter intenções de receber nada em troca, em linha com o que acontece no Medium.

Jimdo

O Jimdo é uma das plataformas mais populares para a criação de um website profissional, de uma loja online ou de um blog em poucos minutos, sem exigir conhecimentos em programação. Da entrega de um domínio até dezenas de templates pré-programados, é possível construir uma página de maneira intuitiva e desafiante. Esta ferramenta tem uma versão gratuita com diversas restrições no acesso, mas conta com três versões pagas: Start (ideal para criativos e freelancers), Grow (aconselhada para pequenos negócios) e Unlimited (o pacote completo com acesso a todas as funcionalidades).

Weebly

Websites de qualidade sem conhecimentos técnicos e que funcionem em qualquer dispositivo. Esta é a grande promessa do Weebly, uma plataforma para criar blogs, páginas ou lojas online. Graças a mais de 50 templates e a uma interface user friendly, tornou-se popular entre quem pretende vender produtos online, partilhar as suas conquistas e comunicar com o seu público-alvo. Esta ferramenta disponibiliza uma versão gratuita, que permite um domínio com a marca Weebly e 500MB de armazenamento. Contudo, é possível aceder também a três planos pagos: o Conectar, o Pro e o Business.

INVISTA NUMA ESTRATÉGIA DE CONTENT MARKETING DIVERSIFICADA E CREDÍVEL.

DESAFIE-NOS

Bruno Santos
Conheça o autor / Bruno Santos

Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.

Um comentário

Comentários desactivados.