Quem são e o que fazem os criadores de conteúdos digitais?

Quem são e o que fazem os criadores de conteúdos digitais?

O negócio virtual tem vindo a crescer a um ritmo sem precedentes, sobretudo tendo em conta o reforço da digitalização provocada pela pandemia. Que papel têm os criadores de conteúdos digitais nesta realidade? Que valor acrescentado podem trazer?

Quer seja pelos indicadores, quer seja pela própria experiência, grande parte dos consumidores – estima-se que mais de 80% – não toma uma decisão de compra sem antes fazer uma pesquisa online, procurando informação fiável sobre o produto ou serviço. É, pois, claro que, à medida que o negócio digital vai crescendo, aumenta também a necessidade de apostar em estratégias de Content Marketing. Este é o caminho seguido pelas marcas que querem aumentar a visibilidade, ganhar notoriedade, conquistar a confiança do público e, depois, convertê-lo em cliente.

Assim, é crucial produzir conteúdos de qualidade, pensados no âmbito de uma estratégia de Marketing Digital, e contratar criadores de conteúdos digitais profissionais. 

O que são criadores de conteúdos digitais?

A diferença entre um criador de conteúdos digitais e alguém que escreve um copy ou até mesmo um influenciador é o facto de produzir conteúdos de valor acrescentado. Ou seja, não se limita a divulgar uma marca ou um produto, sabendo a importância de passar conhecimento para criar afinidade e conquistar uma audiência.

Como tal, os criadores de conteúdos digitais têm de ser pessoas com skills específicos, muito semelhantes à função de um jornalista. Não é por acaso que muitos produtores de conteúdos tiveram experiência no jornalismo. Afinal, os jornalistas têm características importantes: estão treinados para a pesquisa de informação, contacto e cruzamento de fontes, acompanhamento da atualidade, capacidade de escrita versátil – mais sintética (ligada à notícia) ou mais descritiva (no caso das reportagens) –, entre muitos outros atributos.

Mas isso por si só não chega para serem bons criadores de conteúdos digitais. Devem conhecer as especificidades do meio para o qual escrevem e saber como se podem destacar e tornar visíveis num mundo em que abunda a informação. As regras de SEO, que permitem posicionar os conteúdos nos motores de pesquisa como o Google, são um dos requisitos para fazer a diferença. É preciso escrever de modo que ajude o negócio a ter maior notoriedade e a gerar mais leads, aliando a qualidade à criatividade, sem esquecer o tom persuasivo.

contratar criadores de conteudos digitais

Importância de contratar produtores de conteúdos digitais

Após perceber a relevância do trabalho desenvolvido pelos criadores de conteúdos digitais, chega o momento de avaliar quão importante é ter o contributo destes profissionais na estratégia de Marketing Digital e de Content Marketing. 

Conteúdos profissionais

Estes profissionais dedicados ao seu projeto vão especializar-se no negócio e no mercado em que operam, acompanhando as tendências e a atualidade. Isso oferece garantias em relação à qualidade da informação e gera confiança. 

Especialização no meio digital

Os produtores de conteúdos estão especializados no meio digital e têm os skills necessários para produzir um conteúdo com qualidade que, ao mesmo tempo, respeita os requisitos para ser lido no meio digital e para ser encontrado nos motores de pesquisa, caso particular do SEO. 

Versatilidade de formatos

Um produtor de conteúdos especializado no suporte digital tanto pode ter de escrever artigos para um blog, como produzir conteúdos para as redes sociais ou para uma newsletter. Em última análise, pode ainda ter competências na área da produção de imagens ou infografias, outros formatos importantes no meio digital. Esse conhecimento específico sobre cada suporte e formato, aliado à abordagem a utilizar, garante uma maior eficácia da estratégia de Content Marketing.

Foco nos resultados

Os criadores de conteúdos digitais estão focados em dar valor acrescentado à sua audiência sem esquecer a função que os conteúdos têm na jornada do cliente e nos resultados que isso traz para o negócio. Acompanham, por isso, os indicadores de desempenho, utilizando ferramentas de analytics. Dessa forma, conseguem perceber a eficácia da estratégia e de que forma esta tem de ser melhorada para alcançar os resultados pretendidos.

Integrar ou contratar produtores de conteúdos?

Percebendo a importância de contar com criadores de conteúdos digitais especializados, a decisão que se segue é saber qual o melhor modelo a adotar. É preferível integrar um profissional na equipa ou contratar especialistas externos?

A vantagem de contar com estes profissionais na equipa é a de estarem plenamente integrados na realidade da empresa e do negócio. Têm contacto próximo com as restantes áreas, sabem os desafios que estas enfrentam, vivem os acontecimentos e estão próximos das fontes que mais conhecem, acompanhando o mercado por dentro.

produzir conteudos digitais

Por outro lado, produzir conteúdos digitais de sucesso exige um conjunto de competências nem sempre fáceis de conciliar em equipas de Marketing Digital mais pequenas. Daí que a contratação de uma agência especializada possa fazer a diferença. Estas agências têm equipas que juntam profissionais da escrita a especialistas de SEO, designers e revisores de texto que permitem entregar um trabalho de maior qualidade.

As agências especializadas têm também a capacidade de entregar um produto chave-na-mão, desde a idealização dos conteúdos até à análise dos resultados, passando pela produção e publicação.

O importante é analisar, dentro da realidade do negócio e do contexto da estratégia de Marketing Digital, qual a melhor solução para cada caso.

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.