Eles aparecem, propagam-se e enchem os nossos feeds como se fossem uma pandemia. Mas uma pandemia boa. Estamos a falar, pois claro, dos memes. Estas ideias cheias de humor e sarcasmo alegram os nossos dias sempre que abrimos as redes sociais. Mas será que deve usá-los no Marketing Digital? Ou serão os melhores memes um formato demasiado brincalhão para associar ao seu negócio?
Nós acreditamos que tudo o que deixa os seus clientes com um sorriso na cara vale a pena. No entanto, este conteúdo exige alguma atenção e não o deve publicar em qualquer altura ou lugar. É isso que vamos analisar, apresentando também alguns exemplos que se tornaram um sucesso nas redes sociais.
O que é um meme?
Os memes são imagens ou textos que se espalham rapidamente pela Internet, devido à sua capacidade de reutilização e adaptação ao contexto de cada um. Caracterizam-se principalmente pelo seu humor e sarcasmo.
Porque deve usar memes no Marketing Digital
Como já referimos, os memes são engraçados e identificamo-nos com eles, por isso, contribuem para a afinidade entre a marca e os seus seguidores. Claro que devem ser usados com moderação e intercalados com outros conteúdos para não se tornarem cansativos, mas as redes sociais também são um espaço de descontração e os melhores memes ajudam com isso.
As a brand, if you’re able to tap into these really topical memes in an authentic way, I think it’s a really powerful tool to show Gen Zs and Millennials what your brand stands for, and also that you’re a brand that gets them and their lifestyle.
Carrie Dino, media director na agência criativa Mekanism
3 cuidados a ter quando usa os memes na sua estratégia
Sim, os memes são engraçados, mas uma piada mal contada ou dita no momento errado pode transformar-se num grande problema. Assim, tenha em atenção estas dicas.
1. Conheça o seu público-alvo
Claro que alegrar os dias dos seus seguidores é sempre positivo, mas também é importante analisar o seu negócio e conhecer as pessoas que visitam a sua página. Se as suas redes sociais existem para transmitir conteúdo mais pesado, os memes podem passar a ideia errada de que está a fazer piadas com informação séria, pelo que deve evitá-los.
Quando se trata de marcas formais, também pode surgir alguma insegurança, mas nada como realizar uns testes para esclarecer as suas dúvidas. Experimente fazer uma publicação e, caso o resultado seja positivo, aumente gradualmente a quantidade de publicações neste formato.
2. Publique no momento certo
Com a mesma rapidez que se propagam, os memes também desaparecem ou, pelo menos, perdem a força. Por isso, se quiser apostar neste formato, tem de estar sempre em cima do acontecimento, para fazer a publicação enquanto ainda é uma novidade.
3. Adapte à sua marca
Apesar de se espalharem pela Internet à velocidade da luz, o mesmo meme pode – e deve – variar de negócio para negócio. Não basta copiar e colar a imagem nas suas redes sociais. Precisa de a compreender e adaptar à sua marca, de forma que o meme seja reconhecível, mas que a piada tenha um novo ponto de vista.
Onde deve publicar os memes?
Chegou a hora da publicação, por isso, vamos descobrir quais as plataformas mais indicadas. É verdade que os melhores memes se tornam virais graças às redes sociais, mas será que deve publicar em todas? E será que o blog e o website de uma marca também são indicados para este formato?
Redes Sociais
As redes sociais são o local indicado para descobrir memes e para publicar os seus. Ainda assim, é preciso perceber quais são as melhores redes sociais para a sua empresa estar presente e partilhar este conteúdo. Analisando as quatro principais, concluímos que o Instagram e o Twitter são as mais descontraídas, enquanto o Facebook e LinkedIn devem ser reservados para conteúdos mais informativos e institucionais.
Blog
Se a sua marca é conhecida pela descontração, não chocará os seus leitores se recorrer a memes engraçados para ilustrar os seus artigos de blog. Não deve, no entanto, tornar isso algo frequente, para não vulgarizar o conteúdo, e só deve usar se o tema abordado o propiciar. Afinal de contas, é isso que estamos a fazer neste momento.
Website
O website é um formato que deve deixar de fora nesta estratégia, por dois motivos. Primeiro, o website funciona como o bilhete de identidade da sua empresa. Isto significa que, caso utilize memes, a linguagem brincalhona passará a ser um traço significativo da sua personalidade. Em segundo lugar, o prazo de validade dos memes expira muito rapidamente, pelo que o seu website ficaria desatualizado com a mesma rapidez.
Casos de sucesso com os melhores memes
Se está a ponderar aventurar-se numa estratégia de redes sociais com memes, não julgue que será a primeira marca a fazê-lo. Muitos negócios já o fazem e com sucesso. Vamos conhecer alguns.
Netflix Portugal
A Netflix não só nos trouxe séries e filmes, como também uma estratégia muito dinâmica nas redes sociais. Para isso, recorrem aos memes com alguma frequência, mas sem exagerar, enquanto aproveitam para divulgar as suas novas séries. São, assim, um verdadeiro entretenimento na televisão e nas redes sociais.
Burger King Portugal
A Burger King aventurou-se numa estratégia com memes para o Instagram, complementada com uma linguagem gráfica muito própria. Isto permitiu aos memes surgirem de uma forma muito discreta e que combina perfeitamente com as restantes publicações. Parece que o rei dos hambúrgueres é também o rei dos memes.
Bugles
A marca de snacks Bugles tomou a decisão de se posicionar no Instagram com uma página inteiramente dedicada a memes engraçados. São divertidos e sabem publicar no momento certo. Claramente, além de conhecerem os ingredientes certos para um belo snack, também conhecem os ingredientes certos para uma bela estratégia de redes sociais.
Agora chegou a hora de começar a aplicar estas dicas à sua estratégia. E se precisar de ajuda na produção dos conteúdos, a Webtexto é o parceiro ideal para si.