Felicidade, superação, união, inclusão, sustentabilidade. O que fideliza um cliente não é (apenas) um produto ou serviço de qualidade. Cada vez mais, os consumidores procuram o que está por detrás da marca, os seus valores. Ou seja, o porquê da sua criação, quais os seus princípios e as suas lutas, o que esta nos oferece além do material e imediato. Nesse sentido, é importante definir um posicionamento estratégico de Marketing humano e consciente, e saber como apresentá-lo à sua audiência. Por exemplo, através de campanhas de publicidade criativas.
As marcas e o posicionamento estratégico de Marketing consciente
O posicionamento estratégico de Marketing é a forma pela qual as marcas se definem, mostram, querem ser vistas, diferenciar-se, ter vantagem competitiva. Devem, desse modo, ter em mente esse conceito para serem coerentes em toda a sua comunicação e Marketing, desde as atitudes e a linguagem até às campanhas e aos produtos, como alguns casos de marcas que promovem a inclusão e acessibilidade.
Deixamos, assim, alguns exemplos de posicionamento de marca com campanhas de publicidade criativas lançadas em 2021, que juntam a criatividade à consciência social e ambiental.
Superação – Nike
Não há dúvida de que a superação é o posicionamento estratégico da Nike. Neste caso, a marca vai além dos atletas, dos prémios e dos gestos grandiosos. Mostra, portanto, que todos devemos celebrar as primeiras vezes, não importa o tamanho do desafio. Afinal, os primeiros passos para algo novo já revelam coragem.
Sustentabilidade – Levi’s
A conhecida empresa de jeans faz um excelente 2 em 1, com uma campanha que fala da sua preocupação pela sustentabilidade e pela qualidade da sua roupa. Explica, assim, que a fast fashion consome imensos recursos, por isso, devemos comprar melhor, e não mais. E, claro, mostra que comprar Levi’s significa ser responsável, porque sabemos que vai durar.
Ambiente – Mastercard
É inevitável a Mastercard incentivar o consumo. No entanto, as compras não têm de ser sinónimo de falta de consciência ambiental. Por isso, uniu-se a uma associação protetora de animais em vias de extinção e criou uma campanha em que doa parte do valor a essa entidade. Se temos de comprar coisas, porque não ajudar o planeta enquanto o fazemos?
Aceitação – Dove
Não é novidade que as estratégias de posicionamento da Dove giram em torno do apoio à beleza real, mostrando diversidade de corpos, mulheres reais, belezas únicas. Nesta campanha, relembra a importância da aceitação e da autoestima, bem como a necessidade de estarmos atentos a certos contextos que podem agravar a insatisfação e a busca pela perfeição.
Inclusão – Mayor’s Office de Londres
Aproveitando o vídeo que queriam fazer relativamente a serem os anfitriões da final da UEFA Euro 2020, o Mayor’s Office de Londres mostrou alguns valores da cidade e dos londrinos. Um deles, certamente, é a inclusão, o facto de estar aberta a todas as pessoas e origens, que, na verdade, são o que tornam Londres aquilo que é.
Partilha e união – Coca-cola
Os mestres da felicidade e das campanhas emotivas surgem aqui com um incentivo à partilha, à união e à empatia. Ou seja, devemos preocupar-nos com os outros que estão à nossa volta, criar pontes, encontrar pontos que nos unam e não que nos separem. E, claro, que melhor forma do que fazê-lo à mesa, com amizade e o famoso refrigerante?
E então, já definiu o seu posicionamento estratégico de Marketing? Em que é que a sua empresa acredita? Na Webtexto, podemos ajudá-lo a mostrar.