As portas do mundo digital abriram-se e cada vez mais empresas optam por ter uma unidade de vendas online, evidenciando a importância do e-commerce para o futuro dos negócios. Uma tendência que se intensificou com a pandemia e que veio para ficar, como mostram as estatísticas, destacando a relevância do Marketing de Conteúdo para e-commerce.
Isto porque, ao permitir criar mais um canal de vendas e alargar o mercado, surgiu uma imensidão de oferta online que tornou o e-commerce num desafio. Nesse sentido, uma das formas de ganhar notoriedade e marcar a diferença é apostar numa estratégia de conteúdos.
Esta estratégia passa por vários formatos e etapas, mas centra-se sobretudo em duas áreas: as descrições de produto e os conteúdos que permitem posicionar a marca junto de uma audiência específica.
A importância da descrição dos produtos
Não há um bom projeto ou uma boa estratégia de marketing de conteúdo para e-commerce sem uma descrição completa e clara dos produtos, que contenha informação essencial para um consumidor poder tomar uma decisão de compra.
Além disso, é importante que a descrição incorpore as melhores práticas de otimização para os motores de pesquisa (técnicas de SEO). Só assim será possível atrair as pessoas certas — que estão intencionalmente à procura de um determinado produto — para a loja online.
Consumidores que abandonam o carrinho de compras devido às fracas descrições dos produtos
Inquiridos que dizem ser improvável ou muito improvável voltarem a comprar a um retalhista online que apresenta informações imprecisas sobre os produtos
De acordo com dados de um inquérito realizado pela Shotfarm, dos consumidores que abandonam o carrinho de compras, 30% fazem-no devido às fracas descrições dos produtos. Além disso, 87% dos inquiridos disseram que seria improvável ou muito improvável voltarem a comprar a um retalhista online que apresenta informações imprecisas sobre os produtos.
Indo além de descrições completas, claras e precisas, uma estratégia de Marketing de Conteúdo para e-commerce deve contemplar descrições autênticas e criativas que permitam destacar-se dos produtos da concorrência. Nesse sentido, devem ser capazes de mostrar a diferença que esses produtos fazem na vida das pessoas e devem ter também um tom inspiracional e criativo. E há formas muito criativas de o fazer, como mostram alguns case studies de e-commerce. E porque não arriscar e usar o humor, como faz a Woot a sua estratégia de Content Marketing?
Conteúdos que atraem e constroem audiências
Trabalhar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para e-commerce implica mais do que as descrições dos produtos. Antes de conhecer uma marca, um potencial consumidor começa por pesquisar um tema ou um tipo de produtos.
Quando uma entidade produz conteúdos de valor acrescentado e trabalha as palavras-chave fundamentais para o negócio consegue:
Mas os conteúdos vão além disso: criam audiências, geram lealdade e fidelizam. As marcas que não se mantêm relevantes perdem clientes. É o que refere um estudo junto de consumidores americanos, concluindo que quase 50% dos clientes dizem que perderam a lealdade a uma marca e optaram por um concorrente que era mais bem-sucedido em responder às suas necessidades.
É, pois, importante apostar em estratégias de Marketing de Conteúdo para e-commerce, definindo:
Ideias de Marketing de Conteúdo para e-commerce
No âmbito de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para e-commerce, há margem para muita criatividade para cativar, responder às necessidades e envolver os consumidores. Deixamos alguns exemplos.
Mostrar as características e como funciona
Estando a comprar no universo digital, sem contacto físico com os produtos, é muito importante mostrar como funciona e qual a real aparência dos produtos. Nestes casos, os formatos de imagem, infografia ou vídeo são os mais indicados, permitindo visualizar os detalhes.
Criar guias e tutoriais
Há uma infinidade de ideias para criar guias e tutoriais relacionados com o funcionamento do produto ou de como o usar no dia a dia. Por exemplo, se a loja online vende produtos de beleza e maquilhagem, uma boa ideia de Marketing de Conteúdo para e-commerce pode ser criar vídeos de como os usar. É o que faz a e.l.f. nos tutoriais que publica no canal de Youtube.
Oferecer cursos online
As marcas são, no fundo, os verdadeiros conhecedores dos produtos ou serviços que vendem. Como tal, são especialistas nestas matérias e áreas. Porque não partilhar conhecimento? Uma forma de o fazer é através da criação de webinars. Caso, por exemplo, da estratégia de Content Marketing da corretora XTB. Esta ensina os seus utilizadores a negociar através de webinars sobre as várias áreas e temas de investimento em mercados financeiros.
Produzir conteúdos para um blog
Os produtos e serviços de uma marca respondem a uma necessidade ou têm uma função muito específica na vida das pessoas. Daí que aplicar uma estratégia de Content Marketing para falar sobre estes temas seja sempre uma forma de abordar essa necessidade, encaminhando o consumidor para o nosso produto ou serviço. Foi o que fez a Au Lit Fine Linens, que vende têxteis para o lar e criou um blog com conteúdos que ajudam a dormir melhor.
Apostar na personalização
Imaginar a nossa aparência ou a de um determinado espaço é completamente diferente de visualizarmos o produto na nossa casa ou em nós. É aí que as aplicações podem fazer a diferença, permitindo que, através da câmara do nosso smartphone, consigamos visualizar os produtos. Foi o que fez a IKEA e a marca de óculos Warby Parker.
Estes exemplos são a prova de que os conteúdos são fundamentais na hora de envolver e fidelizar os consumidores que optam pelas compras online.
Se precisa de ajuda para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para e-commerce e pô-la em prática, fale connosco!