Como usar o Canva: guia para dominar a ferramenta de design

Como usar o Canva: guia para dominar a ferramenta de design

Mesmo que não seja um designer, é muito provável que já se tenha deparado com a necessidade de criar conteúdo gráfico apelativo. Foi com o intuito de ajudar os profissionais mais ou menos especializados que surgiu o Canva. Com esta ferramenta de design gratuita, pode criar imagens, apresentações ou até um currículo criativo com muita facilidade. Venha daí e descubra como usar o Canva.

O que é o Canva?

O Canva é uma plataforma online e gratuita para produção de materiais gráficos. A ferramenta ficou rapidamente conhecida por oferecer diversos modelos que ajudam os profissionais mais inexperientes. Dessa forma, ninguém precisa de ter uma formação em design para criar conteúdos apelativos em dois segundos.

A ferramenta oferece inúmeros templates. Estes são alguns deles:

  • apresentações;
  • publicações para redes sociais;
  • vídeos;
  • calendários;
  • banners para websites;
  • cartões de visita;
  • folhetos;
  • infografias;
  • gráficos;
  • capas de livros ou revistas;
  • currículos;
  • convites;
  • logótipos;
  • autocolantes;
  • camisolas;
  • canecas.

Para qualquer um destes designs, o processo é sempre muito semelhante e a ferramenta facilita. Ainda assim, queremos guiá-lo na criação de imagens, apresentações e vídeos, para que perceba bem tudo o que pode fazer.

Antes de tudo, como usar o Canva no PC através do browser é o mais comum, é isso que vamos exemplificar. No entanto, pode optar por descarregar a app para o seu computador e telemóvel.

Vamos começar? 

Como usar o Canva para criar imagens

Seja para fazer cartazes, autocolantes ou grafismos para estampar numa camisola, o processo de criação de imagens no Canva é quase sempre igual. 

Primeiramente, deve selecionar o layout que pretende, e será criado um projeto com as medidas pré-definidas. Depois, serão apresentadas algumas sugestões de design que pode escolher e adaptar à sua marca.

Por outro lado, também é possível partir de uma tela em branco com um tamanho personalizado, bastando clicar no símbolo do canto superior direito. 

Para exemplificar, vamos guiá-lo no processo de criação de imagens para redes sociais.

Como criar imagens para redes sociais no Canva

Comece por selecionar aquilo que pretende. É uma publicação para o Facebook? Ou uma foto de capa para o LinkedIn? As ofertas são inúmeras. Perceba, assim, como usar o canva para as diferentes ocasiões.

como usar o canva para criar imagens para redes sociais

Só para ilustrar, selecionámos a opção “Post para Instagram” e escolhemos um dos modelos sugeridos pela ferramenta. Agora, certamente, há alterações que pode e deve fazer. 

O que salta mais à vista é a fotografia, uma vez que tem a marca d’água do Canva. Para resolver isto, pode, por exemplo:

  • comprar a fotografia, clicando em “Remover Marcas d’Água” (ver canto inferior direito da imagem);
  • utilizar uma fotografia gratuita do Canva, que pode ser escolhida em “Elementos”;
  • importar uma fotografia sua ou uma descarregada de bancos de imagens gratuitos, arrastando-a para a zona de “Uploads”.

Sobretudo, deve adaptar as cores à sua marca, alterar o texto e acrescentar formas ou stickers. Nesse sentido, basta selecionar os elementos e editá-los através das barras de ferramentas que aparecem no topo e à esquerda.

Outra grande vantagem é que o Canva reconhece imagens vetoriais. Por isso, se tiver criado o seu logótipo em programas como o Adobe Illustrator, basta copiá-lo diretamente da ferramenta para o Canva, sem que este perca qualidade.

Quando estiver satisfeito, clique em “Partilhar” no canto superior direito. Aqui pode:

  • partilhar com outros elementos da sua equipa, inserindo os seus emails ou copiando o link;
  • fazer o download da imagem (atenção que nem todos os formatos e resoluções estão disponíveis no pacote gratuito do Canva);
  • partilhar diretamente nas suas redes sociais;
  • enviar para impressão, criar um QR Code, e outras opções.
como usar o canva para criar imagens

Como usar o Canva em apresentações

Tem um projeto para apresentar? Vai participar numa reunião e precisa de dar a conhecer o seu negócio? Pois bem, para captar a atenção do seu público, é importante diferenciar-se e fugir às apresentações em PowerPoint que todos usam. E não se preocupe, a facilidade de utilização é a mesma. Portanto, vamos ver como usar o Canva em apresentações.

Em primeiro lugar, escolha a opção “Apresentação (16:9)”. Este formato tem as proporções ideais caso use um computador na sua exibição.

Como usar o Canva em apresentações

Na nova janela que se abre, irá encontrar uma coluna do lado esquerdo com duas opções: Templates e Layouts.

Templates

Os templates têm sugestões de design. Aqui basta escolher a opção com as cores, a tipografia e as imagens que mais se adequa ao seu projeto. 

Depois de selecionado, serão mostradas todas as páginas que constituem esse modelo. Assim, à medida que avança na criação da sua apresentação, pode alterar o layout de cada página e adaptá-la aos conteúdos planeados.

templates de apresentações
páginas de apresentações

Layouts

Já os layouts oferecem opções apenas para a estrutura, não sugerem um design. Deve usar este recurso caso a sua marca tenha uma identidade gráfica definida, para controlar os elementos usados. Escolha as páginas de que necessita, coloque o conteúdo, edite as cores e a tipografia e adicione fotografias e ilustrações. Pode escolher os elementos gráficos que a plataforma sugere, ou fazer upload dos que criou ou descarregou de outro website.

layouts de apresentações

Por fim, não podiam faltar os efeitos visuais. Quando concluir a sua apresentação, selecione os títulos ou o conteúdo que quer destacar e clique em “Animar” na barra superior. Logo depois, surgirá uma nova coluna com vários efeitos visuais que podem ser aplicados quando o slide entra, sai ou em ambas as situações.

Na hora de exportar, tenha em atenção que nem todos os formatos suportam animações. Por isso, damos-lhe três opções:

  • faça a apresentação diretamente no Canva clicando em “Apresentar” no canto superior direito;
  • no final da apresentação, abdique dos efeitos visuais e envie uma versão em PDF ao seu público, para que eles possam consultar sempre que necessitarem;
  • se as animações são uma parte fulcral da sua exibição, faça o download em formato “Vídeo MP4”. Mas atenção: a duração de cada página deve ser suficiente para que se consiga ler todo o conteúdo. Caso contrário, o leitor vê-se obrigado a parar o vídeo para compreender tudo.

Como usar o Canva para criar vídeos

A fase inicial do processo de criação de vídeos é semelhante ao de criação de imagens. Só para exemplificar, vamos optar por “Anúncio de vídeo para o LinkedIn”.

Como usar o Canva para criar vídeos

Ao escolher o modelo, pode utilizar todas as páginas que constituem o modelo ou apenas algumas. Neste caso, selecionámos a primeira.

Chegou a hora de personalizar o vídeo. Mas como usar o Canva para fazê-lo? Pois bem, além das alterações fundamentais que já sugerimos no guia para criar imagens, pode recorrer a bancos de vídeos gratuitos e adicionar animações.

Para completar o vídeo, vamos experimentar adicionar uma call-to-action. Para isso, escolhemos uma forma geométrica, escrevemos o texto e selecionamos “Animar” na barra superior. Aí serão sugeridas diferentes opções de animação que pode testar e aplicar à entrada ou saída do vídeo, ou em ambos.

Faça as alterações necessárias e edite as animações em todos os elementos até ficar satisfeito com o resultado. Por fim, na hora de exportar, tenha em atenção a duração do vídeo e garanta que é compatível com as plataformas onde o pretende publicar.

Tabela de preços do Canva

Existem várias vantagens associadas a esta plataforma que a destacam quando comparada com outras ferramentas para criar imagens, tais como usar o Canva no telemóvel, o facto de aceitar imagens vetoriais, mas também as vastas funcionalidades que a versão gratuita tem.

É perfeitamente possível usar o Canva grátis e consegue criar imagens maravilhosas com essa versão. Todavia, existem algumas vantagens ao subscrever a ferramenta, por exemplo: ter acesso a fotografias profissionais, criar um kit de marca, descarregar imagens com fundos transparentes, etc.

Consulte a tabela de preços do Canva Pro para saber mais sobre cada um dos planos.

Ainda com dúvidas?

Se ainda precisa de esclarecer algum pormenor, o Canva oferece tutoriais em vídeo e cria desafios como o Canva Design Challenge para o incentivar a usar a ferramenta.

Aproveite estas dicas e comece a criar as primeiras imagens do seu negócio. Certamente, quando o volume se tornar demasiado grande e precisar de auxílio na criação de conteúdos, estaremos de portas abertas para o receber!

Inês Martins
Conheça o autor / Inês Martins

Designer gráfica da Webtexto.