Persona, estratégia, conteúdo… Certamente ainda tem dúvidas sobre o que é Content Marketing. Vamos esclarecer algumas das mais básicas, mas essenciais para perceber o porquê de apostar nos conteúdos e como começar a fazê-lo.
O que é Content Marketing?
O Content Marketing é uma forma de Marketing que se foca mais nas necessidades do consumidor do que na promoção do produto. Nesse sentido, o mais importante é a produção de conteúdos visando criar uma comunicação interativa que acrescente valor ao seu público-alvo.
O que se pode qualificar como conteúdos?
Quando falamos na criação de conteúdos e sobre o que é Content Marketing, referimo-nos a qualquer informação valiosa veiculada através de qualquer meio. Por exemplo, no caso do Marketing Digital, seriam artigos, ebooks, infografias, vídeos, fotografias, podcasts, white papers, quizzes, passatempos, newsletters, campanhas, webinars, slideshares, entre outros.
Como é que um tipo de Marketing que não fala do produto ajuda nas vendas?
Pois bem, quando parte à descoberta sobre o que é Content Marketing tem, desde logo, de entender que não é publicidade. Ou seja, não se foca em tornar o produto apelativo para criar um desejo imediato e fazer uma venda. O objetivo é dar notoriedade e fidelizar os clientes.
Ao oferecer conteúdos de valor, os negócios mostram não só serem especialistas nos temas que rodeiam os seus produtos e serviços, mas também que lhes é importante ajudarem os clientes com as suas ‘dores’ e preocupações. Isto leva, certamente, a que os consumidores confiem nesse negócio. Assim, uma estratégia de conteúdos irá ajudar nas vendas a longo prazo.
Um blog deve ser o primeiro passo para quem queira apostar em Content Marketing?
Geralmente, quando pensamos sobre o que é Content Marketing, é natural que a primeira coisa em que pensemos seja num blog. Até porque é uma das melhores formas para também otimizar o SEO e ajudar a nossa audiência a encontrar o nosso negócio online. No entanto, o primeiro passo é mesmo criar uma estratégia de Marketing de conteúdos.
E quais são os passos seguintes?
Os passos mais importantes são:
Qual deve ser a periodicidade dos conteúdos?
O importante é manter a periodicidade. Assim, escolha partilhar um post nas redes sociais por dia ou um artigo de blog por mês, o mais relevante é manter a cadência. Afinal, os seus seguidores vão esperar essa quantidade de conteúdo. Por isso, antes de começar, analise a sua disponibilidade e a sua audiência, para não falhar.
Se precisar de ajuda para criar e executar uma estratégia de Content Marketing, estamos aqui para o ajudar!
