Aparecer em primeiro lugar no ranking de pesquisas é o desejo de todas as empresas que têm um website. Ou seja, hoje em dia, são todas. Então, o que pode fazer para superar a sua concorrência nesta corrida ao primeiro lugar? Já lhe apresentámos inúmeras ferramentas de SEO e dicas SEO on-page para otimizar um artigo, mas hoje vamos falar do Google E-A-T Score.
O que é o Google E-A-T Score?
O Google E-A-T Score são os três pilares que ajudam o motor de pesquisa a perceber a qualidade de uma página web, tendo surgido em 2015 com a apresentação do documento “Search Quality Evaluator Guidelines”. Quanto mais uma página pontuar no seu E-A-T, mais credibilidade terá para o Google e mais rapidamente chega aos primeiros lugares do ranking de pesquisas. Vamos primeiro conhecer estes três pilares e mais à frente veremos como pode crescer em cada um deles.
Expertise (especialização): o autor
Seja qual for a área, todos nós preferimos pedir conselhos a especialistas. Por isso, quanto mais especializado for o seu website, mais facilmente sobe no ranking do Google.
Contudo, um elevado nível de especialização só se consegue com tempo e com uma constante produção de conteúdos, daí as páginas mais antigas e que fazem atualizações frequentes serem as mais beneficiadas neste parâmetro.
Authoritativeness (autoridade): o autor, o conteúdo e o website
A autoridade de uma página é estabelecida pela experiência do utilizador. Métricas como o tempo de permanência numa página e as ligações para outras páginas dão indicações de se o conteúdo é útil ou não.
Trust (confiança): o autor, o conteúdo e o website
Vários fatores contribuem para o nível de confiança. A segurança do website, o tempo de carregamento de uma página e a existência de links que não funcionam são alguns exemplos. Mas também a qualidade do conteúdo, a ligação para fontes credíveis e a presença de erros gramaticais são fatores que o Google usa para medir este parâmetro.
Quem precisa de se preocupar com o E-A-T em SEO?
Entretanto, talvez esteja a pensar que este processo de avaliação se aplica apenas a websites institucionais que abordam temas como saúde, política ou questões sociais. Mas desengane-se. Isto aplica-se a todos os autores de um blog ou website, caso queiram crescer no ranking do Google.
Keep in mind that there are high E-A-T pages and websites of all types, even gossip websites, fashion websites, humor websites, forum and Q&A pages, etc. In fact, some types of information are found almost exclusively on forums and discussions, where a community of experts can provide valuable perspectives on specific topics.
Search Quality Evaluator Guidelines
YMYL (Your Money Your Life): conteúdos prioritários
Apesar de todos os conteúdos serem avaliados, alguns recebem uma especial atenção do Google, por abordarem temas com mais impacto na sociedade. A estes conteúdos chamamos de YMYL (Your Money Your Life) – em português, “O Seu Dinheiro, A Sua Vida”.
Segundo a própria Google, alguns exemplos de áreas YMYL são:
- Notícias sobre alguns temas da atualidade, principalmente negócios, política, ciência, tecnologia, etc.;
- Serviços sociais, política ou questões legais;
- Finanças e qualquer informação relacionada com a área económica;
- Lojas ou páginas de produto, sobretudo as que exigem pagamentos online;
- Saúde, desde websites de hospitais até conselhos médicos e informações sobre a segurança de uma determinada atividade;
- Grupos de pessoas, ou seja páginas que incluem informação sobre um determinado conjunto de cidadãos, baseando-se na sua idade, género, etnia, religião, orientação sexual, vítimas de eventos violentos, ou qualquer outra característica que possa ser usada de forma discriminadora.
5 dicas para aumentar o Google E-A-T Score
O que podemos concluir é que o Google E-A-T Score funciona também como uma ferramenta de SEO, portanto, as empresas podem ter alguns cuidados que vão ajudar os algoritmos Google a ler o seu conteúdo – e a gostar!
Seja uma fonte de referência
Se o seu website for referido em páginas com autoridade alta, o Google vai começar a vê-lo como uma plataforma credível e isto vai ajudar no seu E-A-T em SEO. Websites com muita popularidade, fóruns de discussão e até a própria Wikipedia são exemplos de páginas com autoridade alta.
Com a finalidade de tornar os seus conteúdos únicos e obter mais menções, deve:
- produzir conteúdo original;
- fazer pesquisas intensivas no terreno;
- recorrer a especialistas;
- entrevistar e apresentar casos reais;
- criar artigos científicos.
Pelo contrário, websites de credibilidade baixa, links pagos ou bots não são considerados nesta análise.
Mencione o autor
É importante ser mencionado pelos outros, mas também é fundamental mencioná-los. Para aumentar a credibilidade e confiança do seu conteúdo, refira sempre os autores daquilo que escreve e recorra a links externos para justificar os seus artigos. E, claro, quanto mais credível for a fonte que usa, mais bem visto será pelo Google.
Dados estatísticos e evidências científicas
O recurso a material empírico justificado facilita – e muito – o trabalho do Google. Se referir dados ou se der factos como garantidos, mas não os justificar, o motor de busca não vai arriscar e vai considerar que o seu conteúdo é duvidoso. Isto leva a que não cresça no ranking de pesquisas.
Atualize os seus artigos
Com o passar do tempo, é normal que os seus conteúdos precisem de ser revistos e atualizados, mas não basta mudar a data do artigo. O Google tem em consideração as alterações que fez ao conteúdo e beneficia as marcas que fazem estas atualizações regularmente.
Avaliações e reputação
Quando o tema é a reputação digital, a verdade é que a opinião dos outros importa. Neste caso, a opinião dos seus consumidores. Existem plataformas específicas onde encontra estas avaliações, por exemplo, o TripAdvisor ou a página do Google My Business da própria empresa. Além disso, o Google também consegue identificar comentários e gostos nas suas redes sociais.
O que podemos esperar do Google no futuro?
Já todos percebemos que o gigante Google está cada vez maior e mais inteligente. Para alguns isto é assustador, mas também é positivo quando pensamos na credibilidade dos conteúdos online. As fake news, as burlas e os conteúdos falsos estão a diminuir, graças a este controlo minucioso que o Google faz.
Para as marcas, isto significa que os conteúdos que produzem precisam de ser cada vez mais originais e credíveis. É aqui que a Webtexto se pode tornar num bem precioso para o seu negócio. Não só temos um forte conhecimento jornalístico, como também o aliamos às técnicas de SEO, produzindo artigos completos, cuidados e que alcançam o seu público-alvo. De que está à espera para falar connosco?