Captar a adesão e o envolvimento de uma audiência é uma das maiores conquistas de uma estratégia de content marketing. Esta é a prova da relevância e da importância dos conteúdos, de tal forma que as pessoas querem comentar, partilhar e até agir na sequência desses conteúdos.
Levar a audiência a interagir é uma estratégia importante para multiplicar rapidamente os públicos e, mais do que isso, é um poderoso instrumento de recomendação sabendo que nós tendemos a confiar mais nas pessoas que nos são mais próximas e a seguir as suas recomendações. Aqui há vários caminhos a seguir:
- Comentários: é importante permitir comentários nos posts, seja num website/blog, seja nas redes sociais, mesmo sabendo que os comentários nem sempre são positivos. Mesmo nestes casos, este pode ser um instrumento importante para a marca esclarecer dúvidas, rebater ideias que podem não estar corretas ou dar explicações que podem ajudar a esclarecer acontecimentos menos positivos para a marca. Mas, atenção: tudo isto só resulta se houver disponibilidade para responder prontamente aos comentários. Caso contrário, mais vale não ter esta opção disponível.
- Botões de partilha: todos os conteúdos devem incluir botões de partilha para facilitar a divulgação nas várias redes sociais. Assim, facilita-se a tarefa de quem gostou do conteúdo e está disponível para o partilhar nas suas redes sociais ou mesmo enviá-lo por email como recomendação.
- Gestão ativa das redes sociais: para gerar envolvimento com a audiência é preciso estar presente nos ‘locais’ onde esta passa mais tempo e, neste caso, as redes sociais são incontornáveis. Aí, é possível acompanhar os temas que estão a ser mais comentados, interagir com as pessoas, envolvendo a marca, na discussão dos temas. Esta é aliás uma boa forma de encontrar temas relevantes que podem, depois, ser tratados diretamente nos canais próprios, gerando mais tráfego para o website.
Métricas a considerar (tanto nos conteúdos do website, como nas redes sociais)
- Número de likes
- Número de partilhas
- Número de comentários
- Número de cliques nas ligações
Avaliação a fazer
- Que conteúdos estão a gerar mais interação por tema e por formato (likes, cliques, partilhas)
- Que meios estão a ser mais eficazes em termos de interação
- Que comentários estão a ser feitos
- Qual a eficácia de resposta aos comentários
Para acompanhar esta série consulte os artigos anteriores:
Como implementar uma estratégia de content marketing e medir os resultados?