Content Marketing: como envolver a audiência?

Content Marketing: como envolver a audiência?

Captar a adesão e o envolvimento de uma audiência é uma das maiores conquistas de uma estratégia de content marketing. Esta é a prova da relevância e da importância dos conteúdos, de tal forma que as pessoas querem comentar, partilhar e até agir na sequência desses conteúdos.

Levar a audiência a interagir é uma estratégia importante para multiplicar rapidamente os públicos e, mais do que isso, é um poderoso instrumento de recomendação sabendo que nós tendemos a confiar mais nas pessoas que nos são mais próximas e a seguir as suas recomendações. Aqui há vários caminhos a seguir:

  • Comentários: é importante permitir comentários nos posts, seja num website/blog, seja nas redes sociais, mesmo sabendo que os comentários nem sempre são positivos. Mesmo nestes casos, este pode ser um instrumento importante para a marca esclarecer dúvidas, rebater ideias que podem não estar corretas ou dar explicações que podem ajudar a esclarecer acontecimentos menos positivos para a marca. Mas, atenção: tudo isto só resulta se houver disponibilidade para responder prontamente aos comentários. Caso contrário, mais vale não ter esta opção disponível.
  • Botões de partilha: todos os conteúdos devem incluir botões de partilha para facilitar a divulgação nas várias redes sociais. Assim, facilita-se a tarefa de quem gostou do conteúdo e está disponível para o partilhar nas suas redes sociais ou mesmo enviá-lo por email como recomendação.
  • Gestão ativa das redes sociais: para gerar envolvimento com a audiência é preciso estar presente nos ‘locais’ onde esta passa mais tempo e, neste caso, as redes sociais são incontornáveis. Aí, é possível acompanhar os temas que estão a ser mais comentados, interagir com as pessoas, envolvendo a marca, na discussão dos temas. Esta é aliás uma boa forma de encontrar temas relevantes que podem, depois, ser tratados diretamente nos canais próprios, gerando mais tráfego para o website.

 

Métricas a considerar (tanto nos conteúdos do website, como nas redes sociais)

  • Número de likes
  • Número de partilhas
  • Número de comentários
  • Número de cliques nas ligações

 

Avaliação a fazer

  • Que conteúdos estão a gerar mais interação por tema e por formato (likes, cliques, partilhas)
  • Que meios estão a ser mais eficazes em termos de interação
  • Que comentários estão a ser feitos
  • Qual a eficácia de resposta aos comentários

 

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

<p>Editora e diretora-geral da Webtexto.</p>