Marketing de serviços financeiros: os desafios na era digital

Marketing de serviços financeiros: os desafios na era digital

“Num setor tradicionalmente avesso ao risco, a pandemia desbloqueou o potencial do digital, retirando as barreiras que muitas vezes as organizações enfrentam aquando da adoção de novas tecnologias”, lê-se num artigo do Jornal de Negócios sobre a promessa do mundo digital na banca. Esta realidade chama ainda mais à atenção para a importância do marketing de serviços financeiros.

Portanto, os desafios permanecem. Depois da pandemia, vivemos, pois, num período pautado pela subida das taxas de juro, pelo avanço da inflação e pela queda do crescimento das economias. Neste contexto, “os clientes da banca de retalho também esperam mais dos seus bancos. Em particular, pedem uma maior experiência cross-channel e uma orientação prática, durante períodos desafiantes”, escreve a Deloitte, no 2023 banking and capital markets outlook.

Estas exigências acrescidas levam, então, os bancos a não olhar apenas através da lente dos produtos e a criar experiências para o consumidor, baseadas nos dados, consistentes em todos os canais e complementadas pelo aconselhamento personalizado.

A importância do marketing de serviços financeiros

Neste contexto, o marketing de serviços financeiros torna-se, decerto, crucial. Mas, afinal, o que é e quais são as funções desta área de especialização?

O que é o marketing de serviços financeiros?

Segundo a consultora Gartner, “o marketing de serviços financeiros usa várias estratégias e técnicas de marketing para criar e aumentar o conhecimento sobre produtos financeiros, captar leads e convertê-los em clientes fiéis, através de campanhas de marketing contínuas.” Para isso, recorre a dois métodos, a saber:

  • Marketing digital, utilizando canais inbound, como blogues, ou outbound, como anúncios PPC (pay per click);
  • Marketing tradicional, que engloba a televisão e a rádio, mas também meios impressos.

Quais são as funções do marketing financeiro?

Ainda segundo a Gartner, as soluções de marketing financeiro apoiam as empresas em múltiplas vertentes, por exemplo:

  • Identificar e comunicar histórias únicas e diferenciadoras;
  • Evidenciar propostas de valor e criar reconhecimento e credibilidade;
  • Gerar resultados que amplificam a marca e impulsionam o seu crescimento;
  • Desenvolver campanhas de comunicação estratégica que suportem os objetivos e gerem novos negócios;
  • Oferecer uma experiência excecional ao cliente.

Por que é necessário o marketing de serviços financeiros?

O quadro atual impulsiona as instituições financeiras a irem ao encontro das novas necessidades dos seus clientes. Alguns fatores contribuem para isso:

  • A estandardização dos produtos financeiros, dificultando a distinção entre concorrentes;
  • A disrupção trazida pelas fintech, nativas digitais, que questionam o statu quo das instituições financeiras;
  • As barreiras impostas pela regulação, que impulsionam a criatividade na comunicação com os consumidores;
  • A transformação digital, que traz consigo a automatização de processos, mas também novos dados que permitem conhecer os outros e interagir de forma diferente;
  • Clientes mais digitais, que esperam experiências online mais fluídas e cada vez mais personalizadas.

O desafio dos canais e dos conteúdos digitais

Neste novo cenário, os canais digitais destacam-se, certamente, como um fator determinante no marketing de serviços financeiros. Passamos, sem dúvida, cada vez mais horas nos meios digitais e é aí que se criam oportunidades únicas para interagir e conquistar a confiança dos consumidores, numa relação que começa ainda antes de se tornarem clientes.

Segundo o Digital Consumer Survey Portugal 2021, da Nielsen & Dynata, os portugueses passam, em média, 72 horas por semana conectados à Internet. Desse tempo, cerca de 13 horas são, então, dedicadas às redes sociais.

Neste contexto, “a combinação de e-mail, mensagens, web design e content marketing tem um impacto enorme ao nível do envolvimento digital”, lê-se no relatório Maximizing Digital Banking Engagement.

Quais são os meios digitais mais utilizados no marketing de serviços financeiros?

As instituições financeiras podem recorrer a diversos meios, no âmbito das suas estratégias de marketing, a saber:

  • Websites: porta de acesso para múltiplos serviços financeiros, os websites e as apps têm um papel fundamental na comunicação, devendo preocupar-se com a garantia de uma navegabilidade adequada (web design), otimizada para os vários suportes digitais;
  • Blogues: espaço privilegiado para transmitir conhecimento, desmistificar produtos e serviços financeiros, os blogues são, sem dúvida, fontes importantes de informação, que contribuem para fortalecer a confiança dos consumidores e estabelecer relações;
  • Guias e e-books: suportes a considerar quando se pretende investir na divulgação de conteúdos mais aprofundados sobre um determinado tópico. Podem ser descarregados em formato PDF, para uma consulta mais detalhada;
  • Chatbots: através destes novos mecanismos para comunicar com as pessoas, disponíveis 24/7, a experiência digital revela-se mais esclarecedora e interativa;
  • Redes sociais: meios que viabilizam a divulgação de conhecimento, mas que também privilegiam a exposição de um lado desconhecido das organizações financeiras. Permitem, por exemplo, humanizar o setor, revelando os rostos dos seus trabalhadores, ou esclarecer como funciona esta indústria;
  • Webinars: cumprindo a função de propagar conhecimento, numa área nem sempre familiar, os webinars e os vídeos são, assim, canais úteis para aprofundar e clarificar temas mais complexos;
  • E-mail e mensagens de texto: numa comunicação mais direta e personalizada, é possível responder às carências específicas de cada cliente, divulgando dicas ou apresentando soluções customizadas.

Para qualquer destes canais é, então, vital aprimorar um elemento fundamental: a produção de conteúdo.

Qual é o papel do content marketing de serviços financeiros?

Desde logo, a confiança nas instituições financeiras e o subsequente investimento nos seus produtos estão, decerto, dependentes do conhecimento dos serviços oferecidos. Nesta matéria, o content marketing apresenta um papel crucial.

“Em vez de lançar os seus produtos e serviços financeiros, o content marketing permite que os bancos e as instituições de crédito forneçam conteúdo verdadeiramente relevante e útil para clientes e potenciais clientes, ajudando-os a resolver problemas específicos”, afirma Jim Marous, coeditor do The Financial Brand, apresentador do podcast Banking Transformed e CEO do Digital Banking Report. 

Segundo o especialista, uma estratégia adequada de content marketing de serviços financeiros permite:

  • Entregar conteúdo verdadeiramente relevante a clientes e potenciais clientes, ajudando-os a resolver problemas específicos;
  • Ajudar as instituições financeiras a serem encontradas pelos consumidores, quando procuram por serviços deste âmbito;
  • Aliar apelos altamente direcionados e contextualizados a dados e informações úteis;
  • Estabelecer uma ligação com os consumidores, de forma personalizada e emocional, procurando fidelizá-los a longo prazo.

Para isso importa, no entanto, relembrar que uma estratégia de marketing de serviços financeiros deve seguir um conjunto de passos:

  • Definir a audiência;
  • Delinear o tipo de conteúdos em que apostar;
  • Escolher os canais onde será publicado o conteúdo e como será promovido;
  • Determinar quem produzirá o conteúdo, e como;
  • Analisar os resultados.

Para poder delinear e implementar uma estratégia de content marketing de serviços financeiros, preparámos um conjunto de artigos especializados:

Consulte estes artigos e contacte-nos, se precisar de apoio para implementar os conteúdos do seu plano de marketing financeiro.

Imagem por Andreia Dias com recurso a Freepik

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.