A produção de conteúdos abarca uma série de opções, desde um artigo para um blog até um vídeo. Mas numa estratégia de Content Marketing que procura dar um valor acrescentado aos utilizadores, há um formato que não pode ser posto de lado: os ebooks.
O que são ebooks?
O ebook, ou livro digital, é um conteúdo extenso normalmente apresentado em formato PDF ou EPUB. Mas o que diferencia um ebook de uma publicação num blog? Existem várias vantagens associadas a este formato.
Uma das grandes vantagens dos ebooks é que, apesar de terem a estrutura de um livro, são pensados para a web, pelo que podem conter links para encaminhar o utilizador para o seu blog, website ou até para um vídeo explicativo no YouTube. Além disso, com um ebook podemos acrescentar algumas opções gráficas que nem sempre são possíveis num blog.
Pela profundidade e pelo detalhe com que permitem abordar os temas, os ebooks são também uma fonte de informação rica e uma forma de mostrar o verdadeiro know-how e a especialização de quem a produz.
Por isso mesmo, são os produtos mais utilizados nas estratégias de captação de leads. Os potenciais clientes não hesitam em partilhar os seus contactos, sabendo que em troca vão receber informação útil que irá aumentar os seus conhecimentos em determinadas áreas.
Conseguir leads qualificados através de ebooks
A inclusão de ebooks numa estratégia de Content Marketing é muito útil, porque pode usá-los como moeda de troca. Não estamos a falar de dinheiro, mas sim de um contacto ou lead. Para aceder a ebooks gratuitos, o utilizador descarrega-os de um website específico ou recebe-os por email, pelo que são um excelente meio para obter contactos de profissionais da área ou até potenciais clientes que se interessam pelo conteúdo do ebook em causa.
Existem algumas plataformas de Email Marketing que lhe permitem desenvolver estes formulários e incluí-los no seu website. Além disso, estas plataformas vêm sempre em cumprimento das regras de proteção de dados e armazenam os contactos tendo isso em consideração.
Ferramentas para criar ebooks
A criação de ebooks não é uma tarefa simples, pois não se trata apenas da paginação. Também é necessário escrever os conteúdos e desenvolver imagens ou infografias.
Para ajudar na tarefa da paginação, há uma série de ferramentas no mercado que facilitam a criação de ebooks atrativos. No entanto, aquela que recomendamos é o Adobe InDesign.
Adobe InDesign
À semelhança de outras ferramentas da Adobe, o InDesign é um dos softwares mais conhecidos do mercado para o design de publicações, sejam flyers, revistas ou ebooks. Destina-se a designers profissionais, no entanto é muito intuitivo e facilita o processo em algumas fases.
Para criar um ebook no InDesign tem de, primeiramente, indicar o objetivo do documento. Isto vai definir um conjunto de características por si. Por exemplo, ao optar por uma publicação web em vez de um documento para ser impresso, o InDesign irá trabalhar com o modelo de cor RGB; ou se definir que quer um documento A4, este fica logo com as medidas desse formato.
Além disso, quem usa outras ferramentas da Adobe beneficia da capacidade de integração entre as várias soluções. Sendo certo que este não é o método mais económico, é o mais comum entre os profissionais de design.
Outras ferramentas para criar ebooks
Em alternativa ao InDesign, existem outras plataformas, e algumas delas até funcionam online, sem necessidade de haver instalação. Claro que, devido ao ebook ser um formato mais complexo, é normal que grande parte das ferramentas não seja gratuita.
Crello
Se está habituado a trabalhar com websites de criação de imagens, já deve conhecer o Crello. Esta ferramenta tem também ao seu dispor inúmeros templates para criação de ebooks. Basta escolher o que mais lhe agrada e substituir o texto e as imagens. Para os mais criativos, podem sempre iniciar com uma folha em branco e desenvolver o ebook a partir daí.
Visme
À semelhança do Crello, o Visme destaca-se pela sua capacidade de criar imagens. No entanto, oferece ainda uma grande diversidade de modelos de ebook. Apesar de apresentar alguns layouts gratuitos, estes só podem ser descarregados para PDF se tiver uma conta premium.
LucidPress
Esta é sem dúvida uma plataforma a que vale a pena dar uma oportunidade se pretende criar um ebook. É bastante intuitiva e funciona através do browser, tornando-se bastante acessível. Permite criar revistas e newsletters, mas também documentos mais promocionais como brochuras ou flyers.
A exportação pode ser feita em PDF ou formato de imagem (PNG e JPEG). Outra característica importante é que permite importar ficheiros do InDesign.
Existe uma versão gratuita, mas apenas permite exportar documentos com o máximo de três páginas, por isso, para quem ficar fã, a alternativa é mesmo avançar para um plano pago.
Google Docs e Google Slides
Também a Google entra na corrida das plataformas para criar ebooks. Tanto o Google Docs como o Google Slides funcionam no browser e são colaborativos, o que permite que vários elementos da equipa trabalhem no documento em simultâneo. Apesar de as ferramentas serem gratuitas e maioritariamente usadas para texto corrido ou apresentações, têm alguns templates para tornar o documento mais apelativo.
Passos para a criação de um ebook
Agora que já escolheu a ferramenta que vai utilizar, chegou a hora de criar o seu primeiro ebook. Para isso, é importante que tenha em mente todas as fases deste processo:
- Primeiramente, pesquise e reúna toda a informação que pretende incluir no ebook, seja texto, imagens, vídeos, etc.;
- Faça um planeamento da estrutura do ebook. Esta fase é muito importante para desenvolver uma noção do espaço e definir onde vai colocar blocos de texto, fotografias ou infografias. Evite colocar blocos muito extensos de texto, para que as páginas respirem e consiga prender a atenção do leitor;
- A partir da informação que recolheu e respeitando o espaço que delineou no passo anterior, comece a escrever e a planificar possíveis infografias;
- Agora que incluiu toda a informação no ebook, chegou a fase do design. Aqui fica clara a importância da planificação. Se colocou textos muito longos em cada página, vai notar que o ebook vai ficar muito pesado e sem margem para que o designer possa trazer alguma identidade visual ao formato;
- É normal que não fique logo satisfeito com a primeira versão. Por isso, para finalizar, faça as revisões e os ajustes necessários antes de exportar o ebook para PDF ou EPUB.
É normal que não fique logo satisfeito com a primeira versão. Por isso, para finalizar, faça as revisões e os ajustes necessários antes de exportar o ebook para PDF ou EPUB.