Content Marketing: como aumentar as vendas?

Content Marketing: como aumentar as vendas?

Nos grandes objetivos de uma estratégia de content marketing há um ponto que é praticamente incontornável para as marcas: aumentar as vendas.

Embora referido em último lugar, este é um objetivo que está sempre presente em todas as estratégias, sendo aquele para o qual convergem os restantes: queremos maior notoriedade, mais leads e maior interação para, no final, aumentar as vendas. Desta forma, embora de uma forma mais abrangente, este objetivo vai incorporar meios, métricas e critérios de avaliação que já foram mencionados nos objetivos anteriores. Ainda assim, é importante enumerar os mais relevantes:

  • Meios próprios: ter um website que respeita as boas regras de SEO, produzir conteúdos com regularidade e estar presente nas redes sociais são as condições de base para conseguir ter visibilidade e uma boa reputação digital que vai conduzir às vendas.
  • Recorrer a meios externos: construir uma estratégia de comunicação que atraia a atenção de outros players do mercado e dos media, mas também estar presente noutros sites relevantes, caso da Wikipedia por exemplo, são meios importantes para chegar a uma audiência mais vasta.
  • Meios pagos: pagar para garantir uma presença mais eficaz nas pesquisas ou para marcar presença nas redes sociais é uma possibilidade que deve estar sempre em cima da mesa quando avaliamos instrumentos que viam aumentar as vendas. Seja através das pesquisas, em Google AdWords, nas redes sociais ou numa estratégia de native advertising tudo deve ser equacionado tendo em conta o orçamento disponível, o tipo de produto ou serviço e a fase em que se encontra a estratégia (as fases iniciais precisam quase sempre de um impulso inicial dos instrumentos pagos). 

 

Métricas a considerar

  • Custo por lead por meio: é muito importante saber quanto se está a gastar em cada meio e quantos leads estão a ser gerados em cada meio. Só assim será possível saber quais os meios mais eficazes na captação de contactos que depois se poderão converter em novos clientes.
  • Vendas por leads recebidos: para além dos leads, é também fundamental perceber quais desses leads são qualificados e que se estão realmente a transformar em vendas. Não basta saber quantos novos clientes se conseguiu conquistar, é fundamental saber que volume de vendas foi possível efetuar. Poucos clientes podem significar um forte volume de vendas e muitos clientes podem estar a render muito pouco quando se calcula o montante alcançado.
  • Custo por conversão: para poder saber que meios estão a ser mais eficazes, é importante ter em mãos os valores que permitem avaliar os custos por conversão. Se há meios que estão a conseguir captar mais leads e a um custo mais baixo, então serão os meios a privilegiar.

 

Avaliação a fazer

  • Estratégias de conversão mais eficazes
  • Meios que mais convertem em vendas
  • Meios em que os custos por conversão são mais baixos

Sendo o último artigo de uma série que permitiu percorrer os pontos principais de um estratégia de content marketing, deixamos aqui os links para poder consultar os artigos já publicados e completar a leitura.

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.