Canalizar o público certo para um site sem ter de gastar um cêntimo em publicidade parece uma tarefa quase impossível. Mas não é.
Chama-se tráfego orgânico e ao longo do tempo tem-se afirmado como a estratégia mais sólida e consistente para canalizar o público certo para as nossas páginas, ao contrário do que acontece no caso do tráfego pago. Essa é a base do content marketing: alcançar a nossa audiência através da produção de conteúdos que são transversais a todos os meios digitais onde a marca possa estar presente! Através de um blog, de uma área de conteúdos do site, da presença nas redes sociais ou através de email marketing, transmitimos conteúdo e esse conteúdo – quando bem planeado – é a chave para conquistar as audiências certas e transformar potenciais clientes em clientes. Daí que o content marketing se afirme como a estrela do marketing digital em 2018.
4 dicas para um bom Content Marketing
- Escolha temas que sejam do interesse do seu público
- Use palavras-chave para otimizar os seus conteúdos
- Fuja aos artigos: aposte em notícias, e-books e infografias
- Não se foque só no site: divulgue os seus conteúdos nas redes sociais e através de newsletters
O que a sua empresa pode ganhar com o content marketing?
- Posicionamento SERP (Search Engine Results Page), que é o posicionamento em motores de pesquisa;
- Aumento da credibilidade, e por conseguinte dos seus lucros;
- Cria reconhecimento;
- Gera fidelidade;
- Atrair potenciais clientes.
Outras tendências para o ano de 2018
- Marketing por Geolocalização – segmentação por localização que permite que a sua publicidade se foque nas áreas onde se encontram os clientes certos – aumentando o retorno sobre o investimento (ROI);
- Influencers – pessoa ou conjunto de pessoas que são reconhecidas nas redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram, entre outras) pelos conteúdos que desenvolvem, com vista a influenciar;
- Instant Messaging – aplicação que permite o envio e receção de mensagens de texto instantaneamente;
- Inteligência Artificial – inteligência comparável à humana exibida por mecanismos ou softwares;
- Chatbots – programa de computador que simula uma conversação entre um ser humano e um ser digital.
Este artigo foi escrito por Lígia Machado, autora convidada do Comteúdo.