Um íman ou um megafone. A diferença entre Inbound e Outbound Marketing é muitas vezes representada através desta imagem, o que mostra bem a distinção entre estas duas estratégias de Marketing. Devemos cativar os clientes ou potenciais clientes usando uma técnica de atração ou uma técnica de invasão?
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, que nasce na era digital, tem conquistado cada vez mais adeptos. Em oposição ao Outbound Marketing, apresenta-se como uma estratégia mais económica, mais eficaz e com um rácio mais elevado de conversão ou geração de leads.
Um dos objetivos do Inbound Marketing é levar o cliente a descobrir a empresa porque esta lhe dá a informação de que precisa, em vez de “invadir” o seu espaço através de mensagens publicitárias. Isso é possível porque o potencial cliente toma a iniciativa de recorrer à Internet para encontrar respostas e fazer pesquisas sobre um tema ou um produto que lhe interessa ou porque se depara com conteúdos online que vão ao encontro da sua esfera de interesses.
É por isso que o Inbound Marketing – muitas vezes confundido ou considerado similar ao Marketing de Conteúdo – não existe sem a produção de conteúdos relevantes. Para isto, é preciso construir uma persona, de modo que a informação seja personalizada e responda às dúvidas e pesquisas do público. É desta forma que se vai gerar uma interação com os potenciais clientes e criar uma relação de confiança.
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing é o que anteriormente se considerava Marketing tradicional. Nesta estratégia, a empresa controla a informação a que o público tem acesso, veiculando uma mensagem publicitária massificada e unidirecional que se baseia, muitas vezes, na repetição exaustiva.
Uma vez que é uma estratégia mais cara, precisa de ser muito mais geral e abrangente, para tentar chegar ao maior número de pessoas possível, sejam elas o público-alvo ou não. E é aqui que também pode residir o problema. Considerando a quantidade de publicidade com que o cliente é “bombardeado” a cada minuto, qualquer informação que não seja personalizada ou relevante tem uma maior probabilidade de vir a ser ignorada.
Ainda que exista esta diferença entre Inbound e Outbound Marketing, não significa que estas duas estratégias não possam ser utilizadas em simultâneo por empresas ou marcas de grande dimensão. “A publicidade ainda é utilizada pelas megamarcas com um grande alcance e provavelmente ainda funciona para algumas organizações e produtos”, diz David Meerman Scott no livro The New Rules of Marketing & PR, acrescentando que a publicidade também funciona em muitas publicações específicas. No entanto, refere, “para milhões de outras organizações (…) a publicidade tradicional é geralmente tão vasta e tão ampla que acaba por ser ineficiente”. Daí que a opção para chegar a nichos de mercado, com custos bem menores, seja através da web.
Artigo atualizado a 28 de fevereiro de 2020 por Rosa Machado.
