Como escrever um artigo otimizado para SEO

Como escrever um artigo otimizado para SEO

O artigo está finalmente pronto! Conseguiu os dados que precisava, falou com as pessoas certas, recolheu casos concretos e enumerou uma série de dicas que tornam o seu artigo um recurso importante para a sua audiência. Será que isso, só por si, é garantia que quem precisa deste artigo o vai encontrar? Não, não é garantido que assim seja! E é aqui que entra o célebre acrónimo SEO, em inglês Search Engine Optimization, que não é mais do que a aplicação de um conjunto de medidas com o objetivo de potenciar e melhorar o posicionamento de um conteúdo ou website nos resultados orgânicos (não pagos) dos motores de busca, aumentando a sua visibilidade e gerando conversões.

O SEO tem uma componente técnica – que pode implicar uma complexa reestruturação do website ou do blog – mas também abrange alguns passos simples na construção dos conteúdos que permitem aumentar ou melhorar o ranking num motor de busca, sem grande dificuldade. A utilização de palavras-chave e de links num artigo são alguns deles. Mas não só. Há um conjunto de regras que podem ajudar nessa tarefa.

 

Dicas SEO

 

Todas estes fatores quer ajudam a potenciar a visibilidade dos conteúdos nos motores de busca podem ser geridos mais facilmente com a ajuda de plugins vocacionados especificamente para avaliar o conteúdo e a estrutura de um artigo. Plugins, como o Yoast ou o SEO by SQUIRRLY™, podem ser instalados em softwares de gestão de conteúdo, como o WordPress, para ajudar a avaliar o SEO.

 

Continua com dúvidas sobre em que consiste o SEO? Esclareça todas as questões com a ajuda do artigo “O que é SEO?”.

O que é SEO?
 

Imagem por Andreia Dias com recurso a Freepik

Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

<p>Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.</p>