O poder do storytelling numa estratégia de Content Marketing

O poder do storytelling numa estratégia de Content Marketing

No universo digital, os relógios têm mais pressa. Tudo acontece a um ritmo frenético e a profusão de vozes torna cada vez mais difícil o desafio de produzir conteúdos relevantes para um determinado público-alvo. Já pensou que a melhor forma de impactar a sua audiência pode ser o storytelling? Acredite, esta não é apenas mais uma tendência passageira para encher manuais de Marketing. Quer saber porquê?

O que é o storytelling?

O storytelling não é um processo, um método ou uma técnica: é uma arte. Quem o defende é a especialista em Content Marketing Allie Decker, no blog do HubSpot, constatando que esta ferramenta se “tornou numa componente crucial das mais bem-sucedidas campanhas de Marketing”. 

Segundo o artigo, o storytelling pode ser definido como o uso de técnicas narrativas para fazer chegar – e clarificar – uma mensagem a uma determinada audiência. Acima de tudo, deve atentar-se no poder desta ferramenta para criar uma relação de proximidade com os consumidores e humanizar a marca. 

Porque é que o storytelling é eficaz?

Nós somos as histórias que temos para contar. É nessa capacidade de sabermos contar(-nos) que reside grande parte daquilo que faz de nós humanos. Na verdade, o storytelling é uma técnica utilizada em todas as sociedades e culturas humanas conhecidas, desde tempos imemoriais. É uma arte inscrita no nosso ADN.

Contar uma história é um pouco como pintar um quadro. Trocam-se as tintas pelas palavras, mas continua a ser uma forma de retratar uma ação, passada num determinado tempo e espaço. A narração tem uma capacidade ímpar (e universal) para emocionar, envolver, inspirar e aproximar. 

Ora, se a sua empresa ainda não faz uso desta ferramenta para fortalecer a sua estratégia de Content Marketing, está à espera de quê?

4 mandamentos do storytelling

Sabendo que as histórias têm o poder de cativar a atenção e inspirar mudanças nos consumidores, cada vez mais empresas estão a usar esta ferramenta nas suas estratégias de Content Marketing. 

A ancestral arte dos contadores de histórias pode ser usada ao serviço de um produto ou de um serviço, mas também (e sobretudo aqui) na construção e fortalecimento da personalidade da marca. Importa não esquecer que, hoje, os consumidores tendem a criar laços de lealdade com marcas com as quais se identificam. Se humanizar a sua empresa através do storytelling, será mais fácil criar esse vínculo emocional.

Para isso, reunimos 4 mandamentos que não deve esquecer na hora de começar a escrever

  • Identificar o objetivo: antes de enfrentar a folha em branco, defina claramente qual é o seu público-alvo, qual é o seu propósito e qual é a mensagem-chave a transmitir;
  • Incluir informação relevante: tenha atenção à descrição das circunstâncias, das personagens e dos problemas a enfrentar. Não se esqueça de incluir algumas curiosidades que enriqueçam a narrativa, mas não se perca no excesso de informação;
  • Evitar o autoelogio a todo o custo: não precisa de edificar uma estátua em nome da sua marca para que ela seja admirada. Muitas vezes, as pessoas tendem a identificar-se com maior facilidade com os erros ou as falhas. Não os esconda, são eles que humanizam a sua empresa;
  • Apelar à emocionalidade: a partilha de uma história é uma ótima forma de criar uma ligação emotiva com alguém. Utilize uma escrita transparente, criativa e envolvente.
Luís Eusébio
Conheça o autor / Luís Eusébio

Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.