Quanta arte fantástica, quantas inovações essenciais, quantos produtos incríveis teriam ficado perdidos se não tivessem chegado ao público certo? Ou seja, se não tivessem sido divulgados adequadamente. O mesmo se passa com o seu conteúdo digital. Por isso, após decidir ter um blog e começar a produzir conteúdos, vem uma pergunta fundamental: como divulgar o blog para chegar aos seus clientes e possíveis clientes?
Em primeiro lugar, é importante assegurar que os conteúdos são interessantes, para fidelizar a audiência. Por isso, deve mesmo seguir algumas regras cruciais para escrever artigos relevantes, como a escolha de tópicos úteis, a originalidade e a estrutura. Além disso, a otimização para SEO é fulcral para garantir que os conteúdos são encontrados quando o público-alvo procura determinados temas (palavras-chave).
No entanto, não deve depender exclusivamente da procura casual do consumidor. Existem várias formas de divulgar os seus artigos e o seu blog que o podem ajudar a chegar a cada vez mais pessoas. Saiba quais.
Website
Pois bem, nada como divulgar o blog no website da sua marca, para começar. Dessa forma, mostra que não vende apenas produtos ou serviços: tem conteúdos extra, artigos com informações úteis para os clientes. É certamente uma maneira de mostrar ao consumidor que está preocupado com ele, oferecendo informação que ajuda a resolver determinadas situações (aliás, Marketing de Conteúdo é isto mesmo). Coloque um formulário para o cliente subscrever e receber mais conteúdo.
Email Marketing
Apostar no Email Marketing, especialmente em newsletters, é uma das melhores e mais económicas maneiras de fazer chegar os seus artigos ao seu público. Pode, inclusive, pedir para comentarem os conteúdos, enviarem dúvidas e ideias, partilharem nas redes e com os contactos, por exemplo. Além disso, os colaboradores da sua empresa podem divulgar as newsletters para os contactos pessoais que possam interessar-se pelos temas.
Redes sociais
Como divulgar o blog sem usar as redes sociais? Parece impossível, pois estas plataformas já fazem naturalmente parte das ferramentas de divulgação que usamos, tanto para artigos, como para o próprio blog ou websites, produtos e promoções, e, até, newsletters.
Contudo, para isso, deve ter uma estratégia de Marketing Digital, de forma que possa determinar as melhores redes sociais para a sua marca e como divulgar os seus conteúdos. Algumas ideias?
Plataformas do seu nicho
Da mesma forma que partilhou conteúdo em grupos e comunidades, existem outros websites, fóruns e plataformas que pode usar. Pesquise quais os mais relevantes dentro da sua área de negócio e crie uma relação, seja comentando alguns temas ou ajudando com dicas, sempre sem esquecer de fazer menção à sua própria marca.
Parcerias e entrevistas
Guest posts: escreva artigos para outros blogs ou canais (em que assina e coloca o blog da sua marca) ou convide alguém relevante para escrever no seu. Em alternativa, entreviste alguém influente na área. De preferência, faça tudo, ou seja, uma parceria que implique um quid pro quo. Assim, chegará a mais audiência, o motor de pesquisa da Google também começará a perceber que o seu blog é relevante e será visto como uma fonte fiável de informação útil.
Diferentes formatos
Aproveite os artigos que já tem e “transforme-os” para acrescentar valor. Sem esquecer, claro, de aproveitar para aumentar a sua lista de contactos, pedindo às pessoas para subscrever a fim de receber esse conteúdo. Por exemplo, crie um ebook com case studies ou ferramentas. Desse modo, estará a oferecer um conteúdo extra no seu blog, website ou nas suas redes que poderá apelar a outras e a mais pessoas.
Conteúdo pago
Não coloque de lado a possibilidade de investir para promover o artigo, seja no Google, nas redes sociais ou com influencers, por exemplo. Como divulgar o blog é fundamental para chegar até ao seu público-alvo e fidelizá-lo, faça um jogo de equilíbrios entre o tráfego orgânico e alocar algum valor também a publicidade, para poder chegar a mais pessoas.
Se tem dúvidas sobre como divulgar o blog, nós podemos ajudá-lo a planear uma estratégia que o leve mais longe. Conte-nos quais os seus objetivos e fale-nos da sua marca, nós gostamos de desafios.