Os méritos de apostar numa estratégia de conteúdos de qualidade são consensuais para a notoriedade e o crescimento das marcas. Mas o que é melhor: desenvolver a estratégia internamente ou recorrer à especialização de uma agência de Content Marketing?
Há um conjunto de fatores a ter em conta, como a dimensão da empresa ou os objetivos a atingir nos prazos definidos. Não havendo receitas definidas, a verdade é que existem diversos motivos para contratar uma agência especializada, mesmo que seja para trabalhar em conjunto com as equipas internas de Marketing.
O que é uma agência de Content Marketing?
Antes de apontar as vantagens de contratar os serviços de uma agência de Content Marketing, importa saber o que é Content Marketing e perceber o que faz uma agência especializada.
Há várias definições consensuais e muito citadas quando se trata de definir o que é Content Marketing. Mas, de uma forma sintética, trata-se da produção e distribuição de conteúdos relevantes e úteis para uma determinada audiência, no âmbito de uma estratégia de Marketing, com vista à sua conversão e fidelização.
Ou seja, em vez de apostar apenas numa comunicação mais tradicional e de produto, as marcas optam por abordar temas relevantes para o seu público-alvo. Desse modo, atraem e constroem uma audiência que aprende, se identifica e comunga dos mesmos interesses e valores, acabando por tornar-se cliente.
Assim, uma agência de Content Marketing tem precisamente o papel de trabalhar com os clientes toda a estratégia de conteúdos que fará parte da sua estratégia de Marketing (digital e não só).
Benefícios de contratar uma agência
A decisão de implementar uma estratégia de conteúdos interna ou externamente depende de uma diversidade de fatores. Na altura de avaliar e tomar uma decisão, é importante ter em mente o conjunto de vantagens que uma agência de Marketing de Conteúdo lhe pode trazer:
Especialização na procura e no tratamento da informação
Quando se fala da produção de conteúdo no âmbito de uma estratégia de Content Marketing, falamos da produção de conteúdos de qualidade, que têm um carácter informativo ou didático. Para gerar confiança, é preciso garantir que estes são baseados em fontes fiáveis e que estão bem fundamentados. Ao mesmo tempo, é necessário assegurar que essa informação vai ser passada da forma mais envolvente e correta.
Esse é um trabalho que exige especialização, se possível de profissionais com experiência em jornalismo. Uma agência de Content Marketing tem de garantir que estes profissionais fazem parte das suas equipas.
Equipas multidisciplinares
A implementação de uma estratégia de Marketing de Conteúdo exige um conjunto de competências que dificilmente podem ser congregadas em uma ou duas pessoas. Falamos de competências de SEO, de produção de artigos, mas também de design, de revisão de textos, de gestão de redes sociais ou de analytics para avaliar o impacto dos conteúdos.
Ao contratar o serviço de uma empresa profissional, as marcas asseguram desde logo o acesso a este conjunto de competências. Dessa forma, garantem um trabalho mais profissional.
Acesso a ferramentas específicas
Uma equipa de Marketing de Conteúdo precisa de recorrer a um conjunto de ferramentas, por vezes complexas, que lhe permite definir, produzir, divulgar e analisar o impacto dos conteúdos. Assumir os custos destes instrumentos e de ter equipas capazes de tirar o melhor proveito destas exige custos avultados.
Uma agência de Content Marketing, pela especialização e pelo volume de trabalho, tem acesso e lida diariamente com estes recursos. Falamos de, por exemplo, ferramentas de SEO para criar uma estratégia de conteúdos eficaz, mas também de design, de publicação ou de analytics.
Acesso a conhecimento especializado
Gerindo contas de vários clientes, muitas vezes, as agências acabam por se especializar em alguns setores. Isso dá uma garantia de segurança às marcas e aos negócios que operam nestes mercados, nomeadamente quando se trata de áreas tão especializadas como a financeira, de seguros ou jurídica, mas também a da saúde, só para dar alguns exemplos.
Os benefícios compensam os custos
Quando uma empresa decide implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, à partida tem em conta os custos financeiros e a existência de alguns recursos internos com determinadas competências e certos conhecimentos, como em ferramentas do universo do Content Marketing.
Assim, estes podem ser argumentos que de início fazem adiar a decisão de contratar serviços especializados. No entanto, com o tempo, constatando o esforço que é necessário despender na criação de conteúdo de qualidade e que este gere resultados, percebe-se que o custo-benefício acaba por compensar. Além disso, a empresa ganha mais tempo para se dedicar à gestão do negócio.
Se pondera trabalhar com uma agência de Content Marketing, venha conhecer a qualidade do trabalho e o empenho que a Webtexto deposita em cada projeto.
