Tem inúmeros contactos e informação de qualidade para partilhar, mas não sabe como? Existe uma ferramenta de Email Marketing ideal para si. Falamos, pois claro, da newsletter. O que é, quais os benefícios e como criar este email rico em conteúdo que o vai ajudar a fortalecer a relação com os seus clientes e a conquistar novos. Explicamos-lhe tudo.
O que é uma newsletter?
Trata-se de um email com conteúdo relevante, útil e de qualidade, direcionado para um público específico. Muitas empresas optam por incluir produtos e partes mais comerciais na sua newsletter, o que é ótimo para conquistar novos clientes.
Tornou-se uma forte ferramenta de Marketing Digital e tem imensos benefícios, tais como:
A GetResponse analisou os emails enviados através da sua plataforma entre julho de 2019 e junho de 2020 e chegou a algumas conclusões.
As organizações sem fins lucrativos são as que têm maior taxa de abertura.
A indústria automóvel é a que tem mais contactos a cancelar a subscrição.
Taxa de abertura de lembretes de webinários enviados uma hora antes do evento começar.
Apesar de os dados variarem dependendo da indústria e do tema, os passos a seguir na construção de uma newsletter são sempre os mesmos para qualquer negócio. Vamos conhecê-los.
1. Temas a abordar numa newsletter
As melhores newsletters são aquelas que respondem às necessidades de quem as recebe, por isso, o primeiro passo é definir a sua audiência. Pretende comunicar com clientes fidelizados ou seguidores que ainda não se converteram ao seu negócio?
No caso de estar a comunicar com clientes, deve partilhar conhecimento sobre a área, mas também novidades e promoções. Já para seguidores não fidelizados deve apostar em conteúdos que os convençam a converter.
Claro que o que escrever numa newsletter tem de estar relacionado com o seu negócio, mas existem alguns tipos de conteúdo que se adequam sempre:
2. Como escrever uma newsletter
Depois de definir os tópicos, chegou a hora de fazer a pesquisa e escrever o conteúdo. Use parágrafos curtos, com uma linguagem simples, mas com informação completa. Coloque links externos como um complemento, ou seja, não force o leitor a estar constantemente a sair do email.
Além de informar, o objetivo da newsletter é angariar novos clientes para o seu negócio, por isso é fulcral incluir uma call-to-action para divulgar o seu produto ou serviço.
Por fim, voltemos ao início – o assunto do email, que é a primeira coisa que o leitor vê na caixa de entrada. Assim, a não ser que já tenha seguidores fiéis que abrem sempre os seus emails, terá de dar o seu melhor neste campo.
Para criar um assunto de email, deve:

3. Plataformas para criar uma newsletter grátis
As plataformas de Email Marketing disponibilizam templates de newsletter, o que é muito útil, principalmente para equipas mais pequenas que têm menos tempo para se dedicar à comunicação da marca. Mas a principal vantagem é armazenarem toda a informação – desde os contactos, até aos relatórios de envio.
Na Webtexto, optamos por criar newsletters no Mailchimp, mas as nossas sugestões são:
Existem outros caminhos que pode seguir, tais como criar uma newsletter em HTML e importar para uma das plataformas de Email Marketing.
Se está a questionar-se como criar uma newsletter no Outlook, Gmail ou outro serviço de webmail, a resposta é: não pode. Claro que é possível construir um modelo de email e copiá-lo sempre que precisar, mas a edição do email é mais complicada, os contactos terão de ser inseridos manualmente e não recebe relatórios para analisar o impacto dos seus emails.
Para quem já tem um blog e gostaria de saber como criar uma newsletter no WordPress terá de instalar o plugin Newsletter ou MC4WP, caso queira integrar o WordPress com o Mailchimp.
4. Definir a estrutura
Mesmo que tenha optado por um template, é sempre necessário adaptá-lo ao seu conteúdo. Tendo em conta a pesquisa que reuniu, defina o esqueleto do seu email, não esquecendo de reservar um espaço para a sua marca, call-to-action e ícones com ligações para as suas redes sociais, o seu website e o seu blog.
5. Design da newsletter
Crie uma newsletter cujo design inclua cores e tipografia que representam a sua marca e que ajudam o leitor a identificar facilmente os tópicos que mais lhe interessam.
As suas imagens devem acompanhar sempre a largura do dispositivo, para garantir que não aparecem cortadas em dispositivos mais pequenos. Se colocar texto nas imagens, tenha em atenção o tamanho da letra – pode sempre enviar uma mensagem de teste para o seu email e assim garantir que tudo está como pretende.
Não caia no erro de desenhar a newsletter numa só imagem. Muitos utilizadores fazem isto para terem um maior controlo gráfico, mas não só estes emails têm uma maior probabilidade de serem considerados spam, como podem nem ser visíveis em todas as plataformas, tais como Hotmail ou Thunderbird.
6. Melhor horário para enviar newsletters
Vários fatores podem influenciar o sucesso da sua estratégia de Email Marketing, tais como a hora, o dia da semana e a frequência de emails.
Horário
Existem inúmeros estudos sobre este tema, por isso, a CoSchedule reuniu 14 e tirou as suas próprias conclusões, baseando-se na taxa de abertura e de cliques.
Indiscutivelmente, o melhor dia para enviar é a terça-feira, seguido da quinta e quarta-feira. Isto faz sentido, pois é durante a semana que o leitor está mais atento à caixa de entrada.
Vários estudos referem que a melhor hora para enviar emails é às 10h, precisamente por ser durante o horário de trabalho, mas também no início do dia, em que a mente ainda está fresca.
O segundo horário mais popular é às 20h. Isto deve-se ao facto de algumas pessoas “limparem” a caixa de emails no final do dia. No entanto, se optar por este horário, envie emails mais descontraídos, pois ao fim de um dia de trabalho, o leitor poderá não ter tanta vontade de ler um conteúdo mais comercial.
Claro que estes dados variam de indústria para indústria e deve sempre fazer testes e ajustar estes horários tendo em conta a reação da sua audiência.
Frequência
Quanto à periodicidade, deve ter em conta a quantidade de conteúdo que tem e a equipa disponível para o produzir. É preferível enviar uma newsletter semanal ou quinzenalmente, mas que contenha conteúdo útil e fresco.
Os emails diários, se não forem muito fortes, tornam-se cansativos e levam a uma maior taxa de cancelamento, principalmente se forem muito focados em produto.
Também não deve estar muito tempo sem enviar uma newsletter, pois os seus contactos podem esquecer-se de si ou pior – achar que se esqueceu deles.
É perfeitamente normal que precise de fazer ajustes ao longo do tempo. Se a sua equipa crescer e quiser passar de uma newsletter quinzenal para uma semanal, deve fazê-lo. Mas tente manter a consistência a longo prazo, para que os seus seguidores saibam quando vão receber os seus emails e aguardem ansiosamente por eles.
7. Acompanhamento dos resultados
As plataformas que sugerimos no ponto 3 disponibilizam relatórios com os resultados obtidos, que o ajudam a perceber o que está a correr melhor e pior. Nos relatório da newsletter, o que é mais importante ter em atenção é:
Como criar uma newsletter perfeita logo na primeira tentativa é praticamente impossível, pode também fazer testes A/B para experimentar diferentes assuntos, horários e conteúdos dentro da mesma audiência.
8. Conquistar novos leads
Agora que já vimos como criar uma newsletter, o que é que lhe falta? Pois claro, conquistar novos seguidores.
Se a sua newsletter for pública e não só para os seus clientes, é fundamental que a divulgue e faça crescer a sua audiência. Para isso, pode:
Concluindo
Ao abrirem a sua newsletter, o que é que acha que os seus seguidores estão à espera de encontrar? O que os convencerá a tornarem-se seus clientes? Quais as horas mais propícias a lerem aquilo que tem para lhes dizer?
Respondendo a estas perguntas e seguindo os passos que lhe sugerimos, tem todos os ingredientes para elevar a sua estratégia de Email Marketing.