Como utilizar links na sua estratégia de SEO

Como utilizar links na sua estratégia de SEO

O conteúdo e os links são duas grandes componentes de Search Engine Optimization (SEO), segundo a Google.

E o próprio SEO é muito importante para a estratégia de content marketing, uma vez que através desta ferramenta é possível otimizar o site nos motores de busca e aumentar o tráfego orgânico.

A maioria dos marketers cria as ideias, projeta e executa o conteúdo e, só depois, procura links relacionados com o tema abordado. Contudo, a melhor estratégia passa por fazer link building antes de publicar o conteúdo e até mesmo usar este recurso para orientar a estratégia de content marketing. O link building é o conjunto de técnicas de SEO responsável pela arquitetura de links externos, em que o resultado se materializa num melhor posicionamento do site no Google.

Existem diferentes tipos de links em SEO, conheça quais são e quais as suas características.

 

Internal links

Desenvolver links internos faz parte do link building do site, que envolve diversos aspetos da sua própria estrutura. Os internal links direcionam para páginas dentro do próprio site, ou seja, têm como fonte o mesmo domínio. Os principais objetivos são facilitar a navegação dentro do site e contribuir para uma melhor posição nos motores de busca. Por exemplo, quando o algoritmo do Google visita o seu site para lhe atribuir uma posição, este é guiado pelos links internos da sua página.

 

External links

Tal como os internos, também os links externos têm grande importância.  São considerados external links tanto os links contidos noutros domínios que apontam para a sua página, como os links incluídos no seu domínio que apontam para páginas de outros sites. Ao contrário dos internos, estes links referem-se sempre a domínios externos.

A utilização destas ligações para páginas externas é sempre vantajosa, desde que sejam de qualidade e estejam relacionadas com o tema do seu site. Caso contrário, pode não ter qualquer efeito. É também benéfico para si se for citado em outros sites, porque quer dizer que o seu conteúdo é interessante e isso inevitavelmente contribui para uma melhor posição no Google. Não se esqueça que não importa a quantidade de links que utiliza no seu site, se estes não forem de qualidade.  

 

Reciprocal links

Os reciprocal links ou links recíprocos são acordos estabelecidos entre dois sites para criarem links que remetam para cada um dos sites. Geralmente são utilizados para proporcionar aos leitores um acesso rápido a sites que se relacionem com aquele em que estão a navegar ou para evidenciar uma parceria entre dois sites. Estas ligações podem também ser usadas para aumentar o tráfego do seu site de duas maneiras: através dos cliques angariados devido à parceria e, também, pelos motores de busca que consideram a utilização de links contidos no seu site como uma mais-valia em termos de posicionamento.

 

Paid links

Tal como o nome indica, os paid links são ligações com um custo associado. Estes links são criados por um site mediante um pagamento ou acordo, e não são bem vistos pelo Google. Esta estratégia de SEO é muito cara e pode ser muito ingrata, porque o Google consegue comprovar se está a utilizar esta prática e o seu site pode sofrer penalizações ou até mesmo ser banido. Resumindo, não aposte em links pagos em SEO.

Dica: Existem imensos softwares gratuitos que o ajudarão a melhorar a sua posição nos motores de busca

VEJA ALGUNS AQUI

 

Social links

Os social links são muito importantes numa estratégia de link building. São considerados social links todas as ligações referentes a ações de bookmarking nas redes sociais. Se ainda não está familiarizado com o tema “bookmarking”, este remete para uma forma de as pessoas armazenarem, organizarem, criarem e pesquisarem marcadores de páginas url. Cada usuário guarda os links de que gosta e quer partilhar, usando um site de social bookmarking para os armazenar. Exemplos de sites de bookmarking são o del.icio.us e o StumbleUpon.

Normalmente quando as pessoas acedem ao seu site a partir de um site de social bookmarking é porque o seu site apareceu numa pesquisa por tópicos nos quais estavam interessados. Se o seu site estiver nos resultados de sites de bookmarking é uma boa oportunidade para aparecer em resultados de pesquisa, a não ser que o seu site esteja marcado como “nofollow”, isso faz com que os mecanismos não sigam o link e não tirem qualquer benefício dele.

A presença nas redes sociais tem cada vez mais influência para o posicionamento de um site, por isso é necessário que esteja atento aos social links.

 

 

Este artigo foi escrito por Lígia Machado, autora convidada do Comteúdo.

Webtexto
Conheça o autor / Webtexto

Fundada e constituída por jornalistas experientes, a Webtexto acumula já mais de 15 anos de atividade em diversas áreas e setores, especializando-se na área de informação e content marketing.