A importância dos GAFA na sua estratégia de content marketing

A importância dos GAFA na sua estratégia de content marketing

Se à primeira vista pensa que não conhece os GAFA, acredite que está bem mais familiarizado com eles do que imagina. Os GAFA são os gigantes da tecnologia mundial: a Google, a Apple, a Facebook e a Amazon.

Possuem grandes ferramentas para implementar nas estratégias de content marketing e é importante conhecer estes serviços para tirar o melhor proveito possível e otimizar os resultados.

 

 GOOGLE 

O motor de pesquisa mais conhecido e utilizado do mundo é muito mais do que um mero motor de pesquisa. A Google tem ferramentas inovadoras e úteis para qualquer marketer utilizar nas suas estratégias.

google, gafa, content marketing, gmail, google drive

 

Google AdWords: Keyword PlannerGoogle AnalyticsGoogle Search ConsoleGoogle TrendsGmailGoogle My BusinessGoogle DriveGoogle Calendar

Google AdWords: Keyword Planner

 

A inscrição no Google AdWords é gratuita, no entanto os anúncios que pretende fazer para melhorar os seus resultados têm um custo associado. Esse custo depende do quanto estiver disposto a gastar com a campanha. Uma das ferramentas inseridas no Google Adwords é o Keyword Planner, que ajuda a encontrar as melhores palavras-chave relacionadas com o negócio ou área de atividade. Desta forma, poderá impulsionar o seu site através do uso frequente das palavras-chave adequadas.

Google Analytics

 

Este é um serviço da Google que serve, principalmente, para ter aos principais indicadores de desempenho de um site e conhecer quem visita o seu site, entre muitos outros. Esta ferramenta é de extrema importância para a sua estratégia de content marketing, pois assim poderá adaptar melhor os seus conteúdos, canalizando os seus esforços para o que demonstra ter melhores resultados.

Google Search Console

 

O Google Search Console é uma ferramenta importante para avaliar e melhorar o desempenho de um site. Através desta ferramenta é possível perceber como é que o Google está a avaliar o site e, com isso, implementar as melhorias necessárias, entre as quais de segurança. Permite perceber fatores tão importantes como a forma como o Google lê site ou como está a indexar o site nos motores de busca. Juntamente com o Google Analytics, o Google Search Console revela-se uma ferramenta preciosa. 

Google Trends

 

Esta é uma ferramenta que permite encontrar as tendências mais pesquisadas num passado recente. É também possível pesquisar um termo particular, comparar o alcance desse termo com outros idênticos e obter resultados acerca da sua procura em várias regiões do mundo ou mesmo em vários idiomas. Na hora de decidir que palavras-chave escolher, esta ferramenta dá pistas preciosas.

Gmail

 

O Gmail é um webmail gratuito que apresenta uma série de funções úteis para facilitar a vida dos utilizadores. Esta ferramenta permite que o histórico de e-mails sobre o mesmo assunto apareça como uma visualização de conversa, ficando ordenada por ordem cronológica de envio. Pode também organizar os seus e-mails por marcadores, usar o Google Chat e armazenar informação com o recurso ao Google Drive. Permite também receber emails do Google Alerts, outra ferramenta preciosa que permite identificar palavras e termos sobre os quais gostaríamos de ser notificados sempre que há conteúdos novos a serem publicados. É imprescindível colocar o nome da marca ou da empresa nesta lista de notificações.

Google My Business

 

Se tem uma empresa é imprescindível que use esta ferramenta. Através do Google My Business cria a sua ficha, que aparece quando as pessoas pesquisam pela sua empresa no Google ou no Maps. Todas as informações disponíveis na ficha da sua empresa podem ser atualizadas facilmente e com a frequência que necessitar. É possível também publicar imagens.

Google Drive

 

O Google Drive é um armazenamento gratuito de 15GB associado ao seu e-mail. Pode guardar documentos, vídeos, fotografias e muito mais. Tudo isto fica acessível a partir de qualquer dispositivo (smartphone, tablet ou computador), podendo levar os seus documentos sempre consigo. Esta ferramenta permite ainda convidar pessoas para ver, editar e colaborar em ficheiros, como as folhas de cálculo (equivalentes ao Excel), documentos (equivalentes ao Word) e apresentações (equivalentes ao Powerpoint). Se pretender obter mais espaço pode aumentar a sua drive, utilizando o plano premium.

Google Calendar

 

É um serviço gratuito de agenda e calendário online, onde é possível adicionar eventos, compromissos, convidar pessoas para eventos, receber alertas de eventos, entre outras funcionalidades. O Google Calendar é obrigatório para quem tem uma agenda muito ocupada e não pode falhar compromissos, bem como para criar calendários partilhados com toda a equipa, sendo possível criar alertas sempre que é adicionado um evento novo ou sempre que se aproxima um evento.

 

 APPLE 

Conhecida pela célebre maçã, a Apple é uma gigante tecnológica norte-americana que é muito conhecida pelos equipamentos de hardware, mas que oferece também soluções e serviços muito para além dos equipamentos. Os produtos eletrónicos de hardware são o Macintosh, o iPod, o iPhone, o iPad, a Apple TV e o Apple Watch. A nível de software tem o sistema macOS, o iTunes, o iLife, o iWork, o Final Cut Studio, o Lógica Studio e o navegador Safari e iOS, para um sistema operacional móvel.

apple, gafa, content marketing, webtexto, comteudo

 

SEO Powersuit

Este é um pacote constituído por quatro programas: o Rank Tracker, o Website Auditor, SEO SpyGlass e o LinkAssistant. Existem três tipos de licença associados a este serviço, a “Forever Free” (gratuita), a “Professional”(299€) e a “Enterprise”(699€). Também é possível adquirir cada um dos programas individualmente.

 

Rank TrackerWebsite AuditorSEO SpyglassLink Assistant

Rank Tracker

 

O Rank Tracker consiste em pesquisar posições no Google e noutros motores de busca, consultar o top 50 dos resultados de pesquisa ou até mesmo o top 1.000. É possível consultar os resultados uma vez por semana ou 3 vezes por dia, selecionando ainda por região.

Website Auditor

 

O Website Auditor pode encontrar e auditar todos os recursos internos e externos do seu website: HTML, CSS, JavaScript, Flash, imagens, vídeos e muito mais.

SEO Spyglass

 

SEO Spyglass dá ao seu site uma maior vantagem para ultrapassar a concorrência nos motores de busca. Estas ferramentas fornecem todas as informações que precisa para se tornar o consultor de SEO do seu site.

Link Assistant

 

Link Assistant permite escolher a sua técnica de pesquisa de entre os 10 mecanismos mais efetivos (guest posting, reviews, etc), ou criar o seu próprio método de pesquisa com operadores à sua escolha.

 

 FACEBOOK 

O Facebook é muito mais do que uma simples rede social, através de todas as suas ferramentas ajuda a amplificar uma estratégia de content marketing. É ótimo para difundir os seus conteúdos,  mas permite ainda conhecer melhor a audiência, porque lhe dá informações acerca das pessoas que veem os seus artigos, como por exemplo a idade, o género e a localização. Esta plataforma possibilita criar conteúdo mais dinâmico como imagens, gifs, quizzes, vídeos, entre outros, que captam a atenção de quem faz scroll e ajudam a comunicar melhor a sua mensagem.
Pode também participar em grupos com temas relacionados com a sua área de atividade e criar eventos. A criação de eventos ajuda-o a divulgar a atividade que está a programar e a ter uma estimativa de quantas pessoas irão participar. Entre as várias possibilidades, destacamos três ferramentas.

facebook, gafa, content marketing, webtexto, comteudo

 

Gestor de AnúnciosGestor de NegóciosEstatísticasFerramentas de Publicação

Gestor de Anúncios

 

Embora não esteja diretamente relacionado com o conteúdo, os anúncios do Facebook podem ter um grande impacto no sucesso da sua página. São uma ótima forma de um público mais alargado de pessoas, que ainda não conhecem o seu projeto ou marca, poderem ficar a conhecê-lo e quem sabe passarem a ser também seguidores da página, tendo assim um acesso mais direto ao seu conteúdo. Para além disso, estes anúncios podem incluir o patrocínio de posts que se relacionam diretamente com artigos do seu blog ou site. Para utilizar o Gestor de Negócios é preciso ter uma ligação ativa no Facebook.

Gestor de Negócios

 

O Gestor de negócios é uma plataforma gratuita do Facebook. Através desta ferramenta poderá gerir quer as suas páginas quer as contas de anúncios. Sendo uma ferramenta de trabalho, permite separar melhor o universo pessoal e o universo profissional dentro do universo Fabebook. Além disso, é possível adicionar outras pessoas e atribuir-lhes competências na gestão quer das páginas, quer dos anúncios.

Estatísticas

 

Se tem uma página no Facebook, as estatísticas estão presentes na barra superior. As estatísticas são muito importantes para o ajudar a conhecer melhor o seu público-alvo, perceber como estão a interagir com a sua página, ver o desempenho, saber as horas em que há maior interação com a sua página, entre muitos outros dados de analytics. Pode ainda exportar os dados para o seu computador, sem qualquer custo.

Ferramentas de Publicação

 

Situadas ao lado das estatísticas, as ferramentas de publicação permitem criar, rever e agendar publicações. Se pretende programar uma publicação, pode fazê-lo com o recurso a estas ferramentas, decidindo o dia e o horário que pretende publicar o post. Também pode criar e editar rascunhos de publicações e mantê-los ocultos até decidir publicá-los na sua página.

 

 AMAZON 

A Amazon é mais conhecida como uma das maiores empresas de comércio eletrónico (e-commerce) a nível mundial, onde se pode comprar uma variedade cada vez maior de artigos, desde livros, vestuário, produtos eletrónicos, produtos de beleza, ferramentas, jogos até comida gourmet. Mas o grupo tém também uma ferramenta importante para quem pretende melhorar a sua presença digital. Chama-se Alexa.

amazon, alexa, gafa, content marketing, webtexto, comteudo

 

ALEXA

A Alexa apresenta um conjunto de ferramentas úteis para analisar a sua concorrência e otimizar as suas estratégias de marketing com recurso ao SEO (Search Engine Optimization). Se quiser saber o quão popular é o seu site, através do Alexa conseguirá obter estatísticas de tráfego, saberá onde se encontra o seu site em termos de ranking em determinadas categorias e países e conseguirá obter métricas quer demográficas, quer de envolvimento. Há um período experimental gratuito de sete dias, seguindo-se depois a possibilidade de optar por dois planos de pagamento: o Essentials (80€/mês) e o Advanced (120€/mês).

 

Ferramentas de SEO

Keyword Difficult ToolCompetitor Keyword MatrixCompetitor Backlink CheckerOn-Page SEOSEO Audit Tool

Keyword Difficult Tool

 

Esta ferramenta usa o poder competitivo do seu site para encontrar as melhores palavras-chave que deve utilizar. Ajuda-o a melhorar os seus resultados, a poupar tempo e a posicionar melhor o seu site.

Competitor Keyword Matrix

 

Através deste utensílio pode encontrar rapidamente as palavras-chave que lhe fazem falta tendo em conta a concorrência e comparar 10 palavras-chave com outros sites para ver qual a sua posição relativamente a eles.

Competitor Backlink Checker

 

Com esta ferramenta pode encontrar quais os backlinks utilizados pela concorrência e descobrir sites relacionados que deve usar como links na sua página. Também pode identificar novas audiências e retirar ideias baseadas em sites com quem se quer relacionar, com vista a criar conteúdo.

On-Page SEO

 

Certifique-se se o seu conteúdo segue todas as melhores práticas de SEO com a ajuda desta ferramenta. Ao recorrer ao On-Page SEO consegue verificar as suas meta tags e image alt tags.

SEO Audit Tool

 

Tal como o nome indica, o SEO Audit Tool permite fazer uma auditoria a nível de SEO do seu site. Ele deteta os problemas que não o deixam obter mais tráfego, dá dicas de superação para resolver esses problemas e permite ver se as alterações efetuadas estão a resultar.

 

Ferramentas de Análise Competitiva

Audience Overlap ToolSite OverviewSite ComparisonsTop Sites

Audience Overlap Tool

 

Esta ferramenta ajuda-o a encontrar sites que competem pela mesma audiência que o seu, permite-lhe ver quais os sites que a sua audiência visitou e, por conseguinte, descobre influencers presentes em sites semelhantes.

Site Overview

 

Site Overview permite-lhe ver a popularidade do seu site relativamente aos outros que utilizam o Alexa e seguir a performance dos sites em que tenha interesse e ver como as suas estratégias estão a afetar o tráfego da sua página.

Site Comparisons

 

Com Site Comparisons obtenha estatísticas de tráfego e métricas de performance da sua concorrência. Analise as estratégias que estão a funcionar com a sua concorrência (benchmark) e planeie como a pode superar com o recurso a esta ferramenta.

Top Sites

 

Aqui no Top Sites pode encontrar os 500 sites mais visitados em todo o mundo, ou se quiser, pode ver por país ou categoria. Através deste top consegue visualizar a média do tempo despendido por cada visitante nesses sites por dia (em minutos e segundos), as visitas diárias, a percentagem de tráfego vindo de motores de pesquisa e o total de sites relacionados com o site presente no top.

 

Este artigo foi escrito por Lígia Machado, autora convidada do Comteúdo.

Webtexto
Conheça o autor / Webtexto

Fundada e constituída por jornalistas experientes, a Webtexto acumula já mais de 15 anos de atividade em diversas áreas e setores, especializando-se na área de informação e content marketing.