Hootsuite versus Buffer: ferramentas para gerir redes sociais

Hootsuite versus Buffer: ferramentas para gerir redes sociais

No campeonato da gestão das redes sociais há duas ferramentas que se destacam pela popularidade: Buffer e Hoosuite.  Quais as vantagens e desvantagens de cada plataforma e a quem mais se adequam? 

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram,… o número de redes sociais multiplica-se e as empresas desdobram-se em esforços para garantir que não ficam de fora da próxima grande tendência, o que muitas vezes significa ter de gerir a presença em várias redes ao mesmo tempo. O processo adivinha-se complicado quando se pensa que é preciso gerir o agendamento das publicações, acompanhar e responder aos comentários e, muito importante, analisar o impacto da presença nas redes sociais. Foi a pensar nisso que nasceram as plataformas que permitem gerir tudo num único local. Há várias ferramentas no mercado, mas há um duelo que é muitas vezes referido: Hootsuite versus Buffer.

Hootsuite

O Hootsuite conta com mais de 10 milhões de utilizadores e daí ser apontado como uma das plataformas mais populares para gestão de redes sociais. O interface desta plataforma é referido como uma das suas grandes vantagens, permitindo organizar as várias redes sociais de forma a facilitar a sua gestão, por abas e colunas. Por exemplo, na aba do Twitter é possível ter uma coluna para o feed geral, outra para as mensagens diretas ou outra para seguir uma hashtag específica. Além disso, há a possibilidade de colaborar em equipa e de elaborar relatórios customizados e bastante abrangentes. Ainda assim, a tarefa de usar o Hoosuite nem sempre se adivinha fácil. Para dar resposta a esse problema, o Hootsuite criou uma universidade que dá direito a certificados para quem passar nos “exames”. É possível usar a plataforma de forma gratuita, mas com várias limitações. Por exemplo, só podem ser usadas três contas em simultâneo. Aqui pode conhecer melhor os planos disponíveis.

hootsuite buffer redes sociais social media content marketing conteudo marketing digital webtexto comteudo facebook linkedin twitter

Buffer

Já o Buffer tem como principal vantagem a simplicidade. Com um interface simples e intuitivo, é especialmente desenhado para gerir as publicações nas redes sociais, tornando mais fácil disseminar conteúdos ao longo da semana. É possível escolher duas, cinco ou mais horas específicas nas quais se quer partilhar conteúdos e o sistema encarrega-se de percorrer a lista de posts e escolher algo para publicar. Utilizando uma extensão para o browser, é especialmente rápido a partilhar conteúdos. Tem mais de 2,7 milhões de utilizadores e também conta com uma versão gratuitas e planos pagos. Conheça aqui  as diferenças e custos de cada plano.

hootsuite buffer redes sociais social media content marketing conteudo marketing digital webtexto comteudo facebook linkedin twitter

Principais diferenças entre Hootsuite e Buffer

Fazendo comparações, se o Hootsuite ganha na variedade de opções que oferece, o Buffer vence em simplicidade, não exigindo tantos conhecimentos sobre redes sociais. A opção mais adequada ficará dependente do tempo e da complexidade da tarefa que cada gestor das redes sociais tiver em mãos. Se é necessário gerir muitas redes sociais e dedicar mais tempo a estas ferramentas, interagindo com os seguidores e exigindo até um trabalho de equipa, a melhor opção será o Hoosuite. Já se o objetivo é agilizar o processo de calendarização dos posts e poupar tempo, o Buffer é uma ferramenta mais rápida e mais simples. Mas sendo aparentemente concorrentes, há quem use as duas plataformas para tirar melhor proveito das valências de cada uma.

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.