As melhores ferramentas de Analytics

As melhores ferramentas de Analytics

Website, blog ou aplicação móvel, em qualquer dos casos é importante acompanhar o desempenho e o impacto de cada uma destas plataformas.

Através do acompanhamento das estatísticas e da interpretação dos dados é possível conhecer o perfil dos utilizadores (por exemplo, que tipo de conteúdos gostam mais ou menos de ler) e, consequentemente, implementar melhorias que permitam tornar o website, blog ou aplicação móvel mais atrativos, indo ao encontro dos seus interesses.

Há uma série de ferramentas no mercado, intuitivas e muitas vezes gratuitas, que transformam a informação recolhida num relatório fácil de consultar. Para o ajudar, selecionámos as cinco melhores ferramentas para analisar o tráfego do website.

 

Google Analytics

Piwik

O Google Analytics é a ferramenta mais conhecida. A assinatura da Google é, muitas vezes, motivo suficiente para esta ser a primeira escolha das empresas. A acrescentar a isto está o facto de ser gratuita, flexível e fácil de usar, permitindo monitorizar em tempo real um blog, website ou aplicação móvel e aceder a gráficos e tabelas com informações detalhadas sobre os seus utilizadores, origem de tráfego, comércio eletrónico, etc. Esta plataforma disponibiliza uma série de relatórios padrão sobre as características e comportamentos do público-alvo, que podem ser personalizados de acordo com os interesses e objetivos de cada um. Uma das principais vantagens do Google Analytics, sobretudo para empresas que vendem produtos, é permitir estabelecer objetivos, ou seja, configurar uma série de links que ajudam a perceber em que etapa é que o consumidor abandonou o processo de compra. Desta forma é possível ajustar estratégias e melhorar ou tornar a experiência de compra mais fácil para o utilizador.

O Piwik é um software open source, que permite acompanhar e analisar vários websites em tempo real, de forma gratuita. Para além de fornecer gráficos e tabelas detalhados sobre as características dos seus utilizadores, esta plataforma permite ainda criar objetivos e acompanhar campanhas. Uma das principais características do Piwik é que é uma ferramenta bastante personalizável. Por exemplo, o painel principal é constituído por uma série de widgets que podem ser trocados ou reorganizados de acordo com as preferências de cada um. Para além disso, ao contrário do que acontece com o Google Analytics, os dados são propriedade do administrador, fazendo com que estes não possam ser partilhados com terceiros.

 

Open Web Analytics

Clicky


O Open Web Analytics também é uma plataforma de analytics open source, com características muito semelhantes às do Google Analytics. Esta ferramenta acompanha e analisa a forma como as pessoas utilizam um determinado website ou aplicação móvel (tal como o Piwik, os dados não são partilhados com terceiros). Pode ser facilmente adicionado às páginas de um website, sendo que para isso basta utilizar um código Javascript ou PHP. Em alternativa, é possível integrá-lo (através de um plug-in) em plataformas como o WordPress. Contudo, esta ferramenta não é fácil de utilizar e, por isso, destina-se, sobretudo, a utilizadores experientes em programação e código.
O Clicky é considerado uma das ferramentas de “Web Analytics” mais robustas e fornece em tempo real informações do tráfego de um website. É uma ferramenta com características muito semelhantes às do Google Analytics, fácil de instalar (os utilizadores do WordPress podem instalá-lo com um simples plug-in). Com esta plataforma é possível monitorizar, por exemplo, aquilo que as pessoas estão a dizer sobre o website ou marca no Twitter. No entanto, não tem um interface muito user-friendly. O Clicky tem uma versão gratuita, com algumas limitações (sendo que só é possível aceder a alguns painéis), e quatro pagas, que variam consoante o número de websites que se querem acompanhar e o número total de visualizações diárias: a Pro (que custa cerca de oito euros), a Pro Plus (13 euros), a Pro Platinum (17 euros) e a Custom (o preço varia consoante a empresa).

 

Kissmetrics

O Kissmetrics é uma ferramenta de analytics criada para otimizar o marketing e ajudar os marketers a medir o seu impacto na Internet. Os seus relatórios e gráficos em tempo real mostram como as pessoas respondem e reagem a um determinado input, permitindo ver facilmente o seu comportamento e o desempenho da campanha num website. Esta análise mostra o que está a funcionar e o que não está, do início ao fim, em todos os dispositivos, sendo que ao contrário de outras plataformas, o Kissmetrics tem a capacidade de mostrar quem é que está a fazer o quê no website. Esta é, por isso, uma ferramenta muito útil, sobretudo, para websites de comércio eletrónico, uma vez que fornece informações detalhadas sobre cada uma das atividades dos clientes. O Kissmetrics é uma ferramenta paga (os preços variam entre 105 euros e 529 euros), mas disponibiliza um free trial, de 14 dias.

 

Imagem por Andreia Dias com recurso a COLOURlovers e a Icons DB

Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.