As melhores ferramentas de analytics para a sua estratégia

As melhores ferramentas de analytics para a sua estratégia

Website, blog ou aplicação móvel – em qualquer dos casos é importante acompanhar o desempenho e o impacto de cada uma destas plataformas. Para isso, é importante ter sempre à mão ferramentas de analytics que nos ajudem nesta tarefa.

Através do acompanhamento das estatísticas e da interpretação dos dados, é possível conhecer o perfil dos utilizadores (por exemplo, que tipo de conteúdos gostam mais ou menos de ler). Com isso, consegue-se implementar melhorias que permitam tornar o website, o blog ou a aplicação móvel mais atrativos, indo ao encontro dos seus interesses.

Há uma série de soluções no mercado, intuitivas e em alguns casos gratuitas, que transformam a informação recolhida num relatório fácil de consultar. Para o ajudar, selecionámos as cinco melhores ferramentas de analytics para analisar o tráfego do website.

google analytics

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de analytics mais conhecidas. A assinatura da Google é, muitas vezes, motivo suficiente para esta ser a primeira escolha das empresas. Além disso, é gratuita, flexível e fácil de usar, permitindo monitorizar em tempo real um blog, um website ou uma aplicação móvel e aceder a gráficos e tabelas com informações detalhadas sobre os seus utilizadores, a origem de tráfego, o comércio eletrónico, etc. 

Esta plataforma disponibiliza uma série de relatórios padrão sobre as características e os comportamentos do público-alvo, que podem ser personalizados de acordo com os interesses e objetivos de cada negócio. Uma das principais vantagens desta ferramenta de analytics, sobretudo para empresas que vendem produtos, é permitir estabelecer objetivos, ou seja, configurar uma série de links que ajudam a perceber em que etapa é que o consumidor abandonou o processo de compra. Dessa forma, é possível ajustar estratégias e melhorar ou tornar a experiência de compra mais fácil para o utilizador.

matomo

Matomo

Esta plataforma de analytics reclama a privacidade e a posse dos dados como uma das suas mais-valias, comparativamente ao Google Analytics. Ferramenta paga, o Matomo (antigo Piwik) tem, no entanto, uma versão de teste gratuita. Não só fornece gráficos e tabelas detalhados sobre as características dos seus utilizadores, como também dispõe de um conjunto diversificado de funcionalidades, desde a realização de testes A/B, gravação das sessões até à criação de funis ou heatmaps (mapa de calor). Outra vantagem é a grande diversidade de integrações que permite fazer com plataformas de gestão de conteúdos ou de e-commerce.

open web analytics

Open Web Analytics

O Open Web Analytics é uma das ferramentas de analytics open source, com características muito semelhantes às do Google Analytics. Esta plataforma acompanha e analisa a forma como as pessoas utilizam um determinado website ou uma aplicação móvel (tal como o Matomo, os dados não são partilhados com terceiros). 

Pode ser facilmente adicionado às páginas de um website, sendo que para isso basta utilizar um código Javascript ou PHP. Em alternativa, é possível integrá-lo (através de um plug-in) em plataformas como o WordPress. Contudo, esta ferramenta não é tão fácil de utilizar, pelo que se destina, sobretudo, a utilizadores mais experientes em programação e código.

clicky

Clicky

O Clicky é considerado uma das ferramentas de web analytics mais robustas, e fornece em tempo real informações do tráfego de um website. Tem características muito semelhantes às do Google Analytics e é fácil de instalar (os utilizadores do WordPress podem instalá-lo com um simples plug-in). Com esta plataforma, é possível monitorizar, por exemplo, aquilo que as pessoas estão a dizer sobre o website ou a marca no Twitter. No entanto, não tem uma interface muito user-friendly

O Clicky tem uma versão gratuita, com algumas limitações (sendo que só se tem acesso a alguns painéis), e quatro pagas, que variam consoante o número de websites que se quer acompanhar e o número total de visualizações diárias: a Pro, a Pro Plus, a Pro Platinum e a Custom (o preço varia consoante a empresa).

kissmetrics

Kissmetrics 

O Kissmetrics é uma ferramenta de analytics criada para otimizar o Content Marketing e o Marketing Digital e ajudar os marketers a medir o seu impacto na Internet. Os seus relatórios e gráficos em tempo real mostram como as pessoas respondem e reagem a um determinado input, permitindo ver facilmente o seu comportamento e o desempenho da campanha num website. 

Esta análise mostra o que está a funcionar e o que não está, do início ao fim, em todos os dispositivos, sendo que, ao contrário de outras plataformas, o Kissmetrics tem a capacidade de mostrar quem é que está a fazer o quê no website. Esta é, por isso, uma das ferramentas de analytics mais úteis, especialmente, para websites de comércio eletrónico, uma vez que fornece informações detalhadas sobre cada uma das atividades dos clientes. O Kissmetrics é uma ferramenta paga (os preços variam entre 105 euros e 529 euros), mas permite ter uma versão demo.

Se quiser criar uma estratégia de Content Marketing completa, fale connosco. Desde a produção de ideias e conteúdos até à análise de desempenho dos mesmos, nós somos o parceiro ideal para si.

Artigo atualizado a 7 de junho de 2021 por Blandina Costa.

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Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.