As melhores ferramentas para editar vídeos

As melhores ferramentas para editar vídeos

Sabia que a visualização de vídeos em dispositivos móveis cresce todos os anos 100%? E que 72% dos consumidores preferem ver um vídeo a ler um manual de utilizador, para conhecerem melhor um produto? Estes são alguns dados que provam que este tipo de conteúdo está a crescer e veio para ficar. Torna-se, assim, fundamental saber editar vídeos e aplicá-los numa estratégia de Content Marketing.

Se pretende apostar no Video Marketing, mas não tem equipamento de filmagem, não precisa de abdicar de um trabalho com aspeto profissional. Pode sempre consultar bancos de vídeos gratuitos, que têm gravações de vários temas. Deve também ter em atenção as dimensões do vídeo, visto que variam dependendo da rede social.

Alguns programas de reprodução de vídeo, por exemplo, o Quick Time Player, permitem fazer edições básicas, como cortar o vídeo e alterar a sua velocidade. Porém, se pretende uma edição mais completa, aconselhamos estas seis ferramentas para criar e editar vídeo, bastante simples e fáceis de aprender.

Microsoft Photos

Microsoft Photos

O Microsoft Photos é o software de edição de vídeo que veio substituir o Windows Movie Maker, descontinuado em 2017.É um software para organizar, editar e partilhar memórias, e vem incluído nos sistemas operativos Windows. Com o Microsoft Photos, é possível acrescentar música, texto, movimento e efeitos 3D aos seus vídeos, ou optar por um dos temas disponibilizados.

iMovie

iMovie

O iMovie é o programa de edição de vídeo da Apple que vem instalado nos sistemas operativos Mac. À semelhança do Microsoft Photos, é uma ferramenta simples e fácil de usar para quem está a começar a criar vídeos. Basta selecionar o vídeo ou conjunto de fotografias e adicionar texto, música e efeitos. Com o iMovie, é possível usar vídeos com qualidade 4K e criar efeitos, tais como green screen, picture‑in‑picture ou split screen.

Shotcut

Shotcut

Para quem está a começar a editar e manipular vídeo, o Shotcut pode ser uma boa ferramenta. Não tem muitas opções de efeitos, mas permite fazer o essencial – cortes, transações e adicionar áudio e texto. Como editar vídeos nem sempre é uma tarefa fácil, o Shotcut disponibiliza tutoriais para o ajudar a conhecer melhor o programa e o seu funcionamento.

Lightworks

O Lighworks é um dos programas mais fáceis de utilizar, graças à sua interface simples e intuitiva. Esta ferramenta vem acompanhada de conteúdo áudio e vídeo que pode usar gratuitamente. O software já é bastante completo, mas se pretender dar um passo mais à frente, as versões pagas têm algumas funcionalidades que podem ser úteis aos utilizadores mais profissionais.

OpenShot, Ferramentas para editar vídeos, webtexto

OpenShot

Aplicar efeitos nos seus vídeos pode ser um quebra-cabeças, mas o OpenShot faz essa tarefa parecer fácil. Desvanecer, movimentar, remover fundos e animar a 3D são algumas das funcionalidades disponibilizadas pela ferramenta. O segredo é experimentar todas, até o seu vídeo ficar perfeito.

VideoPad, Ferramentas para editar vídeos, webtexto

VideoPad

Com mais de 50 efeitos visuais e de transição, o VideoPad é o software certo para dar um toque profissional aos seus vídeos. Estes efeitos permitem fazer edições básicas de luz, cor, transições e texto, mas também edições 3D e green-screen.

Inês Martins
Conheça o autor / Inês Martins

Designer gráfica da Webtexto.