Tamanho de imagens para redes sociais [2019]

Tamanho de imagens para redes sociais [2019]

As redes sociais são cada vez mais uma aposta das empresas, e para que esta aposta seja lucrativa é importante utilizar elementos apelativos como imagens ou fotografias. Para isso, não basta ter as ferramentas certas para criar imagens. Sejam fotos de perfil, fotos de capa ou publicações, é importante saber o tamanho de imagens para redes sociais, se queremos que estas transmitam corretamente a mensagem.

Cada rede social tem as suas regras, pelo que as dimensões e formatos podem variar se estiver a criar imagens para Facebook, Instagram ou Twitter. É fundamental obedecer a estas condições para garantir que as suas imagens transmitem a informação que pretende. Além disso, pode também prejudicar o posicionamento de uma marca, colocando em causa a sua legitimidade e reputação.

O uso de imagens com dimensões e formatos incorretos pode:

  • Cortar parte da informação;
  • Tornar a imagem pixelizada e ilegível;
  • Afetar a credibilidade da sua marca;
  • Afastar seguidores.

Para evitar que a reputação da sua marca seja afetada, reunimos a dimensão, o formato e o tamanho de imagens para redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.

 

Facebook

Foto de perfil Facebook: 720 x 720 px

Apesar de a imagem no perfil aparecer com 180 x 180 px, é preferível utilizar uma imagem com 720 x 720 px para que, ao clicar, esta não surja pixelizada. A imagem deve estar em formato JPG ou PNG.

Foto de capa Facebook: 820 x 360 px

Uma vez que em desktop a imagem de capa tem 820 x 312 px e em mobile tem 640 x 360 px, o mais indicado é utilizar uma imagem com a maior largura e com a maior altura — 820 x 360 px.

Vídeo de capa Facebook: 820 x 462 px

O vídeo deve ter uma duração entre 15 e 120 segundos, e é repetido em loop quando chega ao fim.

Publicações em formato de imagem: 1200 x 630 px | 1200 x 1200 px | 500 x 750 px

O Facebook aceita qualquer tamanho de imagens para redes sociais, no entanto, é importante ter atenção a alguns fatores: Imagens demasiado compridas ou com demasiada altura surgirão cortadas e só quando são clicadas é que ficam completamente visíveis. Isto também poderá afetar a leitura, visto que o Facebook comprime as imagens e quanto mais zoom precisarmos de fazer para ler, mais pixelizada a imagem surgirá.

Publicações em formato de link: 1200 x 628 px

Publicações em formato de vídeo: 1280 x 720 px | 1200 x 1200 px

Dentro das dimensões sugeridas e com uma largura mínima de 600 px, o facebook suporta vídeos com as proporções 16:9 , 9:16 , 2:3 , 4:5 e 1:1.

Facebook Stories: 1080 x 1920 px

Nas Stories do Facebook é possível utilizar imagem ou vídeo. A imagem aparecerá durante 6 segundos, enquanto o vídeo terá uma duração máxima de 15 segundos. Deve evitar colocar informação nas margens superior e inferior, pois serão sobrepostas por ícones.

Formatos recomendados

  • Imagem: Deve usar ficheiros em JPG com perfil de cor RGB. Imagens com texto ou logotipos devem ser gravadas em formato PNG. Em publicações também é possível utilizar o formato GIF.
  • Vídeo: O Facebook suporta praticamente todos os formatos, mas os recomendados são MP4 e MOV. O tamanho máximo suportado é 4GB.

 

Tamanho de imagens para redes sociais 2019, Facebook, Webtexto

 

Instagram

Foto de perfil Instagram: 150 x 150 px

Publicações Instagram: 1080 x 1080 px

O Instagram aceita imagens ou vídeos retangulares, mas irão aparecer cortados no perfil. No feed surgirão com as dimensões originais. Os vídeos não podem durar mais de 60 segundos.

Instagram Stories: 1080 x 1920 px

Nas Stories do Instagram é possível utilizar imagem ou vídeo. A imagem aparecerá durante 5 segundos, enquanto o vídeo terá uma duração máxima de 15 segundos. Deve evitar colocar informação nas margens superior e inferior, pois serão sobrepostas por ícones.

Formatos recomendados

  • Imagem: Deve usar ficheiros em JPG com perfil de cor RGB. Imagens com texto ou logotipos devem ser gravadas em formato PNG.
  • Vídeo: O formato mais indicado é MP4, com tamanho máximo de 15MB.

Tamanho de imagens para redes sociais 2019, Instagram, Webtexto

 

Twitter

Foto de perfil Twitter: 400 x 400 px

Foto de capa Twitter: 1500 x 500 px

Publicações em formato de imagem: 1200 x 670 px

No Twitter é necessário ter especial atenção ao tamanho de imagens para redes sociais. As imagens com tamanho superior aparecerão cortadas no feed e no perfil. Só quando se clica na imagem é que é possível ver a versão original. No Twitter, pode também partilhar até quatro imagens por publicação.

Publicações em formato de link: 115 x 115 px

Publicações em formato de vídeo ou GIF: 1080 x 1080 px | 1280 x 720 px

Os vídeos verticais surgirão totalmente visíveis no feed, mas com margens laterais pretas para que o formato da publicação seja quadrado.

Formatos recomendados

  • Imagem: Deve usar ficheiros em JPG com perfil de cor RGB. Imagens com texto ou logotipos devem ser gravadas em formato PNG. Em publicações também é possível utilizar o formato GIF.
  • Vídeo: O formato mais indicado é MP4, com tamanho máximo de 512MB.

Tamanho de imagens para redes sociais 2019, Twitter, Webtexto

 

LinkedIn

Foto de perfil LinkedIn: 400 x 400 px

Foto de capa LinkedIn: 1584 x 396 px

Foto de perfil em página empresarial: 300 x 300 px

Foto de capa em página empresarial: 1536 x 768 px

Apesar de as dimensões recomendadas pelo LinkedIn serem 1536 x 768 px, esta é posicionada numa área de 1192 x 220 px.

Publicações em formato de imagem: 800 x 800 px | 1280 x 720 px | 1200 x 1500 px

Publicações em formato de link: 1200 x 628 px

Publicações em formato de vídeo ou GIF: 800 x 800 px | 1280 x 720 px

Formatos recomendados

  • Imagem: Deve usar ficheiros em JPG com perfil de cor RGB. Imagens com texto ou logotipos devem ser gravadas em formato PNG. Em publicações também é possível utilizar o formato GIF.
  • Vídeo: O formato mais indicado é MP4.
  • Outros formatos: O LinkedIn suporta ainda ficheiros noutros formatos, tais como Adobe PDF, Microsoft PowerPoint, Microsoft Word, OpenOffice Presentation Document, OpenOffice Documents, TXT, BMP ou TIFF. O ficheiro não deve exceder os 300MB.

Tamanho de imagens para redes sociais 2019, LinkedIn, Webtexto

 

YouTube

Foto de perfil YouTube: 400 x 400 px

A imagem deve estar no formato JPG, PNG, GIF ou BMP e é, geralmente, importada da conta Google associada.

Foto de capa YouTube: 2560 x 1440 px

A dimensão recomendada é 2560 x 1440 px, tendo em conta que é o tamanho da imagem para ser visualizada em televisão. Em desktop, a imagem terá 2560 x 423 px, em tablet 1855 x 423 px e em mobile 1546 x 423 px.

Imagem para thumbnail: 1280 x 720 px

A imagem deve estar no formato JPG, PNG ou GIF. O tamanho de imagens para redes sociais no YouTube não pode exceder os 2MB.

Dimensão do vídeo

Resolução Nome Qualidade
3840 x 2160 px 2160p 4K
2560 x 1440 px 1440p 2K
1920 x 1080 px 1080p Resolução máxima para HD
1280 x 720 px 720p Resolução mínima para HD
854 x 480 px 480p Resolução mais frequente
640 x 360 px 360p Resolução comum em websites
426 x 240 px 240p Tamanho mínimo

Formatos recomendados

  • Vídeo: É possível importar vídeos com os formatos MOV, MPEG, MP4, AVI, WMV, MPEGPS, FLV, WEBM e 3GPP. Os vídeos podem ter até 128GB e ter uma duração máxima de 12 horas.

Tamanho de imagens para redes sociais 2019, YouTube, Webtexto

 

 

Está a utilizar os conteúdos certos na sua estratégia de content marketing?

 

Faça uma avaliação gratuita!

Inês Martins
Conheça o autor / Inês Martins

Designer e gestora de conteúdos da Webtexto.