Como criar um calendário de conteúdos

Como criar um calendário de conteúdos

Apostar na produção de conteúdos e estar presente nas redes sociais é um passo que cada vez mais empresas estão a dar. De início, o entusiasmo da equipa alia-se às muitas ideias que queremos partilhar. Mas nem sempre é fácil encontrar meios, disponibilidade ou estabelecer regras que permitam manter uma rotina de produção. Identificar novos conteúdos e decidir quando os publicar começa a parecer uma tarefa desgastante.

O segredo está num bom planeamento e, aqui, a existência de um calendário acaba por ser uma ferramenta fundamental. Este permite ter uma visão abrangente da forma como o conteúdo está distribuído pelos diferentes períodos e públicos que se quer alcançar e também a ter noção de quais são os buracos que é preciso preencher.

Evidentemente, o plano pode ter de ser revisto e adaptado várias vezes, mas ter algo com que começar será sempre mais fácil do que ir navegando à vista e reagindo no momento.

Antes de construir um calendário

A criação de um calendário tem de ser antecedida de um trabalho prévio que permita traçar uma estratégia, sem a qual o mais provável é não sabermos se todo o esforço está ou não a ser recompensado. É importante clarificar quais são:

  • As ferramentas a usar (blog, site, redes sociais, newsletters, etc.)
  • As pessoas que queremos alcançar (quem são as chamadas personas)
  • Os temas que queremos abordar
  • As palavras-chave que queremos usar
  • Os objetivos que queremos atingir
  • Os recursos que podemos usar
  • As métricas que queremos aplicar para avaliar o impacto da estratégia (analytics)

 

A criação de um calendário

Depois de saber onde queremos chegar e quais os recursos que temos, é importante criar um calendário que oriente todas as tarefas e planeie o trabalho, garantindo que não ficam lacunas por preencher. Os temas, as datas de publicação, as plataformas escolhidas ou as palavras-chave são alguns dos elementos que devem estar presentes no calendário.

Há vários modelos disponíveis online, que podem ser adotados e adaptados. Analisando as várias soluções, a Webtexto acabou por criar também o seu próprio modelo, que partilhamos neste artigo. Poderá descarregar e adaptar à sua estratégia, criando uma boa base de trabalho.

Trata-se de um ficheiro Excel com duas folhas: uma com um modelo de calendário e outra com um modelo para construir um repositório de temas, que permite planear a produção de conteúdos próprios, por exemplo, para um blog.

A estrutura do modelo de calendário está construída de modo a planear semana a semana, a partilha de conteúdos próprios, de conteúdos de outras fontes e a publicação de conteúdos mais comerciais. Assim, de uma forma visual, é possível ver se há desequilíbrios em relação às metas traçadas.

Também através do calendário é possível identificar para quem se direcionam os conteúdos. Mais uma vez, pode avaliar se está a respeitar o volume de produção planeado para cada persona.

Há ainda espaço para referir as palavras-chave ligadas a cada conteúdo, as redes sociais onde serão divulgados e os respetivos links.
Além disso, é possível ver qual o estado da publicação: se está por agendar, se está agendado, publicado ou se é uma republicação. Assim, é possível não só planear mas também perceber que tipo de temas podem ser revisitados, atualizados ou agregados para nova publicação.

Modelo de Calendário

Use o nosso template para gerir melhor a produção e publicação de conteúdos.
 
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Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.