Nike: um case study de Content Marketing

Nike: um case study de Content Marketing

Just do it! Basta esta pequena frase para saber a que marca nos estamos a referir. Trata-se da Nike, uma das poucas marcas globais capaz de ser identificada apenas através de um slogan. Apesar da notoriedade, a Nike destaca-se também pela aposta na produção de conteúdos com o objetivo de potenciar a relação com os consumidores.

A marca encontrou no estilo de vida saudável a sua oportunidade de negócio e a opção pelo content marketing foi a estratégia usada para inspirar e envolver os consumidores de uma maneira muito direcionada e adaptada às suas necessidades. Os consumidores procuravam novas formas de manterem a forma e a Nike não só promoveu os benefícios desta escolha, como criou os produtos e serviços necessários, incentivando e ajudando a alcançar esses objetivos.

A aposta já vem de longa data. Em 1996, a marca investiu 67% do orçamento publicitário no novo conceito de marketing. O valor tem vindo a aumentar e, em 2011, a Nike investiu 900 milhões de dólares apenas nos EUA.

“Estamos num negócio assente na ligação com os consumidores. Não se trata do marketing intrusivo, mas da oferta de um serviço que leve o consumidor a dizer ‘Facilitou mesmo a minha vida?’”, disse Stefan Olander, antigo diretor global para as ligações da marca da Nike, ao The New York Times. Neste momento, ocupa a vice-presidência do desporto digital na empresa.

Atualmente, a Nike é muito mais do que a empresa que fabrica as sapatilhas, as calças ou t-shirts que usamos quando praticamos desporto. É o amigo, o treinador ou aquele que encoraja as pessoas a alcançarem os seus propósitos. Desta forma, construiu um universo onde a estrela é o cidadão comum, que pode ultrapassar as suas limitações e ser o herói da sua própria história.

 

Nike - Case Study de Content MarketingNike - Case Study de Content Marketing

Conhece o nosso ebook de Case Studies de Content Marketing?

Andreia Dias
Conheça o autor / Andreia Dias

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em produção gráfica.