Elaborar uma estratégia de Content Marketing pode ser uma tarefa complexa e difícil de organizar. Foi partindo desta base que Chris Lake, do website Econsultancy, decidiu colocar mãos à obra e teve a ideia de criar a tabela periódica de Content Marketing.
Inspirado pelo trabalho secular do químico russo Dmitri Mendeleev, que no séc. XIX organizou toda a informação dos elementos químicos conhecidos num quadro acessível e de leitura intuitiva, Lake adaptou a ideia e engavetou o vasto conceito de Content Marketing numa imagem que pode valer por mil palavras.
A tabela foi publicada pela primeira vez em 2014, num artigo que Lake publicou no site Econsultancy e que foi atualizado há menos de um ano. Com uma nova apresentação, vale a pena revisitar este panorama geral dos elementos-chave do Content Marketing, que podem ser muito úteis quando estamos a desenvolver uma estratégia.
O objetivo de Lake? Desconstruir o Content Marketing até ao “átomo” e mostrar cada uma das parcelas que compõem o conceito, de modo que ajude a traçar uma estratégia de produção de conteúdos mais eficaz, estruturada e incisiva. No fundo, o mesmo que Mendeleev tentou fazer com a matéria.
O resultado é uma tabela de Content Marketing limpa e devidamente organizada, em que cada elemento do conceito está separado por categoria. Cada cor representa uma fase da estratégia, ou seja, as áreas que o autor considera os elementos-chave do Content Marketing.
Passo a passo para uma estratégia de sucesso com a tabela periódica de Content Marketing

Na tabela periódica de Content Marketing, o ponto de partida é claramente a estratégia (cor cinzenta escura), a “chave fundamental para o sucesso”. É dela que se parte para os restantes setores do quadro, começando pelo formato. Este (cor azul) representa a forma como a estratégia se pode materializar. Seja em vídeo, imagem, através de um ebook ou até de uma aplicação, a missão é divulgar da melhor forma o conteúdo pretendido (cor vermelha). É aqui que reside o núcleo do processo criativo: conseguir combinar da melhor maneira o formato e o conteúdo.
O passo seguinte é escolher as plataformas (cor azul clara). Aqui, é essencial saber selecionar a rede social adequada ao tipo de conteúdo que se pretende promover. Mas tão importante como rastrear o impacto do conteúdo é recorrer às métricas (cor cinzenta) que melhor avaliam o desempenho. Só através destas métricas é possível verificar se os objetivos da estratégia estão, ou não, a ser cumpridos (cor rosa).
Lake questionou-se ainda sobre o que leva o público-alvo a querer interagir com estes conteúdos e aí enumerou os chamados “gatilhos de partilha” (cor laranja), os pequenos focos de ignição emocional que levam as pessoas a procurar e a partilhar o conteúdo.
Por fim, Lake deixa um conselho: verificar sempre duas vezes a estratégia. Um bom planeamento e a dose certa de prudência e risco fazem a diferença entre conteúdo que acrescenta valor e conteúdo sem valor acrescentado.