Marketing digital: O poder da segmentação do público-alvo

Marketing digital: O poder da segmentação do público-alvo

A definição de um público-alvo é uma das principais etapas de planeamento estratégico de qualquer negócio, mas também uma das mais difíceis por nem sempre ser fácil e óbvio de definir. Este é, de facto, um conceito fundamental para quem quer posicionar corretamente a sua marca no mercado e ter sucesso no desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Afinal, para se comunicar de forma eficiente, construir um bom relacionamento, gerar envolvimento e potenciar os conteúdos tendo em conta os gostos e preferências dos consumidores, é necessário e essencial conhecê-los primeiro. Deste modo, evitamos ações genéricas que serão irrelevantes na ótica do público pretendido e conseguimos implementar ações focadas no público que mais interessa para o negócio.

Nas redes sociais, esta segmentação do público-alvo que a empresa quer atingir torna-se extremamente relevante, principalmente quando sabemos que o Facebook tem imensos dados sobre os seus utilizadores. Esses dados, quando usados de forma correta e eticamente responsável, podem ser muito eficazes para direcionar mensagens específicas.

Como definir e segmentar o público-alvo?

Não vale a pena ter bons produtos e construir boas campanhas de marketing, se o público não está bem definido e não tem interesse nas soluções apresentadas. Como tal, o público-alvo representa os potenciais clientes, ou seja, são os consumidores que pelas suas características podem ter maior interesse nas soluções que a empresa apresenta no mercado.

Portanto, é muito importante definir, entender e conhecer os públicos para poder responder às suas necessidades. Para definir o público-alvo é necessário passar por algumas etapas, entre as quais:

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1. Efetuar uma pesquisa de mercado

Conhecer e entender o mercado irá fornecer dados muito importantes, entre os quais por exemplo o perfil de pessoas que residem numa determinada cidade. Deste modo, para realizar uma análise do mercado, a empresa deve colocar-se na pele do consumidor e procurar por oportunidades existentes no segmento de mercado em que se quer inserir. Para isso, é necessário efetuar uma análise SWOT para perceber toda a conjuntura interna e externa que pode condicionar a atuação da empresa. Neste sentido, podemos concluir que é necessário haver um conhecimento profundo do mercado em que se quer inserir para tornar mais fácil a definição do público-alvo.

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2. Criar grupos de segmentação dentro do público-alvo definido

O produto que foi desenvolvido pela empresa pode ser a solução para muitas pessoas, no entanto, para o divulgar é necessário fazê-lo de forma diferenciada para os diversos públicos inseridos no nosso público-alvo. Nesse sentido, o primeiro passo é realmente criar uma segmentação. Esta pode ser feita de diversas formas, entre as quais, pela sua idade, profissão, linguagem, habilitações, interesses, comportamentos, entre outros. Depois de segmentado o público-alvo, a empresa deve produzir conteúdos próprios que respondam às necessidades de cada grupo.

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3. Definir a(s) sua(s) persona(s)

Definir o público-alvo é muito importante para a eficácia de uma campanha de marketing digital, no entanto continua a ser necessário aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores. Nesse sentido, a persona define-se por ser um perfil algo fictício do cliente ideal para uma empresa. O objetivo é que a empresa consiga compreender quem é o cliente e qual é a sua necessidade. Este perfil é criado com todos os detalhes, incluindo um nome fictício, uma breve história sobre o dia a dia da persona, a sua profissão, os hábitos de consumo, estilo de vida, valores, entre outros. Deste modo, concluímos que a definição de uma persona gera uma maior conexão e empatia da empresa com os consumidores, o que leva a uma criação e segmentação mais focada e eficiente.

Quais as vantagens de segmentar o público-alvo no marketing digital?

A segmentação do público-alvo é uma estratégia essencial no desenvolvimento de uma política de vendas eficiente, independentemente do setor em que a empresa se insere. Deste modo, segmentar o público-alvo no marketing digital pode trazer benefícios para:

Aumentar a taxa de conversão

Efetuar corretamente a segmentação do público-alvo, conhecer bem as necessidades e desejos dos seus públicos e comunicar de forma eficiente é a forma mais rápida e eficaz para aumentar a sua taxa de conversão. Além disso, esta opção necessita de um custo menor para manter esse cliente fidelizado. Deste modo, a conexão emocional que é possível criar devido à segmentação é simples de criar e muito difícil de quebrar.

Aumentar o poder de atração perante um público específico

Conhecendo o público para quem se deve comunicar torna-se possível tornar o discurso e a linguagem mais persuasivos e atraentes, destacando elementos que efetivamente irão atrair a atenção do público-alvo. Neste sentido, torna-se mais fácil chegar ao lado emocional dos potenciais clientes e clientes atuais.

Melhorar a oferta de produtos e preços

Definir corretamente o público-alvo significa ser capaz de definir quais os produtos que vão ao encontro do perfil do público a que queremos chegar. É possível, portanto, personalizar os produtos e os preços tendo como objetivo responder às necessidades do público-alvo, de forma a satisfazê-los e a melhorar a sua experiência de compra.

Criar uma identidade

O marketing digital surge desta necessidade de aproximar as empresas e os seus públicos. As campanhas segmentadas e que se apoiam nas redes sociais para passar uma mensagem específica tornam a empresa mais próxima do público. Deste modo, é possível criar uma identidade própria para os produtos e para a empresa, tornando-se mais fácil o relacionamento e o reconhecimento dos públicos.

Economizar dinheiro

O resultado mais relevante que o marketing digital fornece à segmentação do público-alvo, conforme já mencionado, é perfeito para otimizar a taxa de conversão de clientes. Deste modo, a utilização de campanhas de televisão podem levar-nos a atingir muita gente, mas apenas uma pequena parte será o público desejado. Por outro lado, as campanhas de marketing digital permitem uma seleção prévia do grupo segmentado do público-alvo que queremos atingir, fazendo-o com menos dinheiro, de forma mais eficiente e num ambiente mais propício ao envolvimento com o potencial consumidor.

Bruno Santos
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Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.