Marketing digital: O poder da segmentação do público-alvo

Marketing digital: O poder da segmentação do público-alvo

A definição de um público-alvo é uma das principais etapas de planeamento estratégico de qualquer negócio, mas também uma das mais difíceis por nem sempre ser fácil e óbvio de definir. Este é, de facto, um conceito fundamental para quem quer posicionar corretamente a sua marca no mercado e ter sucesso no desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Afinal, para se comunicar de forma eficiente, construir um bom relacionamento, gerar envolvimento e potenciar os conteúdos tendo em conta os gostos e preferências dos consumidores, é necessário e essencial conhecê-los primeiro. Deste modo, evitamos ações genéricas que serão irrelevantes na ótica do público pretendido e conseguimos implementar ações focadas no público que mais interessa para o negócio.

Nas redes sociais, esta segmentação do público-alvo que a empresa quer atingir torna-se extremamente relevante, principalmente quando sabemos que o Facebook tem imensos dados sobre os seus utilizadores. Esses dados, quando usados de forma correta e eticamente responsável, podem ser muito eficazes para direcionar mensagens específicas.

 

Como definir e segmentar o público-alvo?

Não vale a pena ter bons produtos e construir boas campanhas de marketing, se o público não está bem definido e não tem interesse nas soluções apresentadas. Como tal, o público-alvo representa os potenciais clientes, ou seja, são os consumidores que pelas suas características podem ter maior interesse nas soluções que a empresa apresenta no mercado.

Portanto, é muito importante definir, entender e conhecer os públicos para poder responder às suas necessidades. Para definir o público-alvo é necessário passar por algumas etapas, entre as quais:

 

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Quais as vantagens de segmentar o público-alvo no marketing digital?

A segmentação do público-alvo é uma estratégia essencial no desenvolvimento de uma política de vendas eficiente, independentemente do setor em que a empresa se insere. Deste modo, segmentar o público-alvo no marketing digital pode trazer benefícios para:

 

→ Aumentar a taxa de conversão

Efetuar corretamente a segmentação do público-alvo, conhecer bem as necessidades e desejos dos seus públicos e comunicar de forma eficiente é a forma mais rápida e eficaz para aumentar a sua taxa de conversão. Além disso, esta opção necessita de um custo menor para manter esse cliente fidelizado. Deste modo, a conexão emocional que é possível criar devido à segmentação é simples de criar e muito difícil de quebrar.

→ Aumentar o poder de atração perante um público específico

Conhecendo o público para quem se deve comunicar torna-se possível tornar o discurso e a linguagem mais persuasivos e atraentes, destacando elementos que efetivamente irão atrair a atenção do público-alvo. Neste sentido, torna-se mais fácil chegar ao lado emocional dos potenciais clientes e clientes atuais.

→ Melhorar a oferta de produtos e preços

Definir corretamente o público-alvo significa ser capaz de definir quais os produtos que vão ao encontro do perfil do público a que queremos chegar. É possível, portanto, personalizar os produtos e os preços tendo como objetivo responder às necessidades do público-alvo, de forma a satisfazê-los e a melhorar a sua experiência de compra.

→ Criar uma identidade

O marketing digital surge desta necessidade de aproximar as empresas e os seus públicos. As campanhas segmentadas e que se apoiam nas redes sociais para passar uma mensagem específica tornam a empresa mais próxima do público. Deste modo, é possível criar uma identidade própria para os produtos e para a empresa, tornando-se mais fácil o relacionamento e o reconhecimento dos públicos.

→ Economizar dinheiro

O resultado mais relevante que o marketing digital fornece à segmentação do público-alvo, conforme já mencionado, é perfeito para otimizar a taxa de conversão de clientes. Deste modo, a utilização de campanhas de televisão podem levar-nos a atingir muita gente, mas apenas uma pequena parte será o público desejado. Por outro lado, as campanhas de marketing digital permitem uma seleção prévia do grupo segmentado do público-alvo que queremos atingir, fazendo-o com menos dinheiro, de forma mais eficiente e num ambiente mais propício ao envolvimento com o potencial consumidor.

 

Bruno Santos
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Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.