Já lhe aconteceu estar a criar um calendário de publicações nas redes sociais e ficar sem ideias a meio? Pois bem, existem alguns temas que pode trazer sempre consigo e que o vão salvar nos momentos de menos inspiração. Deixamos-lhe sugestões de conteúdos para redes sociais para todos os dias da semana.
Monday Motivation
A segunda-feira nunca teve boa fama, por isso, que tal começar a semana e o calendário de publicações nas redes sociais com um pouco de motivação? Inspire os seus seguidores partilhando algumas citações de pessoas famosas ou até mesmo de membros da sua equipa.
Este tipo de publicações também ajudará o seu público a perceber os ideais e objetivos da sua empresa.
Tuesday Thoughts
Continue a semana com conteúdos leves mostrando como é trabalhar na sua empresa. Partilhe vídeos e fotografias do dia a dia dos seus colaboradores, ou até mesmo um testemunho de um funcionário. Assim, mostra aos seus seguidores que a sua equipa é feliz e tem orgulho em contribuir para o seu negócio.
Além disso, pode dar um toque pessoal ao seu calendário de publicações nas redes sociais e aderir ao “Take Over”. Este termo é usado quando um dos membros da equipa se apodera da gestão de redes sociais da empresa e partilha curiosidades sobre o seu dia, quer os livros que anda a ler, quer o animal de estimação que lhe faz companhia em teletrabalho.
Wednesday Wisdom
Agora que os seus seguidores já ganharam o ritmo da semana, chegou a hora de incluir um pouco de conhecimento no seu calendário de publicações nas redes sociais. Assim sendo, basta fazer aquilo que faz melhor: falar sobre o seu negócio. Sejam mais extensos ou mais curtos, existem vários tipos de conteúdos digitais aos quais pode recorrer. Deixamos algumas sugestões:
- infografias;
- vídeos animados;
- vídeos explicativos;
- links para o seu blog;
- links para websites que tem como referência.
Connect Thursday e Throwback Thursday
Para concluir o processo de fidelização de clientes, chegou a hora de vender. Depois de criar laços com a sua audiência e de partilhar o seu conhecimento, se tiver um negócio de e-commerce, aproveite para criar galerias com links para os respetivos produtos. Caso o seu negócio seja físico, partilhe fotografias de novas aquisições que chegaram à sua loja e convide os seus seguidores a visitá-lo.
Além do seu produto, pode ainda divulgar a sua landing page ou incentivar à subscrição da sua newsletter para que consiga novos contactos.
Outra ideia muito popular para a quinta-feira é o Throwback Thursday – ou TBT –, em que as pessoas recordam momentos partilhando fotografias antigas. Que tal viver um dia mais nostálgico e mostrar fotografias dos seus colaboradores no dia em que entraram na empresa?
Friday Vibes
Com o fim de semana a aproximar-se e depois de quatro dias a criar uma jornada de fidelização, chegou a hora de descontrair. Aproveite a sexta-feira para retribuir aos seus seguidores, oferecendo algo de que eles gostam. Para isso, esteja atento e descubra com que publicações eles interagem mais e volte a apostar nelas. Por exemplo, se a sua audiência aprecia as suas dicas, partilhe uma curiosidade, mas se são as imagens de equipa que geram mais interação, fotografe os seus colaboradores num momento casual.
Outra opção é criar jogos, por exemplo, uma sopa de letras com vocabulário da sua área de negócio.
Social Saturday
Entretanto, chegámos ao sábado e agora surge a pergunta: vale a pena criar posts para as redes sociais ao fim de semana? Certamente que sim. Deve, no entanto, apostar em temas mais divertidos. Partilhe frases descontraídas, sugestões de atividades para fazer ao fim de semana ou, caso o seu negócio esteja aberto, fotografias do seu espaço. Pode ser que algum dos seus seguidores esteja a passear e aproveite para o visitar!
Sunday Funday
Por norma, os domingos são os dias com menos interação, pelo que se não fizer nenhuma publicação, não será problemático e o seu calendário de redes sociais não será afetado. Ainda assim, esteja atento às efemérides, pois fica sempre bem partilhar uma mensagem de boas festas se existir algum evento neste dia.
Estratégia na criação de um calendário de publicações nas redes sociais
Apesar de todos os dias serem bons para publicar, isso não significa que o deva fazer. O excesso de publicações pode saturar os seus seguidores e o inverso pode levar as suas redes sociais ao esquecimento. Assim, analise o seu público-alvo e defina um calendário editorial para redes sociais adequado à sua empresa e aos conteúdos que tem para partilhar. Depois disso, é só começar a criar!