Os logótipos de marcas são a identidade gráfica de uma empresa, isto é, o que permite reconhecê-la em qualquer lugar. Quando o sucesso já é muito, estes símbolos têm tendência a tornar-se mais minimalistas, para serem mais facilmente aplicáveis em diferentes formatos. Se falarmos da letra M amarela, com certeza que lhe vem à mente o logótipo da McDonalds, pois uma letra e uma cor são suficientes para conseguirmos identificar este negócio. Então, porquê mudar? Vamos analisar os motivos que levam as empresas a modificar os logos de marcas que já são mundialmente conhecidas.
Porquê a mudança de logótipo?
Se o logótipo de uma marca já criou um grande impacto, pode ser perigoso mudá-lo radicalmente. No entanto, pequenas alterações irão ajudar a manter o símbolo atual e, ao mesmo tempo, dar-lhe “um novo ar”.
Já demos alguns exemplos de logótipos que foram sofrendo alterações com o passar dos anos. Mas porque é que o fizeram?
Acompanhar as tendências
Se a sua marca já está presente no mercado há muitos anos e nunca alterou o seu logótipo, é provável que este esteja desatualizado. A simplificação, o uso de cores vivas e a escolha de um novo tipo de letra são truques simples que vão modernizar o seu logótipo sem abdicar da história e dos objetivos do seu negócio.
Isso torna-se evidente, por exemplo, nas alterações que ocorreram perto do aparecimento da televisão a cores. Se repararmos, os logótipos de marcas como Coca-Cola, Burger King e Volkswagen começaram a ter cor entre os anos 50 e 60, altura em que a televisão a cores foi introduzida nos Estados Unidos.
Precisa de melhorias no design
Alterações nas cores e no tipo de letra de um logótipo são suficientes para o tornar mais moderno, o que pode contribuir igualmente para a sua legibilidade.
Um caso claro disso é o Facebook. À primeira vista, podemos não encontrar diferenças entre as duas imagens, mas o logótipo do Facebook de 2015 utiliza um azul mais claro e um tipo de letra mais aberto, tornando-o muito mais legível.
Lembre-se: o objetivo de um designer gráfico é facilitar a vida dos utilizadores, sem que eles necessariamente reparem nisso.
Adotar uma imagem minimalista
O minimalismo é também uma tendência. E veio para ficar. Hoje em dia, os logótipos das marcas são cada vez mais simples, para funcionarem em todos os formatos e serem sempre legíveis. Podemos ver isso no logótipo da Apple, simplificado precisamente por não ser percetível.
Com um grafismo minimalista, a marca pode focar-se na mensagem que quer passar e saber que o logótipo está sempre presente sem causar ruído ou distrair as pessoas.
O seu negócio mudou
Até agora falámos de mudanças pequenas, ou que, pelo menos, ocorreram gradualmente ao longo de vários anos. No entanto, algumas marcas já tiveram de alterar radicalmente o seu grafismo.
Isso pode acontecer:
- devido a um crescimento exponencial, que obriga a imagem a crescer à mesma velocidade que a empresa;
- se o ramo do negócio mudar, como é o caso da Samsung, que inicialmente era uma empresa da área alimentar. Só em 1969 se lançou no mundo das tecnologias, vendo-se forçada a renovar completamente a sua imagem.
Concluindo
Se acha que algum destes motivos se aplica à sua marca, então chegou mesmo a hora de fazer algumas mudanças. Lembre-se de que não precisa de alterações muito abruptas para criar um logótipo criativo. E claro, tenha sempre em mente aquilo que a sua marca representa e quem quer alcançar.