Já reparou que alguns dos artigos do seu blog não têm tanto impacto como esperava, mesmo sendo sobre tópicos importantes e atuais. E agora, o que pode fazer? Se está a pensar que a solução é partilhá-los de novo para ver se chegam a mais audiência, está correto. Mas espere, espere! Este é um processo que deve ser feito com cautela e seguindo várias regras, para não ter um efeito contrário ao pretendido. Ou seja, para garantir que não será prejudicado em termos de SEO, em vez de beneficiado. Por isso, antes de republicar conteúdos, é crucial fazer uma análise. Nós ajudamos a perceber a que deve estar atento.
Onde republicar conteúdos?
Antes de explorar as vantagens e as melhores práticas, é fundamental fazer uma distinção. Quando falamos em republicar conteúdos, há duas possibilidades: publicar o mesmo artigo, mas noutra plataforma, ou voltar a publicar um post no mesmo blog, mas atualizando-o.
Publicar o mesmo artigo noutra plataforma
O Google não é muito fã desta prática, pelo que será de evitar.
No entanto, pode fazer sentido nalguns casos, como quando somos mencionados num artigo e queremos republicá-lo no nosso website. Para tal, peça a permissão do autor e refira no início do artigo que se trata de uma republicação, colocando o link para a versão original. Dessa forma, ajuda o Google a perceber que se trata de uma republicação e a distinguir a versão original da republicação, ficando a salvaguarda de que o conteúdo não está a ser roubado, mas partilhado.
Publicar um post atualizado no mesmo blog
Pelo contrário, neste caso pode ser bastante proveitoso.
Uma das vantagens de ter um blog e produzir conteúdos com regularidade é o facto de isso ser benéfico em termos de SEO. Mesmo um artigo escrito há muito tempo está sempre acessível nas pesquisas, sobretudo se estiver bem posicionado. Por isso, ao republicar conteúdos estamos a prolongar-lhes o tempo de vida e a amplificar o seu impacto. Isto, claro, desde que siga algumas boas práticas.
“Republicar é algo que deve estar na nossa mente e na nossa lista de tarefas”, diz Rand Fishkin, fundador da MOZ, uma empresa especializada em SEO. E diz mais, num vídeo em que refere que o Google recompensa a republicação de artigos:
Se um conteúdo é um sucesso ou se tem a certeza de que um conteúdo pode ser um sucesso ou que uma [determinada] audiência vai agradecer e gostar, garanto que vão agradecer e gostar se atualizar esse conteúdo ou produzir algo melhor sobre aquele tópico.
Rand Fishkin
Porquê: as vantagens de republicar conteúdos
Republicar conteúdos significa que estamos a:
- prolongar o tempo de vida dos artigos, o que ajuda a ir ganhando relevância para o Google;
- criar reputação, mostrando que é uma marca que se preocupa em manter a informação atualizada e tornando-se uma referência em determinada área;
- amplificar o impacto do conteúdo, garantindo que tem um maior alcance e que chega a novos leitores ou a um público assíduo que não teve oportunidade de ler aquele conteúdo;
- poupar tempo, dinheiro e recursos, pois exige menos tempo a atualizar os conteúdos do que a pesquisar, organizar e escrever artigos de raiz;
- não prejudicar o ritmo da atualização e disponibilização de conteúdo no seu blog.
Que conteúdos e quando devemos republicar
Depois de perceber como pode ser vantajoso, o passo seguinte é identificar quais os conteúdos a republicar. Ou seja, não aplique esta regra a todos, é uma solução contraproducente. Aqui, será necessário considerar os temas abordados, a posição no motor de busca, a atualidade do artigo e há quanto tempo foi escrito.

Identificar os posts que não estão tão bem posicionados
Pode republicar conteúdos que estão bem posicionados? Claro, mas a menos que seja necessário atualizar a informação ou torná-la mais pertinente, deve pensar se o risco de alterar um bom artigo (e, sem querer, prejudicar o posicionamento) é elevado. Neste sentido, os dados de analytics vão ser muito úteis.

Olhar para a relevância e para os temas mais pesquisados
Se um determinado tema gera muita procura e pesquisas num dado momento, esse pode ser um bom motivo para recuperar um artigo sobre esse tema. Em vez de publicar um novo artigo, correndo o risco de isso confundir as pesquisas do Google, o melhor é atualizá-lo.

Considerar há quanto tempo foram publicados
Não é aconselhável republicar conteúdos que tenha partilhado há pouco tempo. Afinal, convém que os artigos tenham alguns meses de vida para se posicionar e, consequentemente, se poder analisar melhor o seu desempenho e a sua relevância. O ideal seria o artigo ter cerca de um ano ou mais até, para lhe dar uma nova roupagem e voltar a partilhá-lo.
Como republicar conteúdos: algumas regras essenciais
Já identificou os artigos a atualizar e os tópicos relevantes. Perfeito, então, e agora como deve fazer? Tome nota de algumas das boas práticas para atualizar artigos, de acordo com o Hubspot:
Usar o mesmo URL e post ou redirecionar
Ao decidir atualizar ou republicar conteúdos, é fundamental manter o link e a publicação original para não perder o valor que este ganhou ao longo do tempo. Pode, assim, alterar a data de publicação para a data de atualização.
No entanto, há outra opção, segundo o Content Marketing Institute e o vídeo de Rand Fishkin: fazer uma nova publicação, se o conteúdo tiver pouco tráfego ou um URL errado, e redirecionar a página antiga para a nova (usando um 301 redirect), para manter o histórico e ranking que já tinha.
Manter as keywords
É também importante manter as keywords. Pode alterar o título do artigo, mas apenas quando necessário – e, se possível, não o faça drasticamente.
Nota do editor para garantir a transparência
Colocar uma nota do editor a referir a republicação do artigo é uma boa ideia. A nota deve fazer referência à data original de publicação e a justificação para a sua atualização.
Reescrever o conteúdo
Ao republicar conteúdos, deve avaliar a pertinência do artigo e alterar a publicação, eliminando a informação que deixou de ser relevante, acrescentando dados ou reestruturando o artigo. Ao mesmo tempo, verifique se não há imagens ou links desatualizados. Além disso, aplique os conceitos que tem vindo a aprender e perceber que funcionam, tanto na escrita como no SEO.
Rever a metadata do artigo
Uma vez que é uma informação que vai chamar a atenção dos leitores, é importante que seja o mais clara e atrativa possível, refletindo o conteúdo do post.
Depois desta análise feita e seguindo estas regras essenciais para republicar conteúdos, verá que não só otimiza os seus artigos para ganhar relevância, melhorar o posicionamento e chegar a mais audiência, como também poupa tempo e rentabiliza a sua expertise. Agora, sim: pode avançar com esta estratégia.
Artigo atualizado a 7 de dezembro de 2020, por Rosa Machado.