Disney: um case study de content marketing

Disney: um case study de content marketing

A forma como, ao longo dos anos, a Disney conseguiu gerar uma forte expectativa em relação ao novo filme da saga Star Wars é a prova mais recente da forte aposta que a empresa faz em content marketing.

A produção de conteúdos em torno do filme, sobretudo relacionados com a sua preparação e filmagens, foi estudada ao pormenor. Imagens como a da primeira claquete das filmagens do novo filme ou o vídeo com uma mensagem de J.J. Abrams foram divulgadas cirurgicamente ao longo das gravações. O objetivo foi claro: envolver os fãs em todo o processo até ao culminar da divulgação do primeiro trailer e, depois, o lançamento do filme.

Tal como no caso do grande sucesso em torno do filme de animação Frozen, o grupo de entretenimento sabia exatamente o que o público queria e desde o primeiro momento que lhe deu isso mesmo. Desde aí, vários foram os artigos que se escreveram sobre as lições de content marketing que se devem tirar da forma como a Disney promoveu o novo filme da Star Wars, como este artigo do Marketing Insider Group.

A dimensão do grupo deu uma grande ajuda em todo o processo. Por exemplo, nos vários canais da Disney foram passando imagens do novo filme, que ajudaram a criar a expectativa. Na verdade, não são muitos os grupos que, no mundo inteiro, se possam comparar ao universo Disney. A The Walt Disney Company tem áreas e negócios que vão desde a produção e distribuição de filmes e séries, parques de entretenimento e estúdios, passando por uma variedade de websites e publicações, bem como de canais de televisão tão conhecidos como Disney Channel, ABC ou ESPN. Não admira, por isso, que os conteúdos produzidos sobre o novo filme tenham assumido uma variedade de formatos, como artigos, vídeos, jogos ou aplicações.

A verdade é que tudo o que fizeram foi planeado ao mais ínfimo pormenor, como explicou Bob Iger, CEO da Disney, ao The HolywoodReporter.com:

“(…) tudo o que fizemos até à data foi extremamente deliberado e temos em curso um plano deliberado e cuidadosamente construído acerca daquilo que divulgamos no mercado em termos de produto e de marketing.

Disney, Case Study, Content MarketingDisney, Case Study, Content Marketing

 

Conhece o nosso ebook de Case Studies de Content Marketing?

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.