As melhores ferramentas para criar infografias

As melhores ferramentas para criar infografias

Na elaboração de um artigo, torna-se por vezes difícil destacar os dados mais importantes no meio de tanta informação. Criar infografias criativas é a solução para prender a atenção do seu público-alvo e ajudá-lo a absorver de forma mais rápida e eficaz.

É fundamental conhecer as ferramentas do mercado e usar a mais adequada ao seu projeto. Contudo, o processo de design é uma das últimas etapas nesta maratona de criatividade. Num primeiro passo, deve reunir a informação que considera mais pertinente e simplificá-la ao máximo – reduzindo a quantidade de texto ou, até mesmo, representando alguns tópicos através de símbolos. De seguida, experimente esquematizar em papel aquilo que poderá ser a infografia final.

Terminado este procedimento, chegou a hora de embelezar a informação. Para tal, tem à sua disposição um vasto conjunto de ferramentas online, com diversos templates, para que consiga criar infografias com imensa facilidade e qualidade. Deixamos-lhe as nossas seis prediletas. 

Easelly, Ferramenta para criar infografias

Easel.ly

O easel.ly é um website que, apesar de não oferecer muitos elementos gráficos, tem o essencial para quem está a começar. Os templates estão organizados por categorias e são bastante criativos. Se pretende criar uma ilustração para a sua infografia, este é um website no qual se pode inspirar. Para a representação de dados, tem ao seu dispor quatro gráficos diferentes e mais de 20 pictogramas. Na versão gratuita, pode descarregar as imagens em JPG ou partilhar diretamente no website. Se gostar do easel.ly e estiver interessado em adquirir mais conteúdos desta plataforma, o custo para acesso ilimitado é de $4 mensais.

Canva, Ferramenta para criar infografias

Canva

O Canva já é familiar para todos nós, pela sua facilidade em produzir imagens para redes sociais, mas também reúne todas as condições para entrar nesta lista de ferramentas para criar infografias. Pode escolher o modelo mais adequado ao seu projeto e acrescentar-lhe ícones e outros elementos gráficos gratuitos. Não é, contudo, o mais indicado para a representação de percentagens exatas. O plano gratuito já dá acesso a uma grande diversidade de elementos, mas tem a possibilidade de comprar outros pontuais, ou aderir a uma subscrição paga e ter acesso a todos os serviços do Canva.

Piktochart, Ferramenta para criar infografias

Piktochart

Com a plataforma Piktochart, criar infografias tornou-se mais fácil. Nos templates disponibilizados encontramos exemplos com diversos temas, cores e feitios. Aliada a esta variedade, surge a simplicidade com que os elementos estão organizados – por exemplo, é possível utilizar um template já existente e aplicar-lhe, automaticamente, um esquema de cores diferente. A plataforma permite-lhe usar formas, fotografias e texto, mas também gráficos e mapas nos quais é possível representar dados de forma interativa. Com a avaliação gratuita, pode descarregar as suas infografias em PNG ou aplicar diretamente no seu website – mas atenção, apenas pode criar cinco projetos.

Venngage, Ferramenta para criar infografias

Venngage

A plataforma Venngage é uma das mais completas quando o objetivo é criar infografias. Depois de escolher o modelo mais adequado ao seu projeto e colocar toda a informação necessária, pode ainda usufruir da ferramenta de criação de gráficos interativos. Basta escolher o formato, inserir os dados e terá uma representação gráfica com a qual pode interagir movendo o rato. A grande desvantagem é que o plano gratuito apenas permite inserir a infografia no site através do código. A exportação em formato de imagem ou PDF é exclusiva para os utilizadores premium. Pode criar até cinco projetos com a sua conta gratuita – tendo em conta que aparecerá com a marca Venngage no fim.

Visme, Ferramenta para criar infografias

Visme

A Visme é uma plataforma que, tal como o Venngage, se destaca das outras pela sua facilidade na representação gráfica de dados estatísticos. Oferece uma grande variedade de sugestões para apresentar informação percentual, como gráficos circulares, lineares ou iconográficos. Com a Visme é também possível adicionar vídeo na infografia através de um simples link de YouTube ou Vimeo.

Porém, não é uma ferramenta que permita usufruir da versão gratuita com muita frequência, visto que só pode armazenar cinco projetos. Para criação ilimitada, terá de dispensar de $25 mensais.

Snappa, Ferramenta para criar infografias

Snappa

A Snappa é uma ferramenta que, além de lhe permitir criar infografias de raiz, oferece uma grande diversidade de templates para apresentar dados estatísticos ou até criar um currículo. Para o ajudar a usar a plataforma, existe na página inicial um vídeo de 55 segundos que lhe explica como começar a sua infografia criativa.

A versão gratuita inclui os mesmos elementos gráficos que as versões premium. No entanto, apenas permite fazer 3 downloads por mês. Se tiver um grande volume de trabalho, a qualidade da Snappa, aliada ao seu baixo custo – entre $10 e $39 –, justifica o investimento.

Quer destacar-se nos motores de pesquisa com conteúdos originais e de qualidade?

Fale connosco e ofereça conteúdos de valor acrescentado para o seu público-alvo!

Contacte-nos!

Inês Martins
Conheça o autor / Inês Martins

Designer de conteúdos da Webtexto.