Content Marketing: como aumentar a notoriedade da marca?

Content Marketing: como aumentar a notoriedade da marca?

Ser reconhecido, ter nome no mercado, ser identificado com os serviços que presta, estes são objetivos que nascem com as marcas.

É natural que isso seja mais notório nos primeiros anos de vida do negócio, mas é também muito comum que este seja um objetivo que se prolongue ao longo do tempo, por exemplo, com o surgimento de novas unidades de negócio ou a entrada em novos mercados.

Dando seguimento ao artigo Como implementar uma estratégia de content marketing e medir os resultados?, começamos por explorar o objetivo de ganhar notoriedade. Este é claramente um objetivo que faz parte da maioria das estratégias de content marketing. As marcas ou empresas querem que o seu nome seja conhecido no mercado; querem ter notoriedade. Essa notoriedade pode ser conseguida de várias formas, sendo muito importante garantir uma boa reputação digital e a produção regular de conteúdos.

  • Reputação digital: um site bem desenhado, que seja de fácil leitura, respeite as regras básicas de SEO e que esteja preparado para os suportes mobile são condições mínimas para ganhar uma boa reputação digital. Essa boa reputação vai ser colocada à prova sempre que alguém fizer uma pesquisa pelas palavras-chave do negócio e o website aparecer na primeira página de referências.
  • Produção regular de conteúdos: a produção de conteúdos relacionados com a área de negócio ou com as palavras-chave ligadas à marca deve ser regular, não só porque isso permite ter maior relevância ao nível dos motores de busca (respeitando as regras de SEO), mas também porque a publicação de conteúdos de qualidade gera boa reputação entre a audiência, fideliza as pessoas e dá-lhes a confiança de estar em contacto com “alguém” que percebe dos seus problemas e tem capacidade para os solucionar. Esta produção de conteúdos deve dar maior relevância aos meios próprios, criando uma área no site (pode ser um blog) onde haja publicação regular de conteúdos. Esta produção de conteúdos deve ter a preocupação de ser não só regular, mas também de seguir uma estratégia de links internos, alimentando uma circularidade interna.
  • Presença nas redes sociais: para ganharem visibilidade, os bons conteúdos têm de ir ao encontro das pessoas, estando presentes onde elas estão habitualmente. Mas esta presença tem de ser cuidada e a linguagem deve ser adequada a cada um dos meios onde quer comunicar. Comunicar no Facebook não é a mesma coisa que comunicar no LinkedIn, mas ambos podem ser muito importantes. 
  • Realização de campanhas pagas: sobretudo no início, quando se procura dar um maior impulso à marca numa fase em que esta ainda não tem uma pegada digital muito forte, as campanhas pagas – por exemplo, Google Adwords ou Facebbok Ads – são veículos importantes para chegar mais rapidamente a mais pessoas, dando eco não só à marca propriamente dita, mas também aos conteúdos.
  • Conteúdo patrocinado: quando os budgets de marketing são mais avultados, há ainda a possibilidade de usar meios externos e recorrer à respetiva audiência para ganhar notoriedade. São cada vez mais os media que estão a seguir esta estratégia, criando marcas próprias para esta área de negócio onde “emprestam” a sua audiência às marcas para que estas possam passar mais rapidamente a sua mensagem.
  • Newsletter: a criação e o envio regular de uma newsletter deve também fazer parte do leque de meios a utilizar para ganhar notoriedade; o campo de subscrição da newsletter deve estar disponível em áreas-chave do website, mas também devem ser feitas algumas campanhas de subscrição que permitem aumentar a mailing list. As newsletters são ótimos instrumentos para relembrar que há conteúdos novos e levar as pessoas de volta ao site.

 

Métricas a considerar

  • Visualizações de páginas do website/blog
  • Número de subscritores nos casos em que isso se aplica, por exemplo, nas newsletters
  • Tráfego orgânico, tráfego das redes sociais e tráfego pago
  • Seguidores nas redes sociais
  • Likes nos posts publicados nas redes sociais

 

Avaliação a fazer

  • Evolução dos seguidores nos vários suportes utilizados
  • Dias e horas com mais visualizações nos vários suportes utilizados
  • Tipo de conteúdos e formatos mais eficazes
  • Temas mais pesquisados/procurados

 

 

 

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.