“Marketing is no longer about the stuff you make, but the stories you tell”. Esta citação, atribuída a Seth Godin, tornou-se num dos mandamentos do Marketing Digital. No entanto, precisamos de garantir que essas histórias que a nossa marca conta chegam e interessam ao público-alvo. Para isso, é necessário criar uma estratégia que também tenha em consideração as principais tendências de Marketing Digital para 2020 e de Content Marketing. Explicamos três das mais importantes e que alguns dos maiores especialistas da área aconselham para este novo ano.
Inteligência Artificial na vanguarda das tendências de Marketing Digital para 2020
Há algum tempo que se prevê esta aliança e não há dúvida de que a importância da inteligência artificial (IA) no Marketing tem vindo a aumentar. Em 2020, será uma das ferramentas cruciais para continuar a melhorar a experiência do consumidor, de acordo com Jeff Bullas, considerado pela Forbes como um dos maiores influenciadores em Marketing.
Conteúdos dinâmicos
Os algoritmos de machine learning têm vindo a permitir que os conteúdos sejam cada vez mais personalizados. Porém, este ano, a tendência será criar conteúdos dinâmicos que vão além da personalização e que mudam segundo o visitante, adaptando-se à localização, idade, comportamento e preferências de cada um. Por exemplo, um website pode apresentar produtos diferentes tendo em conta o clima na cidade do consumidor.
Chatbot e Conversational Marketing
Particularmente no e-Commerce, a disponibilidade da marca é um fator elementar para os consumidores online, que esperam soluções imediatas e descomplicadas. Atualmente, existe muita oferta e a demora na resposta pode significar a perda de um cliente. Por exemplo, nos EUA, quase metade dos consumidores online utiliza chatbots ou chats para comunicar com as empresas para assistência ao cliente. Embora muitos consumidores prefiram o live chat por prezar uma experiência mais humana, a evolução da IA está a permitir que a interação com os chatbots seja cada vez mais autêntica.
Pesquisa visual e por voz
A pesquisa por voz não é um conceito novo, mas é uma opção cada vez mais utilizada. O Assistente da Google, a Siri da Apple e a Alexa da Amazon são casos conhecidos. Já a pesquisa visual vai um passo mais além e permite, por meio do upload de uma fotografia de um produto, obter sugestões de produtos similares aos procurados. Uma ideia que está a ser explorada por algumas marcas de vestuário, como a H&M.
O conteúdo visual continuará a dominar
É inegável que a popularidade do conteúdo visual não tem parado de crescer e que continuará a ser uma das tendências de Marketing Digital para 2020. Aposte em infografias, fotos, gráficos e especialmente em vídeo, que, segundo as estatísticas do Wyzowl e do Hubspot, leva o troféu na preferência dos consumidores e dos marketers.
Vídeo
De acordo com o website do guru do Marketing Jeff Bullas, em 2020 haverá uma “explosão” do Video Marketing. De campanhas a vídeos curtos, este meio permite obter informações sobre produtos, serviços, marca e até formação de forma imediata, interessante e dinâmica.
Live streaming
O live streaming tem a vantagem de estar no presente e de permitir interação, criando uma aproximação entre a marca e os consumidores. Pequenos vídeos com discussões de tópicos ou comunicação de estratégias, produtos, marcas e serviços podem gerar mais envolvimento.
Conteúdo relevante e mais personalizado para fidelizar
Cada vez mais, os consumidores procuram conteúdo valioso, autêntico e transparente. Um dos maiores especialistas em Marketing, Jay Baer, explica que é necessário saber o que inspira o público-alvo a partilhar a sua mensagem. Esta informação ajuda a marca a criar conteúdo cada vez mais relevante e direcionado, que despertará à sua audiência a vontade de continuar a seguir, de partilhar a sua mensagem e de saber mais sobre a sua marca.
Storytelling
O storytelling é uma das mais importantes tendências de Marketing Digital para 2020 – aliás, de todo o tipo de Marketing – que nunca passará de moda. Em 2020, o desafio será dar ênfase a esta ferramenta, criando conteúdo ainda mais criativo, estimulante, autêntico e interativo que desperte a curiosidade do cliente e o fidelize à marca. Jeff Bullas acredita que o Marketing deve ser uma experiência para o consumidor, não apenas publicidade.
Personalização
Com ajuda da IA, a personalização tornou-se mais fácil, como no caso do envio de emails com o nome do cliente e com base nas suas preferências. Mas a IA também oferece a possibilidade de reunir e analisar dados, histórico e experiência dos consumidores, permitindo que se incluam alguns detalhes extra na personalização de conteúdo. Por exemplo, a criação de conteúdo diversificado para as diversas comunidades ou nichos online, ou até a produção de material interativo, como jogos ou quizzes.
Qualidade
Com o excesso de informação que existe atualmente, as pessoas só dedicam tempo a conteúdo relevante que responda ao que procuram ou que lhes desperte curiosidade. Assim, é imperativo conhecer o público-alvo para produzir conteúdo diferenciado, autêntico e interessante. Só desta forma conquistará a confiança e a fidelidade da sua audiência. Parafraseando Jay Acunzo, os marketers devem dar o seu melhor para que 2020 seja um ano definido pela palavra “melhor” e não por “mais”.Para uma boa estratégia de comunicação, lembre-se de que deve escolher as tendências de Marketing Digital para 2020 que fazem sentido para o seu público-alvo e para a sua marca. Mais uma vez, como diz Jay Acunzo, atualmente já não se trata apenas de chamar a atenção do público, mas sim de prendê-la.