Os gurus do Content Marketing

Os gurus do Content Marketing

Ajudaram a fundar empresas inovadoras, têm blogs e livros de sucesso ou destacam-se simplesmente pela sua originalidade. Por estes motivos, os cinco nomes referidos neste artigo tornaram-se gurus do content marketing.

 

Brian Halligan Twitter @bhalligan

Brian Halligan

CEO e cofundador da empresa Hubspot, Halligan esteve na génese do inbound marketing. Tudo partiu da necessidade de ajustar as estratégias empresariais ao comportamento do consumidor. Percebeu também o quão útil seria juntar numa única plataforma as funcionalidades de um conjunto de ferramentas usadas nas estratégias de marketing digital. Com cerca de 10 anos, a empresa já conta com mais de 150.000 clientes em mais de 90 países. Halligan também dá aulas no MIT e escreveu dois livros: Marketing Lessons From the Grateful Dead e Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs – este último já vendeu mais de 50.000 cópias e está na sétima edição. Halligan é um dos líderes do inbound marketing e foi considerado o empresário do ano pela Ernst & Young em 2012.

“O que separa o conteúdo bom de um conteúdo ótimo é a predisposição para assumir riscos e testar os limites.”

Joe Pulizzi Twitter @JoePulizzi

Joe Pulizzi

É um dos líderes do movimento de content marketing e é o fundador de um instituto que já se tornou referência nesta área, o Content Market Institute. Dedica-se a ensinar e a treinar equipas na área de content marketing e prova da sua reputação são as mais de 400 palestras em que participou para falar desta estratégia. Pulizzi escreve  artigos com frequência para o Content Marketing Institute, um dos mais seguidos nesta área, e para a Entrepreneur.com, mas é também um autor de sucesso. O terceiro livro intitulado Epic Content Marketing foi considerado um dos cinco livros empresariais do ano pela Fortune Magazine em 2013. Além disso, é um dos 500 empresários convidados pelo LinkedIn para publicar conteúdos nesta plataforma social.

 

“O Content Marketing centra-se na criação de uma história interessante e atraente e em saber contá-la”.

Rand Fishkin Twitter @randfish

Rand Fishkin

Rand Fishkin desistiu da universidade e dedicou-se à criação de sites. Quando os clientes começaram a querer atrair visitantes, aprendeu tudo o que podia sobre o content marketing e criou a Moz em parceira com a sua mãe. Hoje, esta empresa de desenvolvimento de software centrada no inbound marketing fatura mais de 35 milhões de dólares por ano e conta com 250.000 clientes. Este sucesso fez com que Fishkin fosse considerado um dos 30 empresários mais bem-sucedidos do setor tecnológico com menos de 30 anos pela BusinessWeek em 2009. O especialista em SEO e analytics escreveu o The Beginner’s Guide to Search Engine Optimization e é coautor do livro The Art of SEO. Já colaborou para publicações como o The Seattle Times, a Newsweek e o New York Times. Mas a sua grande paixão é o blog da Moz, que é visitado por dezenas de milhares de profissionais todos os dias, e o seu blog pessoal.

“A melhor forma de vender algo: não vender nada. Ganhe o reconhecimento, o respeito e a confiança de quem pode vir a comprar.”

Jay Acunzo Twitter @Jay_zo

Jay Acunzo

Antigo jornalista de desporto, Jay Acunzo converteu-se ao marketing. E assumiu uma missão: quer que todos saibam que não pede desculpas, nem tem vergonha de ser marketeer. Mas não são só as estratégias de marketing que ocupam o seu pensamento. É um defensor acérrimo da qualidade e da criatividade, dois requisitos que considera cruciais para o sucesso de qualquer empresa e que coloca em prática no seu blog pessoal. Nomeado uma das 100 personalidades mais influentes do Content Marketing em 2015 pela Onalytica, Acunzo é um content marketeer experiente que já comandou o famoso blog da Hubspot,  escreveu artigos para o Contently e para o Content Marketing Institute. Apaixonado pela escrita e por podcasts, dedica parte do seu dia a ajudar startups na NextView Ventures.

 

“Não encontre os clientes para os seus conteúdos, encontre os conteúdos para os seus clientes.” 

Jeff Bullas Twitter @jeffbullas

Jeff Bullas

Consultor e estratega, Jeff Bullas especializou-se em maketing social, digital e de conteúdos. É especialista na otimização de marcas e um dos líderes mais influentes em temas de content marketing. Escreveu o bestseller Blogging the Smart Way, que explica como criar um blog de sucesso. Prova disso é o sucesso do seu blog, o jeffbullas.com, que tem mais de cinco milhões de acessos por ano. Bullas viaja pelo mundo para participar em conferências e seminários e foi considerado a personalidade mais influente na área de content marketing em 2015 pela Onalytica.

“A realidade é que é preciso aplicar constantemente as técnicas de SEO, criar conteúdos, publicá-los e publicitá-los para sermos encontrados no mundo online.”

Blandina Costa
Conheça o autor / Blandina Costa

Editora e diretora-geral da Webtexto.