A agenda de eventos de Marketing Digital em 2020 mostra como este mercado continua a crescer em Portugal, mas destaca-se sobretudo pela solidez dos eventos que se vão enraizando, muitos dos quais já nas terceiras ou mais edições.
Numa espécie de roteiro, mostramos as principais conferências para que possa organizar a sua agenda atempadamente e aproveitar estes momentos de aprendizagem, de troca de experiências e de networking.
e-Commerce Connect 2020
29 e 30 de janeiro (Lisboa, Hotel Pestana Sintra Golf Resort & Spa)
Um evento vocacionado para a área específica do e-commerce, o e-Commerce Connect vai realizar a 3.ª edição, na qual vão ser apresentadas e debatidas soluções e serviços inovadores, tanto nacionais como internacionais. Além dos casos de sucesso e dos testemunhos das maiores lojas e plataformas de e-commerce, os participantes podem partilhar experiências entre si e alargar a sua rede de contactos através dos espaços e eventos de networking.
Conferência Marketing Digital Centro e Norte de Portugal
21 de fevereiro (Santa Maria da Feira, ISVOUGA – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
A Conferência Marketing Digital Centro e Norte de Portugal é uma iniciativa do MKT:LAB – Laboratório de Marketing do ISVOUGA – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga. Este ano, regressa à região norte para debater temas e tendências na área do Marketing Digital. Nesta 3.ª edição, marcam presença oradores de agências e de empresas nacionais, como a Sonae MC, JP Sá Couto ou Delta Q.
Expo Fórum Digitalks Lisboa 2020
25 e 26 de março (Lisboa, LISPOLIS)
O Digitalks é um dos eventos de Marketing Digital em 2020 em destaque e veio para ficar em Portugal. Este é já o segundo ano em que este projeto, com larga experiência no Brasil, realiza o Expo Fórum Digitalks em Lisboa. Com a missão de promover a transformação digital dos negócios em Portugal, o evento vai focar várias áreas fundamentais, como Inbound Marketing, Business Intelligence, Content Marketing, Automação de Marketing ou User Experience. O destaque vai para os workshops provenientes de dois eventos de prestígio internacional: o Growth Performance e o DES Madrid.
QSP SUMMIT 2020
26 e 27 de março (Porto, Exponor)
“Facing the Unknown” é o tema da nova edição do QSP Summit, que decorrerá na Exponor, na qual os temas da inovação, projeção do futuro e tecnologia vão estar em discussão, tentando desvendar como é que os negócios se devem preparar para enfrentar os novos desafios. No palco principal, estarão presentes muitos convidados internacionais, como Malcom Gladwell, jornalista e colunista da The New Yorker, ou Martin Wezowski, Chief Designer & Futurist para a estratégia de tecnologia e inovação da SAP. Vários Worklabs vão decorrer em paralelo para discutir temas específicos e tendências.
SHARE Algarve 2020
14 e 15 de abril (Vilamoura)
Marketing e inovação são as duas palavras-chave deste evento que regressa ao Algarve para mostrar casos inovadores e as mais recentes tendências na área do Marketing Digital. Entre os tópicos em debate nos dois dias do SHARE Algarve 2020, estão a estratégia, a componente de inbound & content, mas também ferramentas como storytelling ou SEO e PPC. Esta será a 4.ª edição desta conferência, um dos mais interessantes eventos de Marketing Digital em 2020.
Conferência Tudo sobre eCommerce 2020
18 de abril (Porto, Auditório OCC)
O tema principal da 3.ª edição da Conferência Tudo Sobre eCommerce é “Otimizar a Conversão em e-Commerce”, levando ao palco os casos de sucesso de negócios online portugueses e internacionais de várias áreas e indústrias. No painel de oradores, o evento destaca Chris Erthel, um dos fundadores da Meller – um negócio de sucesso na moda online –, e considerado um dos principais especialistas em Facebook Marketing do mundo.
atUAliza.te
15 e 16 de abril (Aveiro, Reitoria da Universidade de Aveiro)
O atUAliza.te vai para a 12.ª edição e é uma iniciativa desenvolvida pelos alunos de Marketing da Universidade de Aveiro. Destinado a estudantes e profissionais de Marketing, este evento tem como principal missão a partilha de visões e de ferramentas, com vista a enfrentar os novos desafios que se avizinham. Em 2019, esta conferência contou com a presença de nomes como André Novais de Paula [Directimedia], para falar de Marketing Relacional nos meios digitais, João Moura [PSP], com o tema das redes sociais, e Catarina Barradas [Fox], que abordou em conjunto com Hellington Vieira o Branded Entertainment.
Think Conference 2020
25, 26 e 27 de junho (Leiria, Teatro José Lúcio da Silva)
Um dos eventos de Marketing Digital em 2020 em destaque será o Think Conference. Depois de duas edições, esta conferência regressa com o objetivo de reunir, durante três dias, os melhores especialistas de Marketing Digital e Empreendedorismo. No painel de oradores, estão já confirmados os nomes de Paulo Faustino [Get Digital], Regina Santana [Get Digital], Camilo Coutinho [Double Play Media] e Luciano Larrossa.
CLICKSUMMIT
Data e local a definir
Tráfego, Conversão & Monetização e Digital & Sociedade são alguns dos assuntos que serão discutidos nesta edição do CLICKSUMMIT. Depois de cinco edições, este evento volta em 2020 para juntar profissionais especializados, partilhar o melhor conteúdo de Marketing e vendas através dos canais digitais e proporcionar oportunidades de networking aos participantes.
WebSummit
2, 3, 4 e 5 de novembro (Lisboa, Altice Arena e FIL)
O WebSummit autointitula-se a maior conferência tecnológica do mundo e, todos os anos, junta mais de 70 mil participantes, que enchem os pavilhões da FIL e do Altice Arena para assistir aos melhores especialistas das mais diversas áreas do mercado. Em 2020, esta conferência volta no início do mês de novembro e promete gerar muito networking entre empresas. Os marketers, neste espaço, encontram vários palcos onde podem ouvir as melhores experiências e desafios de especialistas desta área, entre os quais os palcos Creatiff, Panda Conf e ContentMarkers.
XXII Congresso Nacional do Marketing
26 de novembro (Lisboa)
People Centric, Smart Spaces, Human Augmentation e Practical Blockchain são algumas das temáticas e tendências que serão abordadas com foco nos profissionais de Marketing. Um dos eventos de Marketing Digital em 2020 a ter em conta na agenda, o XXII Congresso Nacional do Marketing é organizado pela APPM e, nesta edição, apresenta como mote principal “2020 – Welcome to the age of Flux”. Segundo a organização, o enorme repto da tecnologia “acontecerá num estado de fluxo, ou de movimento contínuo, e terá na centralização nas pessoas e na capacidade de ligar de forma inteligente os diferentes touchpoints das marcas (físicos, digitais ou híbridos) os seus maiores desafios”.
