Cupido e storytelling: campanhas criativas para o Dia dos Namorados

Cupido e storytelling: campanhas criativas para o Dia dos Namorados

O amor sempre serviu de mote inspirador para pintores, poetas, músicos e outros sonhadores. Ao longo dos séculos, a produção de arte tornou-se indissociável desse sentimento complexo, contraditório e arrebatador. Evidentemente, o universo do Content Marketing, onde o storytelling é a palavra-chave, não poderia ficar imune a este tema incontornável. Várias têm sido as marcas a dar asas à imaginação para falar de amor nas suas mais diversas formas e feitios. No dia em que as setas do Cupido cruzam os céus com mais intensidade, trazemos-lhe cinco campanhas criativas para o Dia dos Namorados. O amor está no ar, inspire-o e deixe-se inspirar. 

Fazer amor, não muros

As políticas anti-imigração de Donald Trump têm feito correr muita tinta um pouco por todo o mundo. No entanto, o reaparecimento das ideologias nacionalistas e xenófobas espoletou a emergência de inúmeras vozes que acreditam que o futuro não poderá passar pela construção de muros. É o caso da Diesel, que, com a ajuda do fotógrafo David LaChapelle, realizou uma campanha com uma mensagem clara: o caminho passa por unir, não separar. Até porque o amor acaba sempre por se erguer mais alto do que qualquer muro.

Amor, storytelling e uma barra de pesquisa

Se estamos a falar de campanhas criativas para o Dia dos Namorados, não poderíamos deixar de falar da Google. A gigante tecnológica já nos habituou à excelência do seu Content Marketing, mas neste pequeno vídeo conseguiu superar-se. A técnica de storytelling é arrojada, até porque apenas faz uso de uma barra de pesquisa para contar a história de um casal.

A arte de acreditar em finais felizes

A Vodafone decidiu abraçar um desafio que não é para todos: storytelling sem palavras. Sabemos bem da capacidade ímpar da escrita para edificar mundos e transmitir sentimentos. Mas há imagens que encerram tanto poder que não precisam de nada mais. É o caso deste pequeno filme, que retrata os beijos de um casal ao longo dos anos, desde a meninice até à velhice. O objetivo? Aproveitar o lançamento do plano de comunicações ilimitadas para afirmar que “as coisas boas devem durar para sempre”.

O lado colorido da Força

Mesmo aqueles que nunca se aventuraram nos labirintos espaciais de Star Wars conhecem, certamente, a mítica frase pronunciada por Darth Vader: “I am your father…”. Pois bem, a Campbell’s decidiu que estava na altura de levar este património da pop culture para o lado mais colorido da Força. Desta forma, lançaram uma campanha em que é retratada uma cena corriqueira do dia a dia: uma criança, sentada à mesa, a sonhar com as aventuras de Skywalker com o seu pai e… o seu outro pai. De facto, a Força do amor veste-se de muitas cores, e ainda bem!

Como se diz amor?

Para fecharmos este leque de campanhas criativas para o Dia dos Namorados com uma mensagem inspiradora, falemos do anúncio que o Google Tradutor apresentou no Super Bowl de 2019. Neste vídeo, ficamos a saber que mais de mil milhões de palavras são traduzidas todos os dias nesta plataforma. No entanto, de entre este gigantesco turbilhão de palavras, há algumas que se destacam pelo número de ocorrências: “como estás”, “obrigado” e “amo-te”. O amor é uma linguagem universal.

Ainda não implementou uma estratégia de Content Marketing que permita à sua marca contar as suas histórias e diferenciar-se aos olhos do seu público? Nós gostamos de desafios

Luís Eusébio
Conheça o autor / Luís Eusébio

Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.