O Natal tem aroma de canela e açúcar, tem o brilho das luzes dançantes e tem o calor aconchegante do espírito solidário que por esta altura paira na atmosfera. É o tempo da magia, da família e das histórias contadas à lareira. Assim, esta é uma quadra particularmente estimulante para os criativos, que costumam beber do espírito da época para transmitir mensagens e, claro, comover os consumidores. Reunimos, por isso, algumas das melhores campanhas de Natal deste atípico ano de 2020. Espreite e inspire-se!
As melhores campanhas de Natal em tempos de pandemia
Como seria de esperar, os criativos publicitários não passaram ao lado do difícil contexto pandémico que atravessamos. De facto, as celebrações deste ano serão inevitavelmente diferentes e, por isso, talvez seja mais importante do que nunca utilizar o storytelling para inspirar e emocionar. Em tempos de isolamento, união tornou-se palavra de ordem. Ora veja como.
Bertrand: quanto vale um abraço?
Recorrendo ao storytelling, a Bertrand produziu um dos mais emocionantes vídeos natalícios deste ano, que está a chegar a todos os cantos do planeta. Aliás, um jornal neozelandês considerou-o mesmo como uma das dez melhores campanhas de Natal do mundo.
Acima de tudo, a criativa e perseverante criança que protagoniza esta história relembra-nos da importância que tem um abraço neste momento. Deixe-se, então, emocionar.
Vodafone: heróis sem capa, mas com bata
A campanha de Natal da Vodafone procura prestar uma homenagem aos profissionais de saúde que, heroicamente, encabeçam o combate a esta pandemia. Assim sendo, no centro desta história, moram o amor e o altruísmo. Afinal, é disso mesmo que somos feitos — os momentos de crise só o evidenciam.
Disney: são as histórias que nos unem
É incontornável: a Disney é uma das mestres incontestáveis da arte do storytelling. Não surpreende, por isso, que tenham mais uma vez produzido uma das melhores campanhas de Natal de 2020. Nesta história animada de três minutos, exclusivamente visual, acompanhamos, assim, uma avó e a sua neta na descoberta por aquilo que as une: as histórias, as tradições e o amor incondicional.
Coca-Cola: não há melhor presente do que a presença
Já é comum vermos a Coca-Cola no pódio das melhores campanhas de Natal do ano. Pois bem, desta vez não é diferente. O anúncio da marca gravita sobretudo em torno de uma ideia central: “Neste Natal, o melhor presente é estarmos juntos”.