Viajar é criar verdadeiras experiências de vida. No entanto, a viagem não começa só quando estamos de malas prontas. Começa logo no momento em que estamos a planear as férias: quase sentimos a areia nos pés, o cheiro do campo e o encantamento das novas cidades que vamos visitar. Por isso, e especialmente hoje em dia, juntar turismo e Marketing Digital é oferecer o primeiro bilhete que leva o cliente para essa viagem.
2019 vs. 2020
A prova de que tudo começa com um passeio pelo mundo digital é a popularidade das páginas desta área. De acordo com um estudo divulgado em 2019 pela PSE, mais de 2,5 milhões de internautas portugueses visitam mensalmente páginas relacionadas com turismo.
Não é de estranhar, pois era um setor em grande crescimento, nacional e mundialmente. Em 2020, devido à crise originada pela pandemia de COVID-19, os números são muito diferentes, com quedas de mais de 90% nos primeiros meses do ano.
No entanto, existe terra à vista. Ao desconfinamento juntaram-se as férias de verão, e os portugueses preparam-se para descansar e aproveitar os encantos do seu país. Aliás, já existem empreendimentos nacionais praticamente esgotados.
Além disso, têm sido feitas algumas campanhas para promover o turismo e várias entidades do setor têm criado selos de confiança. Por exemplo, o Turismo de Portugal criou o selo Clean & Safe, que assegura que os estabelecimentos cumprem padrões rigorosos de higiene. Também o World Travel & Tourism Council lançou o selo Safe Travels para ajudar os clientes a ganhar confiança em determinados destinos, como Portugal.
Turismo e Marketing Digital de mãos dadas
Atualmente, o online tem um peso enorme em várias experiências da nossa vida, incluindo o consumo. Assim, é vital que turismo e Marketing se unam e encontrem caminhos alternativos para continuar esta viagem. Para isso, os negócios do setor devem incluir uma estratégia de Marketing Digital, atendendo a estes pontos-chave importantes:
• Conheça o seu público-alvo
É imperativo conhecer a sua audiência, criar personas e manter-se atualizado. Por vezes, como é o caso da situação atual, os comportamentos e as prioridades mudam. Quem é o seu público-alvo? Que necessidades tem? O que procura?
• Aposte na presença online
Um bom website é o recurso mais importante para que turismo e Marketing Digital andem de mãos dadas. Deve incluir informação clara, listada e fácil de encontrar sobre os serviços, assim como um blog com conteúdos relevantes e inspiradores. Além disso, adira às redes sociais e torne-as singulares, para mostrar a personalidade da sua empresa.
• Invista em conteúdos pagos
As campanhas pagas de Facebook Ads e Google Ads são um recurso importante para conseguir clientes. Afinal, permitem chegar a uma audiência ainda mais segmentada e específica mais rapidamente.
• Crie uma loja virtual
O e-commerce é o futuro, por isso, se vender produtos ou serviços, uma loja online pode ser uma solução a ter em conta. No entanto, não se esqueça de que deve ser descomplicada e user-friendly para facilitar a vida ao cliente e, consequentemente, ao seu próprio negócio.
• Ofereça conteúdos valiosos
Os conteúdos são a base e o coração do Marketing Digital. São o que permite dar visibilidade, notoriedade e destaque a uma empresa, uma vez que é a forma de oferecer aos seus clientes informações que acrescentem valor e os ajudem. Além disso, esta é a melhor forma de trabalhar o SEO e tornar o seu negócio relevante no online. Por isso, aposte num blog e numa estratégia de Marketing de Conteúdos.
Conteúdos para viajar antes de fazer as malas
Em primeiro lugar, não se deve esquecer de que tudo mudou. Então, ainda vale a pena apostar numa boa estratégia de Content Marketing? Sim, justamente porque tudo mudou.
Os comportamentos estão diferentes, é certo, mas não há dúvida de que continua a haver um público predisposto a consumir conteúdos nesta área. Ou seja, as pessoas continuam a tentar perceber esta nova normalidade, por isso precisam de informações relevantes e soluções práticas e de valor, que lhes deem opções e transmitam confiança.
Damos-lhe algumas dicas para que, no seu blog, possa ligar turismo e Marketing de Conteúdos da melhor forma:
• Conteúdos originais, relevantes e de qualidade
Não tenha a preocupação de divulgar produtos e serviços, mas sim de ir ao encontro dos desejos e inspirar os sonhos de quem quer viajar. Por exemplo, ideias de viagens temáticas, dicas de estada, transportes e o que visitar. Não se esqueça de também incluir informação pertinente sobre medidas de higiene e segurança. Ajude o cliente a fazer escolhas e planear as férias.
• Adapte a comunicação ao contexto atual
Mais do que nunca, o cliente precisa de sentir segurança, de perceber que existe flexibilidade e, se possível, de ter alguns benefícios: pode enviar vouchers, fazer promoções ou oferecer algum serviço? Além disso, talvez seja premente focar-se em opções para os turistas domésticos, em oferecer vantagens e em reconsiderar valores.
• Boas fotografias, imagens e vídeos
Uma viagem é uma escolha que envolve uma relação emocional com os destinos e algum investimento, pelo que as pessoas querem ter o máximo de conhecimento possível sobre o local da estada e a cidade.
• Conteúdos interativos
Além de interativos, devem ser acessíveis nos dispositivos móveis. Mais, tendo em conta que pode demorar algum tempo até ser possível viajar, se for o caso do seu negócio, ofereça experiências virtuais (casas, cidades, entre outros).
• Formatos de valor e diversificados
A aposta em conteúdos de turismo e Marketing deve criar várias experiências, pelo que é importante que seja abrangente. Assim, aposte não só em escrever artigos para um blog e publicar imagens, mas também em vídeos, infografias, guias fáceis de ler e de descarregar ou mesmo em podcasts.
• Vários canais
Por exemplo, um blog ou uma revista mostram uma imagem e uma linguagem própria, com as quais é possível criar identificação e empatia. Contudo, não esqueça a importância do conteúdo patrocinado nos canais que já têm uma vasta audiência, e de estar presente nas redes sociais. É aqui que as marcas conseguem interagir verdadeiramente com os seus seguidores.
• Partilhas de influencers
Uma das grandes tendências que une turismo e Marketing é convidar convidar influenciadores para viajar para destinos de eleição, numa experiência que pode ser acompanhada a par e passo pela comunidade de seguidores. No presente contexto, se se abordar o tema da segurança, tem a mais-valia de ajudar a construir confiança.
• Publique experiências dos seguidores
Criar conteúdo não tem de ser uma tarefa apenas de uma equipa de produtores profissionais de conteúdos. Ou seja, publicar as fotos, as histórias e as aventuras de clientes (user-generated content) permite gerar um grande envolvimento com a marca. É isso que faz o Turismo da Austrália.
• Partilhe um pouco da sua empresa
Dê a conhecer os seus profissionais, os seus projetos, a sua comunidade. Não tenha medo de ser humano, mostre os seus valores e o outro lado do negócio, e crie uma relação mais próxima com os clientes.
• Depois, mantenha essa relação o ano todo
Interaja e comunique com os seus seguidores e ajude-os a idealizar e planear as suas férias com tempo, não apenas no verão. Mesmo em tempos de pandemia, os negócios continuaram a comunicar e inspirar.
• Nunca esquecer as ferramentas de análise
Permitem perceber quais os conteúdos que estão a ter mais visitas ou interações, mas também analisar todos os passos de um utilizador. Ou seja, dados fundamentais para perceber qual a melhor forma de captar a atenção dos potenciais clientes. Isso é possível fazer, por exemplo, a partir do Google Analytics.
Mais do que nunca, turismo e Marketing Digital devem juntar-se para fazer frente a tempos difíceis, desenhando novos mapas, trilhando novos caminhos e encontrando soluções inspiradoras.