Content marketing: Casos de sucesso no setor do turismo

Content marketing: Casos de sucesso no setor do turismo

Já está comprovado que o content marketing é muito importante em todos os setores de atividade. O turismo não podia ser exceção. Desde cadeias de hotéis a agências de viagens, passando por companhias aéreas, são muitos os exemplos de organizações relacionadas com a área do turismo que apostam neste tipo de marketing.

Com este artigo iremos abordar a importância do content marketing no setor do turismo e apresentar casos de sucesso de algumas empresas. Existem várias tendências no setor, que já têm demonstrado grandes resultados. Veja as seguintes estratégias adotadas por algumas marcas conhecidas que obtiveram sucesso.

 

 

 TAP Air Portugal 

Vídeo que apresenta imagens do território português, enquanto estrangeiros a viver em Portugal apresentam as regras de segurança
A TAP Air Portugal apostou recentemente no storytelling. Esta é uma maneira oferecer entretenimento, ao mesmo tempo que transmite uma mensagem e cativa o interesse do utilizador em experimentar os seus serviços. Um dos exemplos é o vídeo da companhia aérea que apresenta imagens do território português, ao mesmo tempo que estrangeiros a viver em Portugal apresentam as regras de segurança que os passageiros devem cumprir no decorrer do voo. O resultado final é um vídeo bastante informativo e pintado com as paisagens mais emblemáticas de Portugal. Desta forma, a TAP conseguiu conciliar o storytelling com informações importantes para os passageiros, que normalmente estão habituados a explicações das regras de segurança por parte dos assistentes de bordo. 

 

 

 Hotel Pestana Palace 

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Passagem de Madame Monsieur (grupo que vai representar França na Eurovisão 2018) pelo Hotel Pestana Palace
O user-generated content, ou conteúdo gerado pelos usuários, é todo o conteúdo disponível em blogs, fóruns de discussão, posts, tweets, podcasts, imagens nas redes sociais, etc. É criado pelos utilizadores e está acessível a todos na internet. O Hotel Pestana Palace, de 5 estrelas, em Lisboa, é um exemplo desta estratégia. O hotel utilizou o seu Instagram para partilhar fotos que foram postadas por clientes satisfeitos que passaram pelo hotel. Com esta estratégia, o hotel consegue agradecer aos seus clientes e, simultaneamente, publicitar os seus serviços utilizando o testemunho de clientes para aumentar a sua credibilidade.
 

 Finnair 

Vídeos produzidos pelos embaixadores da Finnair, durante a viagem dos seus sonhos

A maior companhia aérea finlandesa, a Finnair, abriu um concurso para quem quisesse ser embaixador da marca. Esta posição procurava criadores de conteúdo experientes e apaixonados por viagens e por fazer vídeos. As pessoas selecionadas teriam uma viagem para o destino dos seus sonhos e a única coisa que precisavam de fazer era produzir vídeos interessantes sobre a sua viagem e deixar que a companhia os publicasse no canal oficial do YouTube.

 

 

 Le Saint-Sulpice Hôtel Montréal 

Curta-metragem realizada pelo Le Saint-Sulpice Hôtel Montréal, para celebrar o 10º aniversário do hotel

A curta-metragem “La Valise” feita pelo luxuoso hotel de quatro estrelas, Le Saint-Sulpice Hôtel Montréal, em Montréal, é um exemplo de como fazer storytelling. Este vídeo foi elaborado para celebrar o 10º aniversário do hotel, em 2012. Estão presentes o luxo e o romantismo, que são associados às características do hotel, que é o cenário de todo o enredo. Através deste vídeo de cerca de 15 minutos, o departamento de marketing quis apresentar os diversos espaços do hotel e serviços de que dispõe, mas em simultâneo contar uma história. A curta-metragem deu uma grande projeção ao hotel e foi mesmo eleita a “Melhor Campanha de Marketing” pelo Worldwide Hospitality Awards.

 

 

 Visit Madeira 

Vídeos feitos com os embaixadores do Visit Madeira, em que estes retratam as suas estadias na ilha

Em Portugal, o site oficial do turismo da Madeira, o Visit Madeira, apostou em três atores conhecidos dos portugueses: Cláudia Vieira, Jéssica Athayde e Lourenço Ortigão. No canal do YouTube do Visit Madeira são publicados alguns vídeos feitos com os embaixadores, em que estes retratam as suas experiências na ilha acompanhadas de paisagens que cativam os espetadores. Para além destes vídeos serem publicados no canal do YouTube, são ainda partilhados nas redes sociais dos embaixadores, alcançando os seus milhões de seguidores. 

 

 

 Brussels Airlines 

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Airbus A320 inspirado no personagem Tintin

A companhia aérea Brussels Airlines e a Fundação Hergé “Moulinsart” fizeram uma pintura num Airbus A320 inspirada no famoso personagem de desenho animado belga Tintin.  O resultado desta pintura é um tubarão preto de 37 metros de comprimento, baseado no submarino de tubarão do Professor Calculus do Tintin, Red Rackham’s Treasure. O slogan utilizado nesta ação foi “Nós voamos até à casa de Tintin”. Esta companhia aérea fez também outro avião temático com os conhecidos Smurfs, cujo nome original é “Les Schtroumpfs”, mais um desenho animado belga.

Vídeo Brussels Airlines

 

 

 

Este artigo foi escrito por Lígia Machado, autora convidada do Comteúdo.

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