Já está comprovado que o Content Marketing é muito importante em todos os negócios: inspira, cria afinidade e fortalece laços com o público. Ora, o turismo, um dos setores que mais mexem com os nossos desejos e com mais potencial para nos fazer sonhar, não podia ser exceção. Por isso, de cadeias de hotéis a agências de viagens, passando por companhias aéreas e entidades públicas, são muitas as organizações que trabalham para criar conteúdos cativantes e nos oferecer as melhores campanhas de Marketing nesta área.
Atualmente, devido à pandemia, o setor passa por um momento difícil. Porém, os negócios precisam de continuar a comunicar para manter a relação com o cliente. Como? Com ideias marcantes, histórias que nos transportem, imagens que apelem às nossas emoções. Ou seja, usando as tendências de sempre, mas adaptando as estratégias de Marketing aos tempos de hoje.
Quer ver alguns exemplos? Aperte o cinto: vamos fazer uma viagem à imaginação dos marketeers da área, ver várias ideias inspiradoras e mostrar-lhe algumas das melhores campanhas de Marketing no setor do turismo.
As campanhas que nos faziam sonhar antes da pandemia
AIRBNB
A plataforma Airbnb, de arrendamentos de casas para férias, fez uma das melhores campanhas de Marketing sobre viagens, na qual mostra também os valores e o posicionamento político da empresa. Assim, aplicando o storytelling de uma forma criativa, usa imagens da História mundial para nos passar de forma visual e marcante a ideia de que viajar é andar para a frente – literal e metaforicamente. Por fim, deixa a mensagem: não devemos fechar fronteiras nem construir muros, continuemos a viajar, a descobrir, a evoluir.
FINNAIR
Viva a aventura, enfrente novos desafios, conheça diferentes culturas e mostre-nos como foi a sua viagem. Este foi o mote que levou a maior companhia aérea finlandesa, a Finnair, a abrir um concurso para quem quisesse ser embaixador da marca. Portanto, as pessoas selecionadas fariam uma viagem para o destino dos seus sonhos e a única coisa que precisavam de fazer era produzir vídeos interessantes sobre essa aventura para que a companhia os publicasse no canal oficial do YouTube.
Aliás, esta é uma forma interessante de fazer uso do user-generated content, ou conteúdo gerado pelos utilizadores. Esta estratégia ajuda a marca a despertar mais confiança devido aos testemunhos reais, envolve os clientes ativamente na criação de conteúdos e permite criar uma relação forte com eles, funcionando também como uma forma de agradecimento.
VISIT MADEIRA
Em Portugal, o website oficial do Turismo da Madeira, o Visit Madeira, apostou na tendência dos influenciadores e escolheu três atores conhecidos dos portugueses: Cláudia Vieira, Jéssica Athayde e Lourenço Ortigão. Ao longo de vários vídeos que retratam as suas experiências na ilha, levam-nos também a descobrir paisagens cativantes, uma cultura rica e pessoas que sabem receber bem. Além disso, o testemunho dos atores junta-se às imagens do backstage desta campanha, criando uma ligação mais íntima. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube do Visit Madeira, e os atores também os partilharam nas suas redes sociais, alcançando os seus milhões de seguidores.
BRUSSELS AIRLINES
A Brussels Airlines e a Fundação Hergé “Moulinsart” fizeram uma pintura num Airbus A320 inspirada na famosa personagem de desenho animado belga Tintin. Ora, o resultado é um tubarão preto de 37 metros de comprimento, baseado no submarino Red Rackham’s Treasure, do Professor Calculus. Nesse sentido, o slogan utilizado nesta ação foi “Nós voamos até à casa de Tintin”. Esta companhia aérea fez também outro avião temático com os conhecidos Smurfs, cujo nome original é “Les Schtroumpfs”, mais um desenho animado belga.
As melhores campanhas de Marketing que aliam o Turismo à saúde pública
TURISMO DE PORTUGAL
O Visit Portugal, o website oficial para promover o turismo nacional, fez uma abordagem muito singular nesta que é uma das suas melhores campanhas de Marketing. Escolheu várias citações de autores portugueses clássicos sobre viajar e promoveu outro tipo de aventura durante o confinamento: a leitura. Além disso, fez uso de sons e imagens de fundo para simultaneamente promover as paisagens únicas do país e reforçar a ideia de que a leitura que nos pode levar a vários lugares.
EMIRATES
A Emirates esteve bastante ativa durante esta fase nas suas redes sociais. Não só publicou vídeos do confinamento da sua tripulação e imagens idílicas de aviões e paisagens, como também posts informativos relativos à devolução de valores e conselhos de higiene. Porém, uma das melhores campanhas de Marketing da companhia aérea leva-nos até ao futuro, a um tempo em que a pandemia será apenas uma memória e em que voltaremos a usufruir do que tomámos por garantido.
TURISMO DO CENTRO DE PORTUGAL
A juntar-se a algumas das melhores campanhas de Marketing do setor em território nacional (como por exemplo, as dos websites Visit Azores e Visit Madeira), está uma entidade que promove a importância regional e a beleza do centro do país. Assim, através de imagens que apelam à tradição, às emoções, à memória e à natureza, o Turismo do Centro de Portugal leva-nos numa aventura virtual que nos arrepia e desperta todos os nossos sentidos. Sempre, claro, com uma mensagem positiva e de saúde pública: cuide-se agora, haverá tempo de voltar a explorar cada canto do nosso país.
As campanhas que promovem uma nova normalidade e um turismo responsável
TURISMO DE PORTUGAL
Com a chegada das férias e a necessidade de promover o turismo nacional, o Visit Portugal volta a destacar-se com uma das melhores campanhas de Marketing no setor. Neste vídeo, a entidade opta por fazer uma inversão da mensagem de sempre. Assim, vemos pessoas estrangeiras que nesta altura de restrições não podem visitar Portugal e, por isso, incentivam os portugueses a apostar no turismo doméstico e a descobrir o seu próprio e maravilhoso país.
KAYAK
A agência Kayak fez um vídeo humorístico e emotivo sobre alguns momentos-chave das viagens. Brincam com algumas situações de que supostamente não iríamos sentir falta (mas que sentimos) e, ao mesmo tempo, com aquelas que sempre nos aceleraram o coração. Dessa forma, passar pelo detetor de metais, esperar a bagagem no tapete rolante e provar a comida do avião juntam-se ao melhor da aventura: ir para explorar e voltar, sempre, para os braços dos nossos.
XUNTA DE GALICIA
O organismo público galego leva-nos pelo melhor da região através do storytelling. No vídeo, a dona de um alojamento prepara-se para receber de novo os hóspedes, agora que se pode voltar a viajar. Conta-nos que tem a certeza de que se viveram momentos tão únicos no passado que os clientes voltarão. Afinal, “as boas histórias voltam sempre”. Com imagens das paisagens, da gastronomia e da magia da Galiza, lembra-nos de adotar o espírito galego em tempos difíceis: nunca choveu que non escampara. Sim, não há mal que dure cem anos.
ACCOR
A rede de hotéis francesa usa o storytelling através de um collage. Por um lado, mostra atividades de que temos saudades, como desfrutar de concertos, sentir o calor da praia ou fazer mergulho. Da mesma forma, justapõe imagens que recriam ou recordam esses momentos em casa. Por fim, fica a mensagem: os espaços desta seleção hoteleira estão prontos para o receber com toda a segurança.
Não há dúvida de que este setor percebeu a necessidade de adaptar a sua comunicação (e, por vezes, a sua atividade) para se manter relevante. Aliás, algumas entidades foram mesmo mais além e não só tiveram ideias criativas para enfrentar a pandemia como conseguiram criar algumas das melhores campanhas de Marketing para o turismo de uma nova época. Enfrentamos tempos complicados, sem dúvida. Mas a inspiração e a comunicação podem ajudar-nos a levantar voo de novo.
Se procura a estratégia ideal para o seu negócio na área do turismo, faça essa viagem connosco
Estamos sempre desejosos de embarcar numa boa aventura