Um digital influencer é já considerado uma das “profissões do momento”. Embora não sejam necessariamente figuras de grande exposição mediática nos meios de comunicação social, a verdade é que têm um grande impacto e influência dentro das suas próprias comunidades, sem para isso necessitarem das “luzes da ribalta”.
E é disso mesmo que as marcas precisam: da influência e do impacto que os digital influencers têm junto de públicos-alvo muito específicos para darem eco às suas estratégias de Marketing Digital.
Os digital influencers são, geralmente, pessoas que produzem conteúdos – textos, vídeo e imagem – em comunidades criadas pelos próprios. Através dos seus canais de comunicação – redes sociais, blog’s e/ou canal de Youtube – conseguem influenciar e encaminhar o comportamento de um determinado segmento da população.
São normalmente consideradas pessoas ditas “normais” que, atrás das câmaras e/ou de um teclado, contam as suas histórias e experiências sobre determinados assuntos e conseguem envolver milhões de seguidores, criando com eles uma empatia e afinidade.
Alguns exemplos de digital influencers portugueses
O que fazem os digital influencers pela sua marca?
É importante levar em consideração que o digital influencer já tem um estilo próprio definido para o seu conteúdo e que esse conteúdo já é, por si só, um sucesso. Portanto, quando a marca se associa ao estilo do digital influencer, fá-lo já com uma garantia do êxito que a parceria poderá ter. Associar a marca aos digital influencers é algo que cria a sensação de proximidade com o público-alvo que se quer atingir. Deste modo, os marketeers podem esperar dos digital influencers:
- Conteúdos personalizados para a audiência certa
- Aumento do valor de marca
- Fidelização de clientes
- Gerar buzz em torno da marca
Que resultados esperar de campanhas com digital influencers?
Os resultados de uma estratégia que recorre a digital influencers podem ser medidos de várias formas. As métricas ajudam-nos a perceber se o digital influencer que escolhemos para suportar a nossa estratégia está a ter retorno, ou seja, medem o chamado Retorno sobre Investimento (ROI). Algumas pesquisas revelam que por cada dólar investido obtêm-se 6 dólares de retorno, ou seja, o ROI que estes tipos de parcerias nos podem trazer é consideravelmente elevado. No entanto, ao iniciar uma campanha devemos definir, desde logo, as métricas que queremos atingir. Os objetivos da marca podem ser:
Influencers – Uma tendência com história
A figura dos influenciadores – políticos, filósofos, desportistas, cientistas ou líderes religiosos – sempre existiu e, em algum momento da nossa vida, acabámos por ser impactados por eles. O fenómeno tornou-se mais evidente com o surgimento da televisão, onde a música e o cinema atravessaram fronteiras e proporcionaram o surgimento de ícones a uma escala mundial.
As marcas aproveitaram esse fenómeno de forma estratégica e passaram a associar-se a essas “estrelas” para gerarem maior reconhecimento junto dos públicos que as seguiam. Com o surgimento dos meios digitais, em particular das redes sociais e dos blogs, as marcas souberam novamente aproveitar a facilidade e instantaneidade de comunicar para começar a promover-se junto dos seus públicos de forma mais direta e eficaz. E, nesse contexto, os digital influencers destacaram-se como figuras de referência para os consumidores.