Responsabilidade Social Empresarial: ética aliada a conteúdo

Responsabilidade Social Empresarial: ética aliada a conteúdo

O mundo tornou-se mais exigente com o tecido corporativo nas últimas décadas. Mais do que nunca, os consumidores não esperam das empresas apenas produtos ou serviços de qualidade a preços competitivos. A Responsabilidade Social Empresarial entrou, pois, definitivamente no léxico (e nas reivindicações) de gestores, clientes, trabalhadores, organizações não governamentais, jornalistas e académicos. Mas como pode integrar estas políticas numa estratégia de Content Marketing? Explicamos-lhe tudo. 

Responsabilidade Social Empresarial: um novo paradigma

É inegável: a mudança de paradigma instalou-se definitivamente. Perante isto, é vital que as empresas contrariem a típica miopia, que tantas vezes dita o seu fracasso, uma vez que não lhes permitir olhar para o contexto que as rodeia. 

Já nem tudo se joga no campo dos produtos, dos serviços e da performance financeira. Hoje, a avaliação reputacional de uma organização tem também em conta critérios essenciais como o tratamento dos funcionários, a transparência demonstrada relativamente às práticas corporativas, questões de natureza ética e ecológica ou o envolvimento com a comunidade local. 

Numa obra intitulada The Market for Virtue: the potential and limits of Corporate Social Responsibility, David Vogel argumenta: “Uma empresa socialmente responsável terá de enfrentar menos riscos do que os seus concorrentes menos íntegros: terá uma maior capacidade para evitar boicotes dos consumidores, para gerar capital com menor custo e estará numa melhor posição para atrair e reter funcionários comprometidos e clientes leais”. 

A ética empresarial de mãos dadas com o Content Marketing

São vários os estudos que indicam que a aplicação consistente de políticas de Responsabilidade Social Empresarial fortalece os laços entre a organização e os seus públicos. Isto porque esta postura demonstra uma poderosa capacidade para humanizar a instituição, ao espelhar os valores e princípios que a regem — que vão muito além da maximização do lucro. 


Ora, neste contexto, é decisivo que os esforços de cidadania corporativa sejam acompanhados por uma competente (e honesta) estratégia de Content Marketing. A produção de conteúdo relacionada com as ações de envolvimento com a comunidade ou com o meio ambiente, por exemplo, releva uma competência singular para atrair e envolver as audiências. 

No entanto, é imprescindível que se tenha em mente um princípio basilar: a comunicação, neste universo, nunca deve ser feita de forma egoísta e efusivamente autopromocional. É, então, fulcral que se encontre um equilíbrio através de um modo informativo, interessante e altruísta de abordar as temáticas sociais ou ecológicas. Além disso, escusado será dizer que, num tópico no qual reina o ceticismo (legitimamente!), os discursos exagerados, incoerentes ou enganadores são desmontados muito rápido. O rótulo do greenwashing pode ser destrutivo. 

Elaborar uma campanha sobre Responsabilidade Social

No momento de desenhar e implementar uma campanha de Marketing de Conteúdo para comunicar as boas práticas de Responsabilidade Social Empresarial, lembre-se: o storytelling é certamente a maneira mais eficaz, envolvente e empática de chegar ao público. Há muitas formas de o fazer. Damos-lhe, então, algumas ideias:

Social Media

O palco das redes sociais é um canal privilegiado, e incontornável, para se conectar diretamente com o seu público. Utilize-o para contar as histórias que refletem o empenho da sua organização na promoção do bem-estar da comunidade que a envolve. Desse modo, valorize o conteúdo mais genuíno, de aparência menos artificial. Mostre os “bastidores” das campanhas e ofereça visibilidade aos movimentos ou às pessoas que se esforçam diariamente para fazer a diferença.

Blog

Este é outro canal que pode utilizar para manter o público atualizado relativamente às práticas de Responsabilidade Social Empresarial de uma instituição. Assim, aproveite os artigos para, com mais espaço, explanar os ideais, os valores e as causas que movem a marca. Depois, pode investir em reportagens de acompanhamento de determinadas ações, com testemunhos diretos, ou em artigos que relatem (e quantifiquem, se possível) os esforços em prol da sustentabilidade ambiental, social e económica.

Newsletters 

Pela sua periodicidade definida (idealmente), as cartas enviadas por correio eletrónico são uma das melhores formas de fazer chegar conteúdo atualizado sobre responsabilidade social. Habitue os seus consumidores e funcionários a acompanhar este tópico, dedicando-lhe uma rubrica fixa. Para isso, deve incorporar sempre dados, gráficos, curiosidades, testemunhos e apelos à participação. 

Num ambiente cada vez mais escrutinado, os padrões éticos de conduta corporativa deixaram de ser uma opção. É, pois, essencial que as marcas se convertam a esta nova maneira de perspetivar os negócios.

Luís Eusébio
Conheça o autor / Luís Eusébio

Produtor e gestor de conteúdos da Webtexto.