15 Plugins essenciais para WordPress

15 Plugins essenciais para WordPress

Ter um website ou blog é fundamental para o seu negócio. Não só porque marca presença online, mas também porque a constante produção de artigos permite-lhe aumentar o tráfego. No entanto, a sua manutenção nem sempre é fácil, por isso decidimos apresentar-lhe alguns plugins essenciais para WordPress. Trata-se de plugins gratuitos, apesar de alguns também terem funcionalidades extra que são pagas.

Estes são alguns dos melhores plugins para WordPress, mas pode sempre consultar a lista completa no website do WordPress. 

Stackable – Gutenberg Blocks

Vamos começar pela extensão que veio revolucionar a forma como editamos os artigos. O Stackable – Gutenberg Blocks é um plugin gratuito que lhe possibilita construir páginas web utilizando blocos. Esta opção é mais apelativa tanto para o autor do artigo como para o leitor, uma vez que permite incluir de forma muito fácil e intuitiva blocos customizados. Dentro das funcionalidades que este plugin oferece, podemos salientar: 

  • diferentes layouts de páginas
  • ícones
  • edição de tipografia
  • blocos de destaques
  • testemunhos
  • call-to-actions
stackable

Classic Editor

Por outro lado, se não pretende criar artigos muito dinâmicos e prefere continuar a utilizar o modo de edição clássico do WordPress, deve apostar no plugin Classic Editor. Ao instalá-lo, deve ter em atenção que:

  • pode atribuir um modo de edição diferente para cada utilizador;
  • sempre que editar uma página já existente, esta irá abrir no último editor utilizado nessa página;
  • por default, este plugin desativa todas as funcionalidades do Stackable – Gutenberg Blocks.
classic editor

MetaSlider

Com o plugin Stackable, incluir galerias de imagens em mosaico é muito fácil. Ainda assim, se procura apresentar as suas imagens de forma diferente, como em slider ou carousel, recomendamos o MetaSlider, que lhe oferece vários formatos de galeria para utilizar a que achar mais indicada. 

Plugin para WordPress MetaSlider

Yoast SEO

Quando falamos de plugins essenciais para WordPress, temos de falar obrigatoriamente do Yoast SEO, uma vez que o vai ajudar a garantir que o seu artigo fica otimizado para se posicionar bem nos resultados de pesquisa do Google. O Yoast SEO é considerado por muitos o melhor plugin de SEO para WordPress e permite-lhe, entre outras coisas:

  • atribuir as principais características de SEO, tais como palavra-chave principal, título SEO, URL e descrição;
  • definir um título e uma imagem que estarão associados ao URL sempre que este for partilhado;
  • ter acesso a uma lista de avisos de erros ou coisas que podem ser melhoradas no seu artigo, quer em termos de SEO, quer em termos da legibilidade;
  • construir XML sitemaps.
plugins essenciais para wordpress, yoast SEO

Google Analytics for WordPress by MonsterInsights

Agora que os seus artigos já estão perfeitos no que toca ao SEO, é importante que acompanhe a evolução do seu website e consiga perceber o que está a trazer-lhe mais tráfego. A ferramenta Google Analytics ajuda-o nessa missão.

Mas, além disso, existe o plugin da MonsterInsights, que integra os serviços do Google Analytics diretamente no WordPress, permitindo-lhe analisar os resultados do seu website diretamente no backoffice

Insert Headers and Footers

À medida que o seu website cresce e vai ganhando novas funcionalidades, poderá precisar de incluir alguns excertos de código. Para evitar mexer no código original, deve instalar o plugin Insert Headers and Footers, que o ajuda a acrescentar essas linhas de código de forma muito fácil.

Contact Form 7

Se valoriza o diálogo entre a empresa e o leitor – que deve! –, o Contact Form 7 merece estar na sua lista de plugins essenciais para WordPress. Esta ferramenta facilita a criação de formulários no seu website, com os campos que achar mais pertinentes, para que possa ser contactado facilmente por potenciais clientes. Se tiver problemas em receber os emails, poderá precisar de instalar um segundo plugin: WP Mail SMTP

Newsletter

O Newsletter é o melhor plugin para criar newsletters em WordPress. Além da sua fácil utilização através do sistema drag and drop de blocos, esta ferramenta aceita um número ilimitado de subscritores e de newsletters, assim como permite acompanhar os resultados que está a obter com a sua estratégia de Email Marketing. Tudo a partir dos sites do WordPress.

Existem também alternativas caso queira recorrer a plataformas externas. MC4WP é um dos plugins que faz isso, pois integra todas as funcionalidades do MailChimp com o WordPress. Com isto pode, por exemplo, integrar no seu blog formulários criados no MailChimp.

WooCommerce

Pretende transformar o seu blog numa loja online? O WooCommerce é o plugin indicado para isso. Para muitos, é um dos melhores plugins de e-commerce para WordPress, uma vez que é muito completo e inclui modelos para diferentes negócios. Embora a instalação seja gratuita, tenha em atenção que estamos a falar de funcionalidades muito complexas, pelo que muitas delas são pagas.

plugins essenciais para wordpress, woo commerce

WP User Avatar

Dê destaque aos elementos da sua equipa com o WP User Avatar. Com a ajuda deste plugin, atribua uma fotografia e uma pequena biografia a cada pessoa, para que todos os artigos tenham a assinatura do seu autor.

Web Stories

O Web Stories é um plugin de WordPress que lhe permite criar as famosas stories das redes sociais e aplicá-las no seu website. Esta funcionalidade ainda não está totalmente implementada, no entanto pretende-se que as Web Stories funcionem como uma página web normal, podendo aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Para as desenvolver, pode optar por alguns dos templates disponíveis ou criar a sua própria Web Story

web stories

The Events Calendar

No caso de empresas que organizam muitos eventos, The Events Calendar revela-se também um dos plugins essenciais para WordPress em que devem apostar. Com esta ferramenta, é possível incluir um calendário no seu website, para que os leitores estejam sempre a par dos próximos acontecimentos. Cada evento tem uma página própria, portanto deve incluir uma descrição completa e otimizada para SEO, para ser encontrada por interessados na sua área de negócio.

WP Super Cache

Ninguém gosta de um website lento. Sem dúvida que se uma página demora demasiado tempo a carregar, os leitores vão fartar-se de esperar e fugir do seu artigo. Para evitar isso, instale o WP Super Cache. Este plugin gera umas páginas estáticas alternativas – baseadas em páginas que foram visitadas anteriormente – que serão apresentadas ao leitor, em vez dos ficheiros habituais mais pesados que demorariam mais tempo a carregar. Não se preocupe que isto não influencia o aspeto da sua página!

Wordfence Security

Por mais que ache que nada vai acontecer ao seu blog, é importante ter alguma ajuda que garanta certa segurança. Nesse sentido, mantenha sempre o seu website protegido com o Wordfence Security. Este plugin analisa o tráfego que recebe, defendendo-o de IP maliciosos. 

All-in-One WP Migration

Finalmente, e porque os imprevistos acontecem, apresentamos-lhe um dos melhores plugins para backup de WordPress: o All-in-One WP Migration. Esta ferramenta permite-lhe descarregar o ficheiro do backup para o seu computador ou enviá-lo diretamente para uma cloud.

O seu website está pronto. Chegou a hora de produzir os conteúdos!

Inês Martins
Conheça o autor / Inês Martins

Designer de conteúdos da Webtexto.