Mesmo que não esteja muito atento às novidades do mundo digital, certamente já ouviu falar da nova rede social que está na moda. Embora só se possa aderir através de um convite e se se tiver um iPhone, em fevereiro 2021 os downloads já contabilizavam mais de oito milhões em todo o mundo. Mas o que é o Clubhouse ao certo? Como difere de outras aplicações? E que vantagens pode trazer para as empresas?
O que é o Clubhouse?
Originário dos Estados Unidos da América e criado por Rohan Seth e Paul Davison, o Clubhouse é a nova rede social preferida da elite. Nomes como Oprah Winfrey, Jared Leto, Drake, Elon Musk, Vlad Tenev e Mark Zuckerberg já fazem parte dos utilizadores desta aplicação. Aliás, acredita-se que foi a presença destes que ajudou ao boost da rede este ano, que ultrapassou os 2,6 milhões de downloads nos Estados Unidos da América. E, claro, que ajudou a que o Clubhouse passasse a valer mil milhões de dólares em tão pouco tempo.
Em Portugal, começa a ter alguma expressão e políticos como Carlos Moedas, Adolfo Mesquita Nunes e Rui Tavares, o comediante Rui Unas, a atriz Sónia Balacó e o artista visual Vhils já aderiram. Da mesma forma, as empresas começam a descobri-la. Por exemplo, a Sport TV, que afirma ser a primeira marca em Portugal a marcar presença no Clubhouse, promoveu algumas conversas sobre jogos de futebol.

No entanto, apesar de recente, não está isenta de polémicas. Primeiro, passou despercebida às autoridades chinesas, permitindo aos utilizadores do país falarem livremente, mas já foi bloqueada na China. Além disso, surgiram alguns incidentes que põem em questão a sua política de privacidade, desde ser acusada de permitir discursos racistas, antissemitas e misóginos até ameaças na privacidade das conversas. Entretanto, o Twitter anunciou um serviço que pretende competir com esta nova rede.
Mas será esta plataforma assim tão inédita, comparativamente ao que já conhecemos?
O que tem o Clubhouse de diferente?
Se ainda está na dúvida sobre o que é o Clubhouse e se é mesmo diferente, nós explicamos algumas das características que têm atraído os seus utilizadores.
Formato
Em primeiro lugar, o que distingue esta rede social é ser em formato áudio, em tempo real e efémera. Já foi, inclusive, definida como uma mistura entre uma conferência virtual e um podcast interativo.
Ou seja, não é possível partilhar ou ver imagens, vídeos, textos ou mensagens, nem sequer aceder ao que foi dito depois. O que importa aqui é a voz, o momento, a conversa imediata, o que se tem a dizer.
Pois bem, numa altura de pandemia, em que as pessoas sentem falta deste tipo de contacto, de novidade e de “fugir” um pouco do já conhecido, esta rede minimalista, focada em conversa por voz sobre tópicos importantes, em vez de conteúdo produzido, é uma lufada de ar fresco.

Privacidade
Além do formato, um dos seus atrativos é também o acesso limitado: ou se é uma celebridade ou é preciso um convite. Ao mesmo tempo, cada utilizador pode enviar apenas dois convites inicialmente, o que baixa as probabilidades de serem feitos sem pensar.
Mais, mesmo que tenha sido convidado e aderido, algumas conversas exigem também convite e há uma “lotação” de 5.000 utilizadores por conversa.
Além disso, as conversas não ficam guardadas nesta nova app. O room só existe enquanto a conversa decorre e assim que se fecha, esta é apagada. What happens in Clubhouse, stays in Clubhouse.
Nicho
De momento, é uma rede social de nicho, apenas disponível na App Store para iPhone. No entanto, os seus criadores querem facilitar o acesso à Clubhouse app também para Android em breve.
Oportunidades
Devido à dimensão que tem ganhado e às pessoas que tem atraído, a Clubhouse app tem-se revelado uma ferramenta importante de networking. E não apenas com profissionais da nossa área, mas também com pessoas de diversas atividades, algumas que são até especialistas em determinadas áreas e às quais não teríamos acesso facilmente de outra forma.
Ora, é inegável que é uma oportunidade muito interessante para tirar ideias, aprender e explorar diversos tópicos e ouvir diversas vozes ou autoridades em assuntos muito variados.
Como funciona?
Imagine que entra numa casa e tem um corredor (hallway) com várias salas (rooms). Em cada uma delas estão várias pessoas a terem conversas e, à porta, tem uma indicação das conversas que decorrem e de quem participa.
É um pouco isto que o Clubhouse mimetiza.

Interesses
Ao entrar, com base nos seus contactos, na sua seleção de interesses e nas pessoas que segue, o algoritmo do Clubhouse irá sugerir determinados grupos e tópicos. Sim, porque do mesmo modo que acontece no Twitter, pode ter seguidores e seguir outras pessoas. No caso dos grupos ou clubes, são comunidades com vários utilizadores interessados num determinado tópico, pelo que pode e deve segui-los, para ver que conversas surgem dentro dessas áreas.
É, ainda, importante que os perfis do utilizador defina o que pode trazer de valor para as conversas de determinado tema. Da mesma forma, liste os tópicos do seu interesse e nos quais gostaria de participar. Outro conselho interessante é usar keywords de forma estratégica para que possam encontrá-lo numa pesquisa, mas sempre atento para não cair na prática de keyword stuffing.
Salas de conversação
No hallway, tal como o feed do Facebook ou Instagram, tem disponíveis as salas ativas dentro desses tópicos de interesse e os grupos que segue. Pode entrar em qualquer sala para assistir chat áudio em curso, desde que não estejam mais de 5.000 utilizadores a assistir.
Mais, qualquer pessoa pode criar uma sala e torná-la pública, pública apenas para pessoas que segue ou privada. Assim, não é necessário que todas sirvam para debates importantes; pode ter uma sala de conversa com os seus amigos, por exemplo.
E qualquer pessoa pode falar num debate? Não exatamente. Existem três cargos: o moderator, o speaker e o listener. O moderator é a pessoa que cria a sala e o tópico, e que é responsável pela conversa. Os speakers, selecionados pelos moderators, são as autoridades, junto com o moderator, sobre o debate em causa. Ou seja, apenas estas pessoas podem falar. Os restantes participantes serão, assim, listeners e só poderão participar caso peçam permissão (através de um ícone com uma mão levantada) e o moderator autorize.
E se o tópico não lhe interessar ou quiser ver que outros debates estão ativos, pode fazê-lo enquanto ouve a conversa dessa sala de conversação. Ou, então, sair silenciosamente e entrar noutros rooms.
Além das conversas que estão a decorrer, é possível também agendar debates futuros. Assim, há uma área de upcoming rooms para se manter a par de debates a acontecer em breve.
Se ainda estava na dúvida sobre o que é o Clubhouse e tiver curiosidade para perceber mais, veja um passo a passo de como usar a aplicação Clubhouse.
Vantagens para as empresas?
Da mesma forma que existem várias oportunidades para os profissionais, as empresas podem beneficiar desta nova app. Uma vez que não há publicidade, é uma alternativa muito interessante para as marcas dinamizarem formas de promoção com mais conteúdo.
Agora, só falta conseguir um convite para aderir ao Clubhouse e fazer parte da rede social do momento. E se faltar inspiração e precisar de ideias para promover conversas, nós podemos ajudar. Desafie-nos.
