Os primeiros passos para criar um Twitter de sucesso

Os primeiros passos para criar um Twitter de sucesso

Twitter: What’s happening? (Twitter: O que está a acontecer?) é o lema desta rede social que se baseia exatamente nisso – na atualidade. É um espaço de debate, opiniões e, por vezes, de discussões mais acesas. Mas será que as empresas cabem nesta rede? E como podem crescer? Vamos ver como criar um Twitter de sucesso.

O que é o Twitter e como funciona?

O Twitter é uma rede social lançada em 2006 com o intuito de ser um “SMS da Internet”, uma vez que também tem um limite de caracteres, neste caso, 280 por publicação (ou tweet). 

Estas mensagens circulam de forma rápida e, se o tema for oportuno e interessante, é muito fácil tornarem-se virais, mesmo que a sua conta ainda não tenha muitos seguidores.

De acordo com o Internet Live Stats, o Twitter já conta com mais de 372 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo. Em Portugal, a rede do passarinho azul ainda está atrás dos populares Facebook e Instagram. Porém, verificou-se um aumento da notoriedade em 6,1% entre 2019 e 2020, pelo que é importante estar atento a esta rede. 

Esta rede social não funciona no formato de “amigos”, ou seja, cada utilizador tem os seus seguidores e os perfis que segue, não precisando estes de serem os mesmos. Por outro lado, também pode optar por ter o seu perfil no Twitter privado, e tudo o que publicar é apenas visível pelos seguidores que autorizar. 

E quanto ao formato de cada publicação? Vejamos as opções que o Twitter apresenta.

Como usar o Twitter: o que pode e não pode fazer

Não existem regras muito restritas quanto ao formato dos posts. Pode publicar textos, links, imagens, vídeos e GIF. No entanto, uma forte característica desta rede é a rapidez, tanto na velocidade de propagação de um tweet, como na velocidade de leitura. E aí é que surgem algumas regras.

Não pode editar tweets

Antes de começar a fazer publicações, é fundamental que saiba que não pode editar tweets. Pode excluí-los, mas nunca editá-los. 

Esta é talvez uma das regras mais polémicas desta rede social, embora faça sentido. Ora vejamos porquê. Ao fim de alguns minutos no Twitter, rapidamente se apercebe de que existem publicações muito virais, com centenas de milhares de gostos e partilhas. 

Os autores destes tweets costumam ser contas pessoais, pelo que não estão associadas a uma entidade que tenha uma reputação a manter. Por isso, imagine o que seria se o criador desses tweets agora decidisse editar essa publicação que já está presente nos perfis de centenas de milhares de utilizadores. 

Número de caracteres do Twitter

Inicialmente cada tweet tinha um limite de 140 caracteres, o que gerou muitas críticas por não ser possível produzir conteúdo valioso e de qualidade com um número tão limitado. José Saramago foi uma dessas vozes de contestação que, numa entrevista ao jornal brasileiro O Globo, disse: 

“Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.”

José Saramago, em entrevista ao jornal O Globo

Isto talvez o esteja a assustar e a fazê-lo acreditar que criar um Twitter de sucesso pode ser mais difícil do que pensava. Mas não se preocupe! Finalmente, em 2017, o desejo de muitos utilizadores concretizou-se e o limite aumentou para 280 caracteres.

Ainda assim, em alguns casos este valor não era suficiente. Para resolver este problema, surgiram as sequências – ou threads –, que são vários tweets aglomerados no mesmo post. Pode criar estas sequências clicando no símbolo + que surge ao lado do botão de publicação. Para facilitar a leitura, há quem enumere cada tweet para que o utilizador tenha noção da dimensão da publicação e da sua ordem.

Imagens, vídeos e GIF

Para publicar imagens no Twitter, deve ter em atenção duas regras importantes:

  • Existe um limite de quatro imagens por tweet, por isso, se pretende publicar mais, deve recorrer às sequências que referimos no ponto anterior.
  • Apesar de o Twitter permitir imagens com qualquer dimensão, no feed só conseguimos ver uma área de 16:9. Não que estas sejam cortadas, mas só se tornam totalmente visíveis quando clicadas. Se pretende publicar imagens com outras dimensões, certifique-se de que o conteúdo mais interessante está bem destacado, pois o Twitter posiciona a imagem tendo em conta aquilo que considera mais relevante.

Ao contrário das imagens, os vídeos não têm imposições quanto às suas medidas. Têm, no entanto, de ter um tamanho inferior a 512 MB e durar menos de 2 minutos e 20 segundos. Pode carregar o ficheiro para o Twitter e editar a sua duração diretamente na rede social antes de fazer a publicação.

Para publicar GIF, existem duas opções: importar um ficheiro GIF que tem no seu computador ou recorrer à galeria do Twitter. Esta galeria é muito completa e está organizada por categorias, facilitando a procura.

Questionários

Os questionários são uma excelente forma de compreender as mentes dos seus seguidores do Twitter. Isto vai ajudá-lo não só a perceber quais os conteúdos que os seus leitores preferem, mas também quais os produtos que estão a ter mais sucesso. Podemos ver isso neste exemplo da Xbox.

Pin Tweet

Publicou um tweet que teve muita interação e as pessoas continuam a recorrer para consultar? Fez uma publicação que mostra a essência do seu perfil? Ou simplesmente criou um tweet do qual sente muito orgulho? Então pode fixá-lo no topo do seu perfil e será a primeira publicação que os outros utilizadores veem quando entram na sua página.

Só pode ter um tweet fixado, mas pode mudá-lo sempre que quiser. Basta clicar nas reticências que aparecem no canto superior direito da publicação que pretende fazer pin.

Retweets e comentários

Criar um Twitter de sucesso não é tarefa fácil e para começar é importante que participe em conversas e partilhe a sua opinião com outros utilizadores. Nesse sentido, para se juntar a estas conversas, tem duas alternativas:

  • Comentar diretamente a publicação de outro utilizador;
  • Fazer retweet, isto é, partilhar a publicação para o seu feed. Pode completar com um comentário, caso tenha algo a acrescentar.

Interagir com outras contas vai dar-lhe visibilidade e ajudá-lo a conseguir mais seguidores no Twitter.

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Exemplo de uma partilha e de uma partilha com comentário.

Hashtags

Tal como já estamos habituados a ver noutras redes sociais, as hashtags permitem-nos aglomerar tweets do mesmo tópico. Ao incluí-las nas suas publicações, vai alcançar um maior número de utilizadores e, talvez, conquistar novos seguidores. Mas lembre-se: mais é menos. Use só as hashtags relevantes, para não sobrecarregar o post.

Tendências

Tem dificuldade em escolher temas para twittar? Então a lista de tendências vai ser a sua melhor amiga. Aqui pode consultar os temas mais falados. Crie conteúdo usando os termos que aparecem nessa lista e os seus tweets também irão aparecer nas tendências. 

Além disso, o conteúdo desta lista pode ser baseado na sua localização e nas pessoas que segue. Esta é uma definição muito útil para saber o que twittar para ganhar seguidores de temas específicos da sua área de negócio.

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Lista de tendências do Twitter.

Fleets

Os fleets permitem partilhar vídeos ou imagens que só ficarão visíveis durante 24 horas. Parece-lhe familiar? Sim, o modo de partilha e o formato são muito semelhantes aos stories que já nos habituámos a ver noutras redes sociais. Os fleets não estão abertos a discussões públicas, mas as pessoas que assistirem podem responder. Este formato só está disponível para telemóvel, pelo menos por enquanto.

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Exemplo de um fleet do Twitter.

Estes são os principais elementos e formatos que constituem o Twitter. Mas como os pode aplicar na estratégia de Marketing da sua marca? Deve ter conteúdos específicos para esta rede social? Em outras palavras, o que pode fazer para criar um Twitter de sucesso e diferenciar-se da sua concorrência? Fique atento às nossas redes sociais. Na próxima semana, será publicado um artigo com conteúdos criativos e dicas para o Twitter!

Inês Martins
Conheça o autor / Inês Martins

Designer de conteúdos da Webtexto.