Qual a melhor hora para as empresas publicarem nas redes sociais?

Qual a melhor hora para as empresas publicarem nas redes sociais?

O tempo passa e a dúvida persiste: qual será, afinal, a melhor hora para publicar nas redes sociais?

Na Internet encontram-se muitas respostas e, muitas delas, até são válidas, mas regra geral dão-nos informações muito genéricas sobre a hora mais indicada para se publicar um post.

Há estudos que olham para quando é que as pessoas estão mais ativas online e é feito o cruzamento dessa informação com os vários níveis de envolvimento. No entanto, não faz sentido dizer, por exemplo, que todas as marcas devem publicar um post no Twitter entre as 10h e as 14h de segunda-feira para obter melhores resultados. A hora mais indicada depende de uma série de fatores, como o tipo de negócio/empresa, o conteúdo do post e, sobretudo, o tipo de seguidores.

Mais recentemente, a TrackMaven realizou um estudo, onde analisou mais de 17,5 milhões de posts, de mais de 17.000 marcas, de forma a fornecer uma lista das melhores horas para publicar no Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram e Pinterest, usando como base o fuso horário EST, de acordo com o setor em que operam.

Infografia Horas Empresas Redes Sociais

Por exemplo, olhando para as companhias aéreas, a melhor hora para publicar no Twitter é às 13h (segundo a hora EST) de sexta-feira, talvez porque muitos dos clientes se estão a preparar para viajar no fim de semana.

Este estudo da TrackMaven pode ser um bom ponto de partida para quem ainda não fez qualquer análise ou testes ao seu negócio, mas não deve ser utilizado como um guia, uma vez que as horas de publicação mais indicadas para um setor podem não ser as mais indicadas para uma marca dessa mesma área de negócio.

É importante voltar a lembrar que a melhor hora para publicar pode mudar consoante o que se está a escrever e o público que se está a tentar alcançar.

A única forma e a mais fidedigna que uma marca tem para saber qual é a melhor hora para publicar um post é fazer um pequeno estudo, testá-lo, analisá-lo e corrigi-lo se for preciso.

Esse estudo pode ser feito com base no analytics das próprias redes sociais ou até mesmo através de ferramentas que ajudam a monitorizar as publicações e a encontrar um padrão para as horas com maior interação, como o Fanpage Karma. É preciso, ainda, acompanhar a concorrência (por exemplo, ver que tipo de posts publicam, a que horas o fazem, que resultados obtêm).

As redes sociais desempenham, hoje, um papel muito importante no marketing, nas vendas, no branding, etc., e, por isso, saber quem é o nosso público-alvo e quais as melhores horas para publicar são duas componentes chave fundamentais para se conseguir obter uma estratégia de redes sociais eficaz.

 

Imagem por Andreia Dias

Rita Frade
Conheça o autor / Rita Frade

Produtora e gestora de conteúdos da Webtexto, especializada em gestão de redes sociais.